Saúde & Bem Estar

Como emagrecer saudável?

De que forma o estilo de vida pode influenciar na relação das pessoas com a balança?

A chegada do novo ano incentiva muita gente a dar início aqueles projetos que por diversos motivos ficaram desativados no passado. Perder uns quilinhos é sempre um item certo na lista de realizações. É comum ouvir a quantidade de peso que querem perder, bem como suas estratégias e motivações para alcançar o objetivo, mas em muitos casos essa meta não está associada a busca pela melhoria da qualidade de vida.

No dia a dia as diversas tarefas acabam impondo às pessoas poucas horas disponíveis para se alimentar e praticar atividades físicas, além de uma grande quantidade de situações estressantes. Para aplacar tudo isso, os embutidos, fast e junk-foods acabam sendo as primeiras opções, mas a conta sempre aparece nos quilinhos a mais que revelam, mesmo que discretamente problemas ocultos como hipertensão, diabetes e diversas outras inflamações e doenças. Subir a balança e se espantar com o número não deve ser o fator impulsionador para mudar a situação. A questão é que não existe uma receita pronta para que o indivíduo conquiste esse objetivo, primeiro, que é  muito importante a pessoa conhecer a relação do próprio corpo com a comida.

Para o médico nutrólogo André Guanabara o desejo de emagrecer sem um objetivo ligado a saúde está fadado a frustrações. “As pessoas precisam tomar consciência do seu estilo de vida e buscar condições para viver bem e alcançar uma longevidade saudável. Se o foco é emagrecer, há o risco do efeito sanfona, se o foco é viver bem e saudável, emagrecer vai ser uma consequência”.

Nessa busca pela saúde e emagrecimento saudável o planejamento e o acompanhamento profissional são fundamentais. Ter horários definidos para se alimentar também faz a diferença, bem como investir nas oleaginosas e vegetais em geral. É importante descascar mais e desembalar menos. Conhecer o valor nutricional de cada alimento e incluir na dieta diária os que fazem bem à saúde,  evitando excessos.⠀

Nem sempre, ao se alimentar, você está nutrindo seu corpo. Uma alimentação contrária a natureza do homem, repleta de conservantes, aditivos químicos, sal, açúcar, farinha branca, modificações por processo de refinação, nos deixam repletos de radicais livres, espalhando toxinas por todas as células do corpo”, alerta Guanabara. ⠀

Em conjunto com a alimentação a prática de atividades físicas e a higienização do sono são etapas importantes para alcançar uma vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que são necessários, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, ou seja, 20 minutos por dia, ou 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana. Mas, a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudos, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas deixem a atividade física em segundo plano ou até mesmo nem a realizem. Adultos que praticam caminhadas, realizam atividade de lazer, bebem moderadamente, não fumam e evitam a obesidade são menos propensos a sofrer com insuficiência cardíaca, em comparação aos que se importam pouco com esses fatores de risco para doenças.

A falta de uma boa noite de sono aumenta a resistência do corpo à insulina, contribuindo para o desencadear do diabetes. Pesquisas confirmam que pacientes diabéticos apresentam dificuldades para dormir e, dessa forma, acabam complicando ainda mais o controle da doença. A memória também é beneficiada com um sono regular. Pessoas que têm boas noites de sono conseguem absorver melhor as informações recebidas ao longo do dia, isso porque proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória são produzidas durante o repouso. Uma boa noite de sono contribui diretamente para a memória. Quando não se dorme bem, a memória fica falha, a pessoa apresenta irritabilidade, cansaço, dor de cabeça e indisposição.

Além de tudo, pessoas que dormem menos de seis horas por dia, são propensas à depressão, estresse e o aumento da pressão sanguínea, acarretando hipertensão no médio prazo, além do cansaço provocado por noites mal dormidas.

Ter saúde envolve esforço e compromisso diários. Um dia de cada vez e logo a recompensa chega: uma longevidade saudável.

Veja mais

Philippe Felix

Graduado em Administração e em Marketing, Philippe já viajou pelos mais cobiçados destinos turísticos nacionais e internacionais. Carrega uma bagagem de experiências no mercado de mídia online adquirida por mais de 20 anos como comunicador, influencer e webdesigner. Fundou e dirigiu os portais LeBafon e NordesteVip e atualmente assina seu nome no ConceituAdo.com

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios