A partir de segunda-feira (22), quando deve-se iniciar a Fase 2 da retomada das atividades econômicas em Fortaleza, os restaurantes poderão funcionar seguindo o protocolo do Governo do Estado, que deve ser divulgado nos próximos dias. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), que faz parte do Comitê Estratégico de Retomada, tem contribuído com sugestões, para que esta fase ocorra com a maior segurança possível aos clientes e colaboradores do setor.
“Recomendamos a todos os empresários que cumpram fortemente todo o protocolo elaborado com muita responsabilidade pelo Governo do Estado em parceria com a Abrasel. Essa fase deve ser encarada com seriedade e cautela, para darmos assistência aos trabalhadores que estão voltando às suas atividades”, diz Taiene Righetto, diretor executivo da entidade.
Para isso, lançou o Selo Estabelecimento Responsável, que será utilizado pelos associados que estarão cumprindo medidas rígidas, seguindo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial da Saúde (OMS) e as medidas já em vigor do decreto de isolamento social no Ceará.
Entre as medidas que devem ser seguidas pelos restaurantes, estão:
– Restaurantes podem funcionar para atendimento presencial em horário de almoço, das 11h às 16h, operando com 50% da capacidade de atendimento.
– Eventos, celebrações e música ao vivo são proibidas nesta etapa, uma vez que o objetivo desta reabertura é, principalmente, atender os trabalhadores que precisam de um local seguro para o almoço.
– Talheres devem estar em quantidade para uso individual e devidamente lacrados
– Restaurantes são orientados a aferir a temperatura dos clientes que vão adentrar o estabelecimento com termômetro digital à distância segura, impedido a entrada daqueles que estiverem identificados com quadro febril (acima de 37,5ºC).
– Mesas deverão obrigatoriamente manter uma distância entre si de 2 metros.
– Será admitido apenas dois ocupantes por mesa. Se forem na mesma família, mais de 2 ocupantes estão permitidos.
– Garçons e atendentes devem utilizar máscaras de proteção, viseiras de proteção “Face Shields”.
– Nos sistemas de “Self-Service” e “Buffets”, além de ter as mãos higienizadas, o cliente deve receber luvas plásticas para manuseio dos utensílios, sendo descartadas ao final do trajeto.