Segundo dados de um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com doenças psicológicas aumentou muito na última década e vem se agravando bastante durante a pandemia, preocupando autoridades e famílias que presenciam parentes afetados dentro de suas casas. Preocupada com essa realidade de milhares de pessoas, principalmente dos mais empobrecidos, que além de enfrentar essas questões psicológicas, também convivem diariamente com os desafios das desigualdades sociais, a Organização Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), por meio do Projeto ABRACE, em parceria com a UNIFAMENTRO, realizará a partir do dia 16 de agosto, de 09 às 16h, inicialmente às segundas e terças-feiras, o atendimento psicológico de caráter social e emergencial (Plantão Psicológico) gratuito para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, na Rua Professor Álvaro Costa, 1080 (prédio do GAMAC), bairro Vicente Pinzon.
Atualmente, atitudes como apoio, solidariedade e atenção são cada vez mais buscadas pela população, principalmente com o isolamento social, ocasionado pelo coronavírus. O Brasil ocupa uma posição de destaque nesse contexto, sendo mais afetado o grupo populacional morador das periferias urbanas, onde serviços de saúde mental são quase inexistentes. Para esse público, os transtornos psicológicos têm se tornado mais graves.
A ansiedade é outro quadro que impacta a qualidade de vida das pessoas. Quase 10% dos brasileiros manifestam os sintomas, que se dividem entre ataques de pânico, fobias, transtornos obsessivos compulsivos, estresse pós-trauma e a ansiedade generalizada. Pesquisas recentes mostram que no ano passado e no início de 2021, em decorrência da pandemia, o número de casos aumenta cotidianamente, já que a obrigatoriedade do isolamento gera medo e insegurança sobre o futuro, sentimentos catalisadores para despertar os sintomas de ansiedade, depressão e outros.
O Plantão Psicológico do Projeto ABRACE contará com dois psicólogos da Associação OPN, uma psicóloga colaboradora e três estagiárias que acompanharão as pessoas que procurarem o atendimento. O objetivo do projeto é acolher e realizar intervenções breves e emergenciais a pessoas que passam por um momento de crise ou possível manifestação de sofrimento psíquico. Quem procurar o plantão psicológico da OPN terá um espaço de escuta especializada, acolhimento humanizado, atenção e cuidado.
Segundo Jean Borges, psicólogo do Projeto ABRACE, o Plantão Psicológico é uma alternativa de grande relevância para essas pessoas que necessitam do atendimento e que não têm condições de tê-lo. “O plantão surge como uma importante alternativa de cuidado com a saúde mental para as pessoas que estão passando por problema psíquico e emocional”, declara.
“A expectativa é garantir a dignidade dessas pessoas que serão atendidas, a partir do seu direito à saúde. Estamos também buscando outras parcerias para ampliar ainda mais a oferta desse serviço”, diz Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da Organização O Pequeno Nazareno.
Projeto Abrace
O projeto ABRACE é uma realização da Organização Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), com apoio da Petrobras, e tem por objetivo a promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nas comunidades da Praia do Futuro I e II, Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, bairros situados na cidade de Fortaleza, no Ceará, e que, embora estejam entre as principais zonas turísticas e econômicas da cidade, são locais de extrema pobreza e resultado da histórica desigualdade social que se estabeleceu na capital, sendo uma das mais desiguais do planeta.
Sobre O Pequeno Nazareno
A Organização Social O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, por Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 2003, Bernardo abriu a primeira filial da organização em Recife (PE). Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus (AM).
Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.
Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.
Serviço
Plantão Psicológico Projeto ABRACE
Data: a partir do dia 16/08
Horário: 09 às 16h | Segundas e terças-feiras
Contato: Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da Organização Social O Pequeno Nazareno – (85) 99781-5566.