O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) participa da quinta edição do Festival Fartura Fortaleza. Nos dias 23 e 24 de novembro, na Praça das Flores, acontecem aulas gratuitas com instrutores da instituição, chefs e profissionais da gastronomia. O público também pode adquirir publicações da Editora Senac. A entrada no festival é gratuita, sujeita à espera em caso de lotação do espaço.
No Espaço Conhecimento Senac são realizadas aulas com profissionais que atuam no segmento, sempre valorizando as riquezas gastronômicas das diversas regiões do país. Ganham destaque os instrutores do Senac, preparando pratos como o Fortaleza Sertão – purê de jerimum defumado com carne de sol de bode, farofa e crocante de caju; Mugunzá doce e Mungunzá salgado; Panelada com farofa de caju; Arroz de Carneiro; além de receitas criativas de Brigadeiro e Pé de Moleque. As aulas são gratuitas, preenchidas por ordem de chegada dos participantes.
“Vivemos hoje um movimento de atenção para com a cultura alimentar de todos os territórios, e isso é fundamental para a valorização dessas representatividades e linguagens, pois não se trata somente de alimentação nutricional, mas também de questões como sustentabilidade, pertencimento e proteção dos saberes populares. Estar no Fartura é poder mostrar os potenciais gastronômicos do Ceará por meio da expertise dos instrutores que fazem o Senac”, destaca a consultora de gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos.
SERVIÇO:
Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza
Data: 23 e 24 de novembro
Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.
Local: Praça das Flores (Av. Des. Moreira, S/N – Aldeota, Fortaleza- CE)
Entrada gratuita, sujeita à espera em caso de lotação do espaço.
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil
Confira a programação de aulas do Senac no Festival Fartura Fortaleza*:
*Programação sujeita a alteração
Sábado (23/11)
De 13h às 13h45 – “Xaxado”: Pé de Moleque Revisitado – Instrutor: Matheus Vieira
Local: Espaço Conhecimento Senac
Vagas: 30
13h – Panelada com farofa de caju – Instrutor: Pedro Emílio
Local: Cozinha ao Vivo
De 15h às 16h30 – Fortaleza Sertão (Purê de jerimum defumado com carne de sol de bode, farofa e crocante de caju) – Instrutora: Patrícia Uchoa
Local: Espaço Interativo
Vagas: 16
Domingo (24/11)
De 16h às 16h45 – Mungunzá salgado e Mungunzá doce com farofa caramelizada – Instrutora: Didda Carneiro (Mesa Brasil)
Local: Espaço Conhecimento Senac
Vagas: 30
De 17h às 17h45 – Brigadeiro “Valha” – Instrutor: Ribamar Frota
Local: Espaço Conhecimento Senac
Vagas: 30
17h30 – Arroz de Carneiro – Instrutor: Ivan Prado
Local: Cozinha ao Vivo
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.
As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.
Entre outros prêmios, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.
Foto: Panela Jr.