Com o objetivo de se tornar autossustentável, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) investe R$ 4,2 milhões de reais em energia solar. A instituição está construindo uma Usina Solar no município de Quixadá, que deve abastecer todos os seus 7 campi com energia limpa. Executado pela empresa Ener Brasil, quando o projeto estiver finalizado, a Unifametro será o primeiro Centro Universitário do Ceará a ser autossustentável.
“Tornar o Centro Universitário autossustentável traz grande vantagem. O principal benefício, sem dúvidas, é utilizar uma energia limpa e renovável, contribuindo com o planeta em que vivemos. Estamos muito felizes por dar mais esse passo”
destaca Edson Ronald, Diretor Administrativo Financeiro da Unifametro
Para isso, serão instalados 2.910 painéis solares totalizando 1,2 MWp de potência instalada. A previsão é que a usina gere em torno de 1.980 MWh por ano, o equivalente ao consumo de 13.200 casas familiares com consumo médio de 150 kWH/mês.
A Unifametro já investe em energia limpa desde o ano de 2017 e a nova a usina solar elevará a potência instalada total do Centro Universitário para 1,6 MWp, atendendo assim ao consumo elétrico de todos os 7 campi da instituição. A Unifametro deixará de emitir mais de 130 toneladas de CO2 na atmosfera, preservando mais de 5.600 árvores por ano.