DestaqueEconomia & NegóciosGastronomia ConceituAdaMercado & Marketing

Vendas para o exterior da M. Dias Branco crescem 112% em faturamento

Líder nacional em massas e biscoitos segue o planejamento estratégico e mantém no primeiro trimestre o ritmo forte de crescimento de 2020

A M. Dias Branco mantém a estratégia de crescimento no mercado global de alimentos. Nos resultados acumulados entre janeiro e março deste ano, a companhia superou em 112,6% o faturamento em exportação do mesmo período do ano passado. A boa performance é resultado de ações traçadas em seu planejamento estratégico, sustentado por inovações com embalagens e produtos adaptados a cada um dos mercados, assim como o desenvolvimento de marcas próprias em mercados estratégicos para a companhia. Além disso, a companhia mantém o foco comercial em regiões com alto potencial de crescimento, como América do Sul e Central, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

As bases de crescimento da M. Dias Branco em relação ao ano anterior são fortes. No acumulado de 2020, as vendas para o exterior da companhia apresentaram receita bruta de R$ 235,2 milhões, 278,2% acima da performance de 2019. Os números refletem a chegada a 44 países e a assertividade na estratégia, que prevê também o lançamento de produtos específicos para exportação e a diversificação das categorias exportadas, que antes era restrita somente a biscoitos, massas e margarinas. No ano passado, a líder nacional em massas e biscoitos representou 33,5% do share exportação brasileiro, de acordo com o Comexstats, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para a ampliação do leque de itens exportados, a companhia criou produtos específicos para as necessidades dos consumidores dos mercados externos, combinando qualidade e economia, características valorizadas regionalmente, assim como adequação regulatória das embalagens.

Os produtos mais vendidos pela M. Dias Branco em 2020 foram farinhas, massas e margarinas, sendo que biscoitos, torradas e misturas para bolos também cresceram em volume, receita e rentabilidade, mantendo a relevância para o negócio.

A M. Dias Branco está presente em quatro continentes “Nosso principal mercado continua sendo a América do Sul, com uma atuação focada em oportunidades de crescimento para a companhia e nas necessidades dos consumidores locais. O cuidado ao desenvolver produtos demandados localmente é o que estimula o crescimento constante da companhia, que ampliou a atuação de 35 para 44 países entre 2019 e 2020”, explica César Reis, Diretor de Exportações da M. Dias Branco.

Exatamente para atender à necessidade de crescimento no mercado externo, a companhia tem usado recursos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver produtos específicos para exportação. Desta forma, foram também criadas margarinas tropicalizadas, um creme vegetal sabor manteiga, com atributos sensoriais similares à versão tradicional, mas sem necessidade de refrigeração. O produto possui também o sistema de Cover Seal para fechamento da embalagem, característica que garante a inviolabilidade. O sucesso da inovação foi tamanho, que a companhia ampliou o portfólio com uma versão do creme vegetal com maior teor de lipídios, ideal também para cozinhar.

Em um contexto de pandemia global, o crescimento contínuo da M. Dias Branco é resultado da estrutura consolidada da área de exportações.

“Mesmo adotando meios remotos de comunicação com os clientes, o relacionamento que temos mantidos têm sido fundamental para o sucesso dos negócios. Além disso, o investimento realizado desde 2016 no mercado externo, o que inclui as áreas de suporte, que vão desde logística a Pesquisa & Desenvolvimento, foi fundamental para os resultados colhidos desde o ano passado, com a criação e adaptação de processos e produtos certeiros para as necessidades de mercados diversos”, ressalta Reis.

Em 2020, a M. Dias Branco participou de apenas duas feiras presenciais, a ISM, em Colônia, na Alemanha, e a Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes. As demais oportunidades de exposição e divulgação internacional foram em fóruns e rodadas de negócio virtuais, que tem se mantido até hoje.

Para atender ao mercado externo, a M. Dias Branco possui certificações internacionais, como Halal, qualificando-se para exportar seus produtos para o mercado islâmico. Além disso, o portfólio conta com certificações que atestam qualidade, segurança alimentar, do trabalho e do meio ambiente, como a FSSC 22000, que abrange todo o sistema de gestão da segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que 7 deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

Veja mais

Philippe Felix

Graduado em Administração e em Marketing, Philippe já viajou pelos mais cobiçados destinos turísticos nacionais e internacionais. Carrega uma bagagem de experiências no mercado de mídia online adquirida por mais de 20 anos como comunicador, influencer e webdesigner. Fundou e dirigiu os portais LeBafon e NordesteVip e atualmente assina seu nome no ConceituAdo.com

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios