A Diageo, empresa líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff e da cearense Ypióca desde 2012, vai investir R$ 100 milhões no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), durante o lançamento da pedra fundamental do seu novo complexo industrial em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, de diversas autoridades e das principais lideranças da companhia no país.
A unidade reunirá a fábrica e o escritório de Ypióca, além de um centro de distribuição, que movimentará o equivalente a metade dos produtos vendidos no país. Além disso, o Porto do Pecém receberá 75% dos contêineres de bebidas que a empresa importa para o Nordeste, permitindo que a Diageo envase do whisky escocês Black & White na nova unidade industrial, que será a única a efetuar essa operação no país.
Para Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo para a região PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), os investimentos prometem elevar o impacto positivo das operações no Ceará, estado estratégico para a companhia. “O anúncio demonstra nossa visão de futuro. O novo complexo terá capacidade instalada favorável à expansão da operação e introdução de linhas de outros produtos.”
O governador do Ceará, Camilo Santana, celebra as iniciativas. “O investimento de R$ 100 milhões de reais é um movimento importante nesse momento econômico que o Brasil vive e isso significa geração de empregos, que nós vamos ter uma fábrica moderna, o que há de melhor no mundo nesse setor, um centro de distribuição no Nordeste brasileiro”, destacou.
A estimativa é que o complexo seja inaugurado no início do segundo semestre de 2020. Com o aporte, Itaitinga se transformará em um dos mais importantes hubs logísticos da companhia no Brasil. A escolha da cidade se deve à sua localização estratégica, próxima à capital e com fácil acesso à BR 116, melhorando a logística de transporte viário de mercadorias.
Com área três vezes maior que a atual unidade industrial de Ypióca, em Fortaleza, a nova unidade receberá tecnologias que garantirão maior eficiência operacional aliada à sustentabilidade, com redução no consumo de água em até 40% na produção de bebidas. Com estrutura e processos de excelência, a fábrica será referência global da empresa e a única na região Paraguai, Uruguai e Brasil.
O envase local de Black & White também gerará impacto positivo sobre a cadeia produtiva e a economia do Estado. O engarrafamento do whisky segue o crescente investimento no Ceará, somando-se à produção da vodka Smirnoff, desde fevereiro de 2019, e da cachaça Ypióca, com 170 anos de tradição.
Hoje, as operações da Diageo no Ceará empregam cerca de 400 profissionais. No pico da obra de construção do complexo, serão gerados 350 postos de trabalho temporários.
Impacto social
Em Itaitinga, o impacto econômico positivo une-se ao social, a exemplo do que ocorre no estado do Ceará, onde as ações do Instituto Diageo já beneficiaram cerca de 25 mil pessoas. Uma dessas iniciativas é o Tecendo o Futuro, programa lançado em maio que promove a ressocialização e gera oportunidade de trabalho a internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, situado próximo ao complexo industrial. As participantes são capacitadas para atuação como artesãs, utilizando palha de carnaúba na elaboração de embalagens para produtos Ypióca e outros artigos.
Em paralelo, o programa Fala Sério!, que conscientiza estudantes da rede estadual, por meio do teatro, para o não consumo de bebidas alcoólicas, vai alcançar mil alunos da cidade. Em 30 de agosto, a EEMTI (Escola de Ensino Médio em Tempo Integral) Antônio Geraldo e a EEFM (Escola de Ensino Fundamental e Médio) Perboyre e Silva receberão as apresentações, seguidas de debate. No estado, 80 mil alunos da rede pública serão beneficiados em 2019. Finalmente, o Instituto Diageo oferece o programa Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuarem como bartender.
“Temos o firme propósito de aglutinar ações efetivas para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos”, afirma a diretora de relações corporativas da Diageo e presidente do conselho do Instituto Diageo, Daniela de Fiori.
Autoridades presentes
A cerimônia em Itaitinga contou com a presença de diversas autoridades, além do governador do Ceará, Camilo Santana, como o secretário do desenvolvimento econômico e trabalho do Estado do Ceará, Maia Júnior; o secretário de recursos hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart; o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola; representando o prefeito de Itaitinga, o secretário do planejamento e desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Itaitinga, Dulcynardo Honorato; o deputado estadual Nezinho Farias; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas; bem como as principais lideranças da Diageo no país.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, YPIÓCA, TANQUERAY, CÎROC, GUINNESS e BAILEYS, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que realiza ações nas áreas de educação, capacitação profissional, geração de renda e responsabilidade na relação entre sociedade e álcool. Entre as ações do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: o Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartender; o Fala Sério!, que conscientiza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos de idade; e o Tecendo o Futuro, que promove geração de renda por meio do artesanato com palha de carnaúba e contribui para a ressocialização de internas do sistema penitenciário do Ceará.
Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.