O resultado do encontro dos três chefs Fernando Barroso (in memoriam), Élcio Nagano e Bernard Twardy resultou em uma obra que une sabores e saberes. O livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas” apresenta a riqueza e a diversidade da cultura alimentar cearense. Nele aprendemos sobre experimentações gastronómicas, receitas, insumos locais com a ajuda dos três renomados chefs, que apresentam a riqueza e diversidade da cultura alimentar cearense, a valorização dos insumos regionais, o respeito à sustentabilidade, a valorização dos pequenos produtores e a mistura de técnicas tradicionais com influências particulares. A obra será lançada em um evento para convidados nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, às 19:00h, no auditório do Senac Aldeota.
UMA MERECIDA HOMENAGEM
Há muitos anos os três chefs vinham trabalhando no projeto “Ceará à Mesa”. O empenho, a curiosidade e a paixão pela gastronomia abriram trilhas inovadoras no percurso profissional do trio que, além da forte amizade, compartilha ideias, expertises, fontes de informação e a certeza de que comer é um dos grandes prazeres da vida. O livro homônimo é a materialização e uma forma de registro de muitas dessas ideias, estudos, pesquisas e discussões. A concepção, ideia original, a pesquisa de insumos e a receitas apresentadas na obra “Ceará à Mesa” são de responsabilidade do cearense Fernando Barroso, falecido no último dia 18 de julho e que acompanhou toda a produção do livro desde o início, pelo nissei e professor de Gastronomia Elcio Nagano; e pelo franco-alemão e chef corporativo do Beach Park, Bernard Twardy.
O DESTAQUE PARA OS INSUMOS
Para falar sobre a cozinha cearense, os pesquisadores e autores de “Ceará à Mesa” escolheram 12 insumos principais, presentes no cotidiano da gastronomia local: caju, caranguejo, queijo coalho, lagosta, camarão, tilápia, atum, vegetais, carne-de-sol, cabrito, porco e capote. As pesquisas dos Chefs e as conversas com especialistas e produtores atuantes no Ceará desvendam as cadeias desses ingredientes emblemáticos, sempre com foco nos processos sustentáveis. Nesta pesquisa, muitos lugares foram visitados. As viagens de observação e entrevistas para a realização do livro foram feitas em municípios como Ocara, Pacajus, Maranguape, Quixadá, Apuiarés, Viçosa, Ubajara, São Benedito, Jaguaribe, Itarema e Icapuí, para ver de perto os passos da produção, os métodos de conservação, o nível de qualidade e as iniciativas de destaque. Cada insumo resultou em uma receita, assinada por um chef, somando 12 diferentes experiências gustativas.
COZINHA “MADE IN CEARÁ” E SUAS MÚLTIPLAS INFLUÊNCIAS
O Ceará foi beneficiado pela influência de várias cozinhas, a começar pela indígena. “O Brasil precisa conhecer melhor a nossa mesa, assim como nós precisamos valorizar nossos temperos e nossos produtores. A gastronomia contribui para criação de uma identidade regional, estimula o turismo e fortalece a cadeia produtiva local, gerando renda para os produtores”, avalia a jornalista, pesquisadora e escritora Cláudia Albuquerque, responsável pela redação dos textos do livro.
A obra faz um mergulho nas páginas dos grandes pensadores e estudiosos da cultura alimentar, como Brillat-Savarin (“A Fisiologia do Gosto”), Massimo Montanari (“Comida como Cultura”) e Câmara Cascudo (“A História da Alimentação no Brasil”), sem esquecer de contar as histórias colhidas nos pequenos distritos e municípios cearenses. Nomes do cenário cultural local, como Rodolfo Teófilo, Gilmar de Carvalho e Rachel de Queiroz ajudam nessa viagem.
O Chef Paulo Casadevall, do Restaurante Mayú, coordena a cozinha da noite na preparação de um coquetel que será servido na ocasião com insumos e preparações sugeridos no livro.
CARDÁPIO
1. Ceviche de tilápia no maracujá
2. Ragu de vitelo
3. Bolinho de caranguejo
4. Bolinho de carne de sol
5. Pirão de pescados
6. Canapé de tapioca e filé do sol
7. Rabanada de carneiro
8. Ratatouille de cajú
9. Camarão pancoco
10. Cocada cremosa com calda de goiabada cascão
REALIZAÇÃO E APOIOS
O livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas” é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura – com apoio da Fecomércio/Senac/Sesc e patrocínio do Mercadinhos São Luiz, Grupo Marquise, 3 Corações, Nacional Gás, Banco do Nordeste e Termarco Logística.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Ceará à Mesa”
Data: 21 de agosto (segunda-feira). Horário: 19 horas
Local: SENAC Aldeota (Av. Desembargador Moreira, 1301, Aldeota)
Evento para convidados.
O livro estará à venda durante o lançamento, pelo valor de R$ 140,00.
FICHA TÉCNICA “CEARÁ À MESA – SABORES, HISTÓRIAS E RECEITAS”
- Concepção, ideia original, pesquisa de insumos e receitas – Fernando Barroso, Élcio Nagano e Bernard Twardy;
- Coordenação editorial, projeto e gestão de incentivos fiscais – Luís Carlos Sabadia.
- Textos, entrevistas e edição de textos – Cláudia Albuquerque
- Pesquisa – Cláudia Albuquerque e Kiko Bloc-Boris
- Fotografia – Jarbas Oliveira
- Projeto gráfico – Marcus Braga
- Xilogravuras – João Pedro de Carvalho Neto – Mestre João Pedro do Juazeiro
- Diagramação e tratamento de imagem – Geilson Bezerra e Marcus Braga
- Revisão de Texto – Socorro Franco
- Impressão – IPSIS – Gráfica e Editora – 239 páginas.