A testosterona é o principal hormônio masculino, produzido preferencialmente nos testículos e está diretamente relacionado com as características sexuais do homem, como o desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozoides, surgimento de pêlos e engrossamento da voz. Nas mulheres, a produção também é encontrada nos ovários, só que em quantidade muito inferior à dos homens.
De acordo com a Dra. Isadora Machado, especialista em Medicina Integrativa e Funcional, com o passar dos anos ocorre um declínio constante na produção desse hormônio, o que acarreta na diminuição do libido, da massa muscular, aumento de gordura, principalmente da visceral, depressão, insônia, ansiedade, osteoporose, dentre outros.
“Com o estilo de vida nos dias de hoje, obesidade e estresse, vemos que o declínio hormonal tem ocorrido cada vez mais precocemente. Muitas pessoas acham que a baixa testosterona vai implicar apenas na diminuição ou ausência do interesse sexual. No entanto, ela vai além. A testosterona exerce diversas outras funções no organismo, influenciando os níveis de energia, do humor e da saúde mental”, explica a médica.
A especialista reforça que a falta de motivação, cansaço constante, dificuldades de se concentrar em tarefas básicas, devem ser observadas e levadas em consideração.
“De repente brincar com o seu filho virou uma tarefa exaustiva, seu desempenho no trabalho despencou, está sempre irritado e com sono, não tem energia para dar uma caminhada. Todos esses sinais indicam que alguma coisa está errada e que existe muita chance de ser hormonal”, alerta.
O ideal é que esses homens que estão apresentando alguns desses sintomas procure ajuda de um especialista, que tenha como base a medicina integrativa que é focada no paciente de maneira integral.
“Cada pessoa é única e portanto requer tratamento individual. Para isso, antes de prescrever o tratamento ideal, solicitamos exames de sangue para avaliar o estado atual de saúde desse homem, como por exemplo, testosterona total e livre, PSA, FSH, LH, entre outros que vão revelar os níveis hormonais, o que se excede e o que está em subtração”, conclui.
Sobre a Dra Isadora Machado (CRM: 21253)
Médica especialista em Medicina Funcional e Integrativa. CEO do Núcleo Dra. Isadora Machado, complexo de saúde e bem-estar que oferece atendimento nas seguintes vertentes: emagrecimento; soroterapia; exames de sangue e ultrassonografia com Doppler. Criadora do protocolo de emagrecimento Dra. Isadora Machado, método com resultados comprovados.