Quando se fala em internação em um Centro de Terapia Intensiva (CTI), além do quadro de saúde do paciente, uma das maiores preocupações é o distanciamento dos entes queridos neste processo de recuperação. Assim, visando manter os familiares fisicamente perto do paciente internado, o Hospital OTOclínica Matriz (localizado na Aldeota) inaugurou uma CTI com atendimento humanizado e diferenciado.
O programa CTI+ OTO proporciona aos pacientes internados um atendimento mais humanizado com toda privacidade, conforto e segurança. Um dos grandes diferenciais é o programa de visita estendida. Fábio Lacerda, médico coordenador do novo CTI, explica que a proximidade do paciente junto a sua família é algo que também auxilia no processo de recuperação.
“Quebramos um pouco aquele paradigma de que UTI significa distanciamento. São leitos individuais com maior controle do ambiente, com janelas que permitem entrada de luz natural, espaços reservados e TVs. Inicialmente com foco nesses 12 leitos, o programa será ampliado para mais setores da UTI. Além disso, investimos na contratação de um corpo assistencial composto 100% porenfermeiros bem como pós-graduados em terapia intensiva, a fim de proporcionar um serviço de qualidade. Isto reflete o objetivo do Grupo OTO ao focar na excelência dos serviços prestados diante de uma tendência internacional”, destacou Fábio Lacerda.
O horário de visita estendido é algo que vem sendo ampliado pela equipe multidisciplinar. O objetivo final é o acompanhante permanecer durante 24 horas, em tempo integral, na Unidade. Para isso, o acompanhante passa por uma avaliação e treinamento: “O racional é que o familiar também participe da recuperação do paciente, pois sabemos da importância de ficar próximo da família”, destacou Lacerda.