O Hospital São Camilo Fortaleza prestou uma homenagem aos quase 3 mil profissionais de saúde que têm se dedicado no combate ao novo coronavírus, instalando um “mural de gratidão”, com os nomes dos médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos e demais especialidades envolvidas no tratamento de pacientes.
“Estamos passando por um momento de muitas mudanças, mas também de muita evolução. Um período histórico de aprendizado, em que nossas prioridades e valores são revistos; de muitos desafios com nosso trabalho e, sobretudo, de preocupação com o próximo. Tivemos que agir muito rapidamente para acompanhar tudo o que já aconteceu nesse ano, e saiba que sem o seu apoio nada disso teria sido possível. Esse memorial foi criado em sua homenagem. Cada nome exposto ao lado carrega uma história que do seu modo foi fundamental para atravessarmos esse período”, diz o texto publicado no mural.
No Hospital São Camilo, já foram desativadas quatro (de um total de cinco) UTIs destinadas ao tratamento da doença. No período de maior demanda de pacientes, no mês de maio, o hospital chegou a registrar a entrada de cerca de 200 pacientes por dia, com sintomas da doença. Atualmente, a média é de 20 pessoas.
“A média de atendimentos no setor Covid se mantém, continuamos com um atendimento separado e individualizado para pacientes com síndrome gripal. Ainda dispomos de um setor de internação (unidade aberta e uma UTI) para pacientes com COVID em isolamento”,
explica Valma Laenia, gerente de Enfermagem do Pronto-Atendimento.