São várias as doenças neurodegenerativas que podem acometer os animais idosos, isso porque com a chegada da idade, chega também o envelhecimento do organismo dos bichos. Dentre algumas delas estão a síndrome vestibular, espondilomelopatia e a síndrome da disfunção cognitiva.
Dra Karine, da Mundo Pet, explica que essas enfermidades não podem ser totalmente evitadas, mas existem certos sinais clínicos que podem ser percebidos pelos veterinários.
“Se cães e gatos forem acompanhados por veterinários anualmente, os mesmos podem perceber certos sinais clínicos que levem a solicitação de exames para um melhor aprofundamento do que está acontecendo. Assim teremos um diagnóstico mais direcionado e uma conduta terapêutica mais assertiva”, pontua Dra Karine.
Os sinais são os mais variados possíveis, indo desde a desorientação e/ou confusão espacial, vocalização, inquietação, urinar e defecar em locais inapropriados, até alteração no ciclo do sono, termo usado para animais que dormem durante o dia todo e a noite ficam acordados podendo vagar, andar em círculos, arranhar o chão, chorar e até acordar os proprietários.
“Ao perceber algum sinal destes, o tutor deve levar seu animal ao clínico geral, onde o mesmo solicitará alguns exames e caso necessário será encaminhado para um neurologista para um melhor aprofundamento do caso”, finaliza Dra Karine.
Sobre a Mundo Pet
Atuando nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará, a Mundo Pet hoje conta com 12 lojas espalhadas pelo norte/nordeste brasileiros, oferecendo serviços como Estética e Clínica Veterinária, além de produtos como alimentos, petiscos, medicamentos, acessórios, brinquedos ou casinhas/aquários/viveiros.
Na Mundo Pet existe um local bem acolhedor com bastante espaço para os animais se divertirem, a Pet Play, onde eles podem encontrar ou fazer nossos amiguinhos e seus tutores podem fazer parte dessa diversão.
Site: www.mundopet.com
Instagram: @mundopetbrasil