EntretenimentoMercado & MarketingSociedade

Instituto Dragão do Mar anuncia nova diretoria

Adriana Victorino e Lenildo Gomes estarão à frente das Diretorias de Planejamento e Gestão e Articulação Institucional, respectivamente. Gestores assumem as funções a partir de quinta-feira, 1º de abril. Juntos com Bete Jaguaribe, Diretora de Formação, comporão a diretoria do IDM.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura, responsável por gerir 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar (IDM) anuncia, nesta quarta-feira (31), mudanças na composição das diretorias de Planejamento e Gestão e de Articulação Institucional. Os nomes dos novos diretores foram aprovados na reunião do Conselho de Administração do IDM realizada em 25 de março, informa a diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha.

Com vasta experiência em gestão administrativa e financeira de organizações sociais, Adriana Victorino assumirá a Diretoria de Planejamento e Gestão do IDM. Bacharel em Ciências Contábeis, MBA Executivo em Finanças pela COOPEAD – Escola de Negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro – e Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará/IEPRO. Há mais de 16 anos atua em cargos de gestão administrativa-financeira, dos quais 12 foram à frente de organizações sociais. Adriana foi diretora do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, antiga razão social do atual Instituto Dragão do Mar, entre 2004 e 2007, diretora do Instituto CUCA, de 2013 a 2016, e desde 2018 atuava como gerente administrativo-financeira do Cineteatro São Luiz.

Outra novidade na gestão é a entrada do sociólogo, escritor e professor Lenildo Gomes, até então diretor do Centro Cultural Belchior, na Diretoria de Articulação Institucional. Gestor cultural, produtor e pesquisador em linguagens artísticas, é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa na área de Cinema; Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona; e formado em Dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Com larga experiência em ensino superior no campo das humanidades e em gestão de organizações não-governamentais e governamentais, atua como educador em diversos processos formais ou informais de ensino, bem nas áreas de execução administrativa, pedagógica e financeira de projetos e cursos em arte e cultura. Foi coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes e coordenador de Criação e Fomento na Secretaria de Cultura de Fortaleza, de 2008 a 2015, e coordenador de Conhecimento e Formação da Secult-CE, entre 2016 e 2018.

A jornalista e socióloga Elisabete Jaguaribe, que assumiu interinamente a presidência do IDM após a saída do presidente anterior, Paulo Linhares, segue como Diretora de Formação do Instituto. Jaguaribe tem ampla experiência no campo da gestão pública de cultura, com ênfase no audiovisual e na formação em artes, tendo coordenado projetos como Instituto Dragão do Mar de Artes e Indústria Audiovisual e Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará. Na gestão do Ministro Gilberto Gil, ocupou a chefia de gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, é diretora do Porto Iracema das Artes e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. É doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, onde também realizou seu Mestrado em História Social e a graduação em Jornalismo, profissão que exerceu até os anos de 1990.

As mudanças acontecem em consonância com a reforma administrativa já sinalizada pela diretora-presidente Rachel Gadelha, com vistas a uma maior modernização, transparência e fortalecimento institucional; estruturação da rede dos equipamentos culturais; e maior aproximação e diálogo do IDM com as instituições, com as classes artísticas e com a sociedade. “Tenho plena confiança nos profissionais que se unem a nós nesse grande desafio, por serem profissionais experientes e comprometidos, legitimados pela sua própria trajetória profissional na área da gestão cultural”, afirma Gadelha.

“Assumir a Diretoria de Articulação Institucional do IDM significa um enorme desafio, não apenas pela responsabilidade em si que permeia o cargo, mas, principalmente, pela possibilidade concreta de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para a cultura no âmbito do estado. Dentre outras coisas, é importante pensar nesse momento a partir da ideia de transparência, descentralização, fortalecimento das pautas em prol da diversidade cultural, governança digital e alinhamento permanente com a rede de equipamentos culturais da Secult e demais ações da secretaria. Penso que o IDM, nesse sentido, deve fazer parte concretamente desses processos e avançar no diálogo permanente com a sociedade”, afirma Lenildo Gomes.

DIRETORIA INSTITUTO DRAGÃO DO MAR

Diretora-presidente
Rachel Gadelha

Diretora de Planejamento e Gestão
Adriana Victorino

Diretor de Articulação Institucional
Lenildo Gomes

Diretora de Formação
Bete Jaguaribe

Sobre o Instituto Dragão do Mar

         O Instituto Dragão do Mar (IDM) foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Gere 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará. Com expertise na área de criação, fruição, formação e preservação da arte e da cultura, é parceiro da Secretaria da Cultura (Secult) na execução de suas políticas públicas, contribuindo para a democratização do acesso a bens artísticos e culturais, além de atuar no campo do desporto, com a gestão do Centro de Formação Olímpica realizada em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

Veja mais

Philippe Felix

Graduado em Administração e em Marketing, Philippe já viajou pelos mais cobiçados destinos turísticos nacionais e internacionais. Carrega uma bagagem de experiências no mercado de mídia online adquirida por mais de 20 anos como comunicador, influencer e webdesigner. Fundou e dirigiu os portais LeBafon e NordesteVip e atualmente assina seu nome no ConceituAdo.com

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios