A Comissão Superiora de Recompensas da Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Cultures escolheu Ivanildo Nunes, renomado estilista brasileiro, para ser condecorado com a sua mais alta insígnia, por seu incansável trabalho em prol da valorização e divulgação do artesanato cearense.
A Cerimônia Solene de Outorgas se realizará em 19 de outubro de 2019 às 19:30h no Hotel George V em Paris. Na oportunidade, Ivanildo Nunes apesentará um desfile com vestidos de sua coleção no coquetel que antecede a Cerimônia Solene de Outorgas. O ponto alto do desfile será o vestido “Catedral” criado para homenagear a Catedral de Notre Dame. É um vestido todo em richelieu com os desenhos de diversas partes da Catedral, uma verdadeira obra de arte.
A Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Cultures é uma instituição criada em 1995, sediada em Paris, fundada por sua Presidente Diva Pavesi, brasileira naturalizada francesa morando há 28 anos na Europa. Ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção da Cultura Brasileira na França e da Cultura Francesa no Brasil e no mundo, através das Artes Letras e Cultura.
Um dos objetivos é enfatizar, promover e premiar o trabalho dos acadêmicos, cientistas, escritores, artistas, criadores, promotores, produtores e de talentos eméritos nos campos sociais, artísticos, literários, sociais e culturais.
A Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture organiza na França, no Brasil e no mundo Cerimônias de Outorgas de insígnias e distinções aos futuros Laureados que mereçam ser condecorados pelos relevantes serviços prestados ao longo de suas carreiras dentro das suas atividades intelectuais, profissionais, culturais e sociais, realizados em seus países. As condecorações também serão outorgadas a título póstumo aos grandes seres humanos que exerceram sua cidadania com amor e devoção, enobrecendo o Brasil; a França e o Mundo através de suas atividades artísticas, literárias e culturais.
Já foram laureados e hoje tem o título de Vice-Presidente de Honra da Divine Académie o cantor Martinho da Vila, o ator Milton Gonçalves e o cantor Milton Nascimento, entre outros.
Sobre IVANILDO NUNES:
Ivanildo Nunes nasceu em Parnaíba-PI, mas passou toda sua infância em Tutóia-MA, onde produzia e vendia bijuterias artesanais, numa banca na calçada da loja do pai. Aos 12 anos mudou-se para Fortaleza-CE, onde reside até hoje.
Aos 14 anos, inspirado pela novela ti ti ti, fazia vestidos de boneca para sua mãe vender.
Aos 17 anos fundou sua primeira empresa, na qual trabalhou por 15 produzindo moda praia com detalhes em artesanato (crochê, richilieu).
Formou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Fez pós-graduação em criação e desenvolvimento de produto de moda pela Faculdade Marista.
Em 2005 apresentou-se na Feira do Empreendedor, em São Luiz-MA, a convite do SEBRAE, uma coleção em fibra de buriti (palmeira amazônica, muito encontrada no norte maranhense).
Em 2006 participou do concurso novos talentos do Dragão Fashion, e foi convidado a expor essa coleção na FENIT – SP.
Em 2009 ganhou o concurso SINDITEXTIL, na categoria designer, garantindo sua participação na CASA DE CRIADORES em São Paulo-SP no ano de 2010.
Desfilou seus vestidos exclusivos de 2010 a 2018 no DRAGÃO FASHION BRASIL, maior eventos de moda autoral da América Latina, sempre levando para a passarela o artesanato como produto de luxo.
Durante toda sua trajetória faz trabalhos sociais nas comunidades cearenses, desenvolvendo junto com aos artesãos, novos produtos e imprimindo conceitos de designer, como forma de melhoria de renda das comunidades.
Estilista oficial do MISS CEARÁ e do MISS BRASIL nos anos 2018 e 2019, levando pela primeira vez, ao palco desse evento o artesanato brasileiro em vestido de luxo.
Atualmente é voluntario na EDISCA(ONG), onde desenvolve, junto com as comunidades do Jabuti-CE (renda de bilro) e Penedo-CE (richilieu) peças de vestuário e acessórios, produzindo rendimentos tanto para a comunidade como para a ONG.
Foi o estilista que assinou no Carnaval de 2019 a ala da Velha Guarda da escola União da Ilha do Governador (RJ), no enredo que levou o Ceará para a Sapucaí através da literatura de Rachel de Queiroz e José de Alencar.
Créditos fotos: Arquivo Pessoal e Fotógrafo Anderson de Deus