Em Chaval, no Ceará, aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro de 2019, o primeiro Campeonato de Pesca Artesanal da Rota das Emoções, no balneário Porto das Canoas, que é mais popularmente conhecido como Porto do Mosquito. Esse, que já é tradição a mais de três décadas, esse ano ganhou uma novo formato com suporte financeiro do Ministério do Turismo, através do Programa Investe Turismo, e realização por parte do Sebrae CE e da Prefeitura Municipal de Chaval.
O Ministério do Turismo, que está investindo neste ano na realização de grandes eventos na Rota das Emoções, iniciou as ações por Chaval, incrementando o festival, que aconteceu durante dois dias, com estandes de exposição de artes, artesanato e gastronomia. Também aconteceram várias apresentações artísticas locais e shows com artistas da terra.
Os pescadores também foram posicionados para fazer a pesca próximo ao local do evento, fazendo um espetáculo à parte, e sendo acompanhado pelo olhar atento do público presente, chavalenses e turistas. Ao final da tarde, findado o tempo de pesca, os pescadores concorrentes foram chamados à marina do Porto das Canoas, conhecido popularmente como Porto do Mosquito, onde foi feito a contagem da quantidade de peixes de cada um deles, sendo entregue várias premiações aos vencedores, assim como aos outros participantes.
No sábado, 16 de novembro, a noite foi animada pelo show da banda de rock sobralense “Heredtárius“, tocando rock clássico, e rock nacional dos anos 80. E no domingo, o show ficou por conta de uma banda de forró piauiense, tocando forró pé serra.
O evento já é tradição a mais de três décadas com um formato mais simples, que foi criado pela Colônia de Pescadores de Chaval, e apoio de alguns amigos e políticos da cidade.
Durante o período do evento, ocorreu o Fórum de Turismo do Litoral Extremo Oeste – FORTEXO, com a presença dos membros do Fórum de Turismo do Ceará – FORTUR. Com a presença de seus presidentes, a turismóloga Rosana Lima (Fortexo) e Pedro Carlos Fonseca (Fortur), assim como outros membros importantes do trading turístico, como a técnica da secretaria de turismo, Rafaela Marques. Esse importante evento analisou a situação do município e produziu importantes propostas para a melhoria da atividade do setor turístico. Eles, com a visão de visitantes, puderam melhor manifestar os desejos de um turista e o que o turista espera encontrar no município.
O evento teve seu segundo momento importante, o campeonato de gastronomia, onde os restaurantes locais produziram pratos originais, concorrendo a uma premiação, ganhando em primeiro lugar o prato da Diana Doces e Salgados. Participantes também o restaurante O Motão, do empresário Hermes Mota e Hermila Mota, e o restaurante Prato da Hora, representado pela proprietária Nezira e Rosana Sotero.
Participaram da organização junto ao Sebrae, Senac e Prefeitura, os empresários Felitita Silva do Restaurante Gamboas, Marcos Ryal da Chaval Tour e o arquiteto e empresário Djalma Carneiro.
O secretário de infraestrutura e desenvolvimento urbano de Chaval-CE, Marcondes Gouveia, afirmou: “Conto para o próximo ano com as parcerias do Sebrae e Ministério do Turismo, para realizar um evento ainda maior do que esse ano e que esse evento, antes de tudo, foi um aprendizado. Pequenos gargalos encontrados nesse ano serão resolvidos para que o público tenha mais conforto e aprecie mais, como também melhores atrações para o ano vindouro.”
O município de Chaval é a porta de entrada da Rota das Emoções, para quem vem do Maranhão e Piauí, e está estimado em 13.069 habitantes pelo IBGE. Tem uma beleza exótica com grandes monólitos em granito, onde se destaca a Pedra das Carnaúbas, com 100m de altura. Nesses monólitos tem registros de inscrições rupestres com pré-datação de 6 a 9 mil anos, provavelmente feitas por civilizações indígenas pré-colombianas, sendo as mesmas já são mapeadas e protegidas pelo IPHAN. Também existe no município sítios paleontológicos, onde foram encontrados fósseis de preguiças gigantes, animais pré-históricos que viveram também nessa região a milhões de anos.
Esse município se localiza na divisa com o Piauí, pelo litoral, e uns trinta quilômetros da paradisíaca praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia-PI, e nessa distância da Praia de Bitupitá e de Curimãs, em Barroquinha-CE. Em Chaval a natureza é abundante, tendo o maior área de mata atlântica do Ceará, os Manguezais, que é o maior do Estado, e sendo o terceiro maior do Brasil. Esse importante ecossistema recebe a proteção de duas APAs federais: e para isso foi inserido na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, em sua parte norte, e dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba, na sua parte sul.
Agradecimentos Especiais:
Prefeitura Municipal de Chaval – Ceará
Sebrae – CE
Rosana Lima – Presidente do Fórum de Turismo do Litoral Extremo Oeste – FORTEXO,
Pedro Carlos Fonseca – Presidente do Fórum de Turismo do Ceará – FORTUR
Pousada Tarcísio do Caranguejo
Felitita Silva – Restaurante Gamboas
Marcos Ryal – Chaval Tour
Hermes Mota – Restaurante O Motão
Restaurante Prato da Hora
Djalma Carneiro – Arquiteto e Empresário
Rede VIP por Adriana Araújo
O Divulgador por Paulo Bragança