Nos últimos anos, a gastronomia não tem se resumido apenas a um elemento da cultura local ou uma forma de lazer, mas, com o seu crescimento exponencial, tem influenciado o desenvolvimento de setores como o turismo e a economia. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expansão anual desse ramo gira em torno de 10%, chegando a gerar cerca de 250 mil novos empregos anuais. “O aumento do fluxo aqui no Imprensa Café dobrou nos últimos meses, o que nos fez procurar por mais funcionários, principalmente neste período de fim de ano”, observa Eric Melo, gerente do Imprensa Café.
O mercado gastronômico também tem gerado grandes oportunidades de negócios, visto que, no Brasil, a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de food service a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao ano. O setor tem se mostrado um dos mais fortes da economia brasileira, atraindo cada vez mais empreendedores e impulsionando quem já trabalha no ramo.
O crescimento desse mercado é perceptível e tem gerado resultados muito positivos para quem trabalha na área. “Há alguns meses a média era de 60 pessoas atendidas apenas no período do almoço, agora chegamos a atender 120 a 140 clientes por dia nesse mesmo período. No período da tarde tivemos um aumento de 30% no fluxo e nos finais de semana chegam a circular cerca de 3.350 pessoas por aqui. As nossas perspectivas são de aumentar ainda mais esses números até janeiro”, comenta o gerente do Imprensa Café.