Cuidar do veículo de forma preventiva é essencial para que você não venha a ter prejuízos futuros inesperados. Uma das formas mais eficazes de cuidar do veículo é com a utilização de aditivos, que auxiliam no desempenho do carro, evitando danificação de peças e aumentando o tempo de vida do mesmo.
De acordo com o Sindipostos-CE, os produtos são usados principalmente no radiador e no tanque de gasolina. No radiador, o produto age ajudando a manter a água sempre na temperatura ideal e evitando a corrosão e oxidação tanto do próprio radiador, como de outras peças, por exemplo a bomba d’água, válvula termostática etc.
Já no tanque de gasolina, os aditivos agem como detergentes, removendo impurezas e evitando que resíduos de carbono, originários da queima de gasolina, fiquem depositados no tanque, assim se tem menos emissão de poluentes, maior durabilidade e eficiência do motor e mais economia de combustível.
Além desses compostos mais recorrentes, existem outros, como os aditivos que tornam o cheiro do combustível mais agradável e menos intenso; os anti-espumantes, que diminuem a espuma na hora de encher o tanque, evitando que derrame na carroceria do veículo ou nas próprias pessoas que estão nele etc.
Alguns aditivos podem ser encontrados já dentro da gasolina aditivada adquirida em postos de combustíveis comuns, mas em certos casos são mais eficazes quando usados separadamente.
“Nem sempre se consegue abastecer no posto de confiança, então usando aditivos, tem sempre a garantia de ter o mesmo combustível de qualidade no carro”, afirmou Antônio José, assessor de assuntos financeiros do Sindipostos-CE.
Antes de usar qualquer produto, Antônio José recomenda consultar o manual do veículo para saber qual o mais recomendado.
“Cada automóvel exige um tipo diferente de composto. É necessário verificar se o carro aceita aditivos em sua forma pura ou é preciso diluir na água, e até mesmo se é flex, pois existem produtos diferentes para esse tipo de carro”, finaliza.