O ciclo de palestras e workshops do DFB Festival ganha versão online esse ano, acompanhando as transformações sociais no mundo pós pandemia. Parceiro há 13 edições, o Senac Ceará apresenta o Digital Pensando Moda no DFB Digifest 2020, evento virtual do DFB Festival. Na programação tem bate-papo com o estilista Alexandre Herchcovitch e o consultor do Senac, Eduardo Motta, além de palestras com a diretora executiva do Fashion Revolution, Fernanda Simon, e da editora-chefe do @Modices, Carla Lemos. Os workshops ministrados pelas instrutoras do Senac Ceará Denise Tavares, Ariane Morais e Edenísia Figueredo, trazem temas atuais como bordado estilizado e guarda-roupa cápsula. O DPM é gratuito e acontece de 10 a 12 de julho, com inscrições pelo site https://www.ce.senac.br/
No DPM, renomados profissionais e pesquisadores do País são convidados a pensar os novos rumos da moda, abordando temas e tendências deste universo. Assim, a programação começa na sexta-feira (10), às 15h, com a Fernanda Simon falando sobre O papel da Sustentabilidade nos Negócios de Moda, com apresentação de Eduardo Motta. Ela propõe uma perspectiva social sobre o tema, trazendo sua experiência à frente do movimento Fashion Revolution – criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto – além do desenvolvimento de projetos com diversas marcas e empresas de moda, como a C&A.
Criando a Moda para o Futuro é o tema do bate-papo online entre Alexandre Herchcovitch e Eduardo Motta, consultor de moda do Senac e da Radar Consultoria, que acontece no sábado (11), às 15h. O estilista, que tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, tem se posicionado abertamente sobre desafios enfrentados e soluções possíveis em tempos de pandemia. “De matérias-primas, meios de produção, sistemas a escoamento e vida útil, a ideia é traçar um panorama sobre a indústria, que acreditamos ser interessante para outras marcas, estilistas e criadores. Vai ser uma conversa franca e atual”, antecipa a consultora do Senac na área de Moda, Design e Produção Cultural, Beatriz Guedes. “Pois esse é o nosso objetivo no DPM ao debater as pautas do trade: disseminar novos conhecimentos e, principalmente, inspirar os profissionais do segmento que trabalham com criatividade e inovação”, afirma.
A crise sanitária e o isolamento social geraram um impulso na expansão do e-commerce, que iria acontecer organicamente. Ou seja, os negócios estão se transformando e a forma de interagir com o cliente também. Para compartilhar sua expertise à frente de um dos veículos digitais pioneiros na produção de conteúdo de moda original, o DPM traz a editora-chefe do Modices, Carla Lemos, para a palestra Comunicando a Moda Agora. Ativista das causas ambientais e feministas, é uma das principais vozes nas discussões sobre como a comunicação de moda mudou e vai mudar. Por meio do Modices, Carla também realiza consultorias, com destaque para o grupo Reserva, Seda/Unilever e Avon.
Workshops
Com atividades que podem ser realizadas em casa, o DPM realiza três workshops com instrutoras do Senac Ceará, sempre às 18 horas. Na sexta-feira (10), Denise Tavares ensina Como Montar um Guarda-Roupa Cápsula. A instrutora do curso de Personal Stylist vai dar dicas de como economizar tempo e dinheiro, sendo mais sustentável. Para montar um guarda-roupa de forma inteligente, Denise orienta sobre planejamento e organização.
A instrutora dos cursos de qualificação para Modelista e Costureiro, Ariane Morais, ministra o workshop do sábado (11), sobre Consertos e Ajustes no Vestuário. Ela vai focar em técnicas simples para quem deseja fazer pequenos ajustes em roupas e acessórios, customizações estilizadas e pences, para dar novos ares aos looks. Já o domingo (12) vai ser dedicado ao bordado, uma tendência forte de mercado atualmente. A instrutora Edenísia Figueredo apresenta o universo do bordado tradicional para temáticas e práticas mais atuais para quem se interessa por artes e trabalhos manuais, no workshop Bordado Moderno.
Sobre o DFB – Desde sua primeira edição em 1999, o DFB Festival é uma plataforma de elevação da cultura cearense, focando em difundir a moda autoral pensada, criada e produzida no Ceará. Hoje, o evento se tornou um festival que atrai entusiastas de todos o país, bem como a imprensa nacional e internacional. Considerado o maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB cresce a cada edição e em 2020 precisou se reinventar. Diante do cenário de pandemia devido ao Covid-19, o evento adaptou a programação, mas manteve o compromisso com a moda, aderindo a uma modalidade 100% digital (online).
Serviço:
Digital Pensando Moda no DFB Digifest 2020
Data: De 10 a 12/07
Horários: Palestras às 15h, Workshops às 18h
Transmissão: YouTube do DFB– https://www.youtube.com/user/
Informações e inscrições: https://www.ce.senac.br/
Grátis
Programação Digital Pensando Moda
Sexta-feira (10/07)
Às 15h – Palestra – O Papel da Sustentabilidade nos Negócios de Moda
Com Fernanda Simon (Fashion Revolution Brasil) e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18h – Workshop – Como montar um guarda-roupa cápsula
Com Denise Tavares (Senac/CE)
Sábado (11/07)
Às 15h – Bate-Papo – Criando Moda para o Futuro
Com Alexandre Herchcovitch e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18h – Workshop – Consertos e Ajustes no Vestuário
Com Ariane Morais (Senac/CE)
Domingo (12/07)
Às 15h – Palestra – Comunicando a Moda Agora
Com Carla Lemos (@Modices) e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18h – Workshop – Bordado Moderno
Com Edenísia Figueredo (Senac/CE)