“Ir à Bordeaux e conhecer as vinícolas, é como ir a Roma e conhecer o Papa”, assim o enófilo Jonny Wolf define o roteiro montado pela agência de viagens Casablanca Turismo que acontece de 30 de setembro a 07 de outubro, para a cidade de Bordeaux, na França.
A viagem levará em torno de 18 pessoas para conhecer o berço da indústria do vinho, em um roteiro montado para apreciadores da bebida. Jonny Wolf explica que para participar não é necessário ser um conhecedor aprofundado de vinhos. “Vamos começar nossa viagem antes de embarcar! Realizaremos reuniões com os participantes com muita informação sobre o mundo do vinho, Bordeaux especificamente, e degustações para chegarmos lá com conhecimento.”, garante o especialista.
Na França, cinco vinícolas serão visitadas para que os viajantes conheçam cada uva e a forma como são feitos os vinhos. No final, haverá um jantar à luz de velas, em um castelo em Paris, com harmonização de vinhos.
“Estamos nos preparando para uma experiência diferente, me refiro ao enoturismo, ou turismo enológico, um turismo dedicado à descoberta de vinícolas de uma determinada região, muito mais que uma simples viagem turística. Nossa viagem é motivada pelo prazer e o desejo de descobrirmos os sabores e aromas dos vinhos de Bordeaux. Será um verdadeiro mergulho nas tradições e cultura desta região”, relata o enófilo.
O roteiro de 08 dias será todo acompanhado pelo enófilo, que estará à disposição dos viajantes para tirar dúvidas e explicar sobre cada tipo de casta e de vinho. As vagas são limitadas para que seja possível dar um atendimento mais personalizado aos participantes.
No primeiro dia em terras francesas, será feito um city tour em Bordeaux a pé com guia falando português. No segundo dia, acontecerá uma visita a 3 Châteaux com degustação. Já no terceiro dia, os viajantes irão começar o dia com um tour de vinho privativo para Saint-Emilion com degustação de vinho em 3 Chateaux. O primeiro é o Château de La Dominique com degustação Wine & Food Tour, depois seguirão para o Château de Ferrand com o sommelier do castelo, a aliança perfeita de Comté e Pata Negra com duas safras de Ferrand, depois do passeio degustação de vinho com queijo e presunto. Finalizando o dia com a visita ao Château de Pressac com degustação de 3 vinhos e acompanhamentos.
Um passeio privativo com guia, em português, ao Museu de Vinho marca o quarto dia de viagem. No dia seguinte, o grupo segue de trem para Paris. O sexto dia de viagem será com uma visita ao Palácio de Vaux-le-Vicomte com jantar no restaurante “l’Ecureuil”. Neste dia, o jardim estará iluminado à luz de velas. Esse passeio inclui visita ao museu das carruagens e finaliza com paradas em Montparnasse, Châtelet e término na Opéra.
No penúltimo dia de viagem, o grupo fará um passeio privativo para Giverny e Casa-museu Monet. Na segunda-feira, 07 de outubro, os passageiros seguem para o aeroporto e voltam à Fortaleza.
Jonny se dedica a divulgação do vinho há muitos anos, já organizou diversas viagens para grupos de apreciadores em diversos países, é um estudioso do mundo do vinho, é um enófilo que vai lhes ajudar muito nessa experiência eno gastronômica.