Coluna OcasionaisDestaqueMercado & Marketing

Simpatia para seus dias de trabalho

Eis um processo de quatro etapas para aumentar suas possibilidades dentro do seu local de trabalho

Muitas pessoas se perguntam como algumas outras parecem chegar a degraus mais altos da escada corporativa com tanta facilidade e rapidez, enquanto outras ficam presas em eternas funções intermediárias. Sorte? Providência divina? Talento? Cérebro? Influência? Talvez! Alguns autores, contudo, indicam que há algo ainda mais significante – a atitude certa.

Frequentemente ouvimos pelos corredores da vida – direta ou indiretamente – que é melhor ser respeitado do que amado. No entanto, há estudos que provam que esta filosofia de vida não é segura. Descobriu-se que o caminho para o sucesso é mais frequentemente uma série de ações baseadas em simpatia e popularidade do que simplesmente em uma elaborada descrição acadêmica e profissional em papel e tinta. Kate Lorenz, uma especialista em negócios e carreiras corporativas, diz que pesquisas na Columbia University mostram que aumentos salariais, promoções e até empregos são mais propensos a serem concedidos com base no carisma do trabalhador do que em sua formação acadêmica ou qualificação profissional. Foi isso que a empresa Challenger, Gray & Christmas também constatou durante crises corporativas. Decisões de contratação e demissão se resumem a quão bem as pessoas são apreciadas por seus supervisores. “Não basta apenas fazer um bom trabalho; é preciso ser agradável aos olhos do seu empregador”, diz o presidente da empresa, James Challenger. Mas calma! Tudo na vida se aprende, até simpatia!

Tim Sanders, coach de liderança do Yahoo, após dois anos de muita pesquisa, escreveu o livro The Likeability Factor, (livremente aqui traduzido como “O Fator Simpatia”) desvendando os segredos para se ter uma personalidade magnética. Ele diz que quando as pessoas nos encontram, subconscientemente, elas se fazem quatro perguntas que determinam se querem nossa amizade. “Primeiro, elas buscam gentileza. Depois, perguntam-se se você é relevante para elas. Em seguida, ponderam se você tem empatia por elas. Finalmente, perguntam-se se você é ‘real’ – isto é, autêntico e honesto. Geralmente quando as respostas a essas quatro perguntas são afirmativas, você terá uma alta probabilidade de marcar pontos em seu ‘Fator Simpatia’,” diz o autor. Se você acha que não é simpático o suficiente, Sanders também oferece um processo de quatro etapas para aumentar suas probabilidades.

ETAPA 1: AUMENTE SUA GENTILEZA

Sua gentileza é o instrumento que o faz capaz de se comunicar abertamente e ser bem recebido por todos. Faça um esforço, se for o caso, para cumprimentar as pessoas alegremente, sorria frequentemente e adote um mindset (mentalidade) amigável através de linguagem corporal e palavras positivas.

Rosana Schwartz, professora da Universidade Mackenzie, em São Paulo, diz que o ato de ser gentil foi criado dentro da sociedade há muitos séculos para que você demonstre respeito para com o outro. Você dá uma oportunidade para que este outro chegue mais próximo. Ela afirma que este impulso é natural, apesar do ser humano ser extremamente competitivo. Este impulso foi construído através da história como mecanismo civilizatório. Ou seja, segundo Schwartz, para controlar o espírito competitivo, criamos regras, valores e sentimentos disciplinadores. E finaliza afirmando que ser gentil é ser disciplinado. Então, vamos praticar positividade, leveza e cordialidade!

ETAPA 2: AUMENTE SUA RELEVÂNCIA

Sua relevância tem a ver com sua conexão com os interesses, desejos e necessidades dos outros. Quanto mais relevante você for, mais as pessoas vão gostar de você. A relevância tem três níveis:

Contato. Há indícios de que suas probabilidades aumentarão se você está fisicamente acessível: coisas como estar na sala ao lado, sentar-se ao lado de alguém em uma festa ou morar perto, podem lhe ajudar.

Interesses mútuos. Ter interesses ou experiências comuns faz com que as pessoas se sintam validadas e gera um senso de comunidade e respeito pessoal.

Valor. A relevância é mais forte quando os valores que você tem coincidem com os desejos e necessidades de outra pessoa. Isso produz atitudes positivas na mente da pessoa e contribui para o seu fascínio. Para se tornar mais relevante, encontre maneiras de se conectar com os interesses e necessidades dos outros. Saiba pelo que eles são apaixonados fora do trabalho. Isso mesmo! Vá além! Esteja ciente de suas necessidades emocionais e disposto a responder a elas.

ETAPA 3: MOSTRE EMPATIA

Sua empatia reflete sua capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa e de experimentar você mesmo seus sentimentos. Quando você se conecta com os sentimentos de alguém, e eles acreditam que você “se importa” realmente, isso oferece um abraço psicológico. Faça-se as três perguntas abaixo para ver quão empático você é. Se suas respostas às perguntas são positivas, ótimo! Se ainda não, seja persistente! Exercite-se em pensar e agir empaticamente.

Eu sei como essa pessoa está se sentindo sobre sua situação na vida atualmente?

Eu entendo como deve ser a execução das tarefas da pessoa dia após dia – seja cuidar de um parente idoso, em casa, ou gerenciar uma carga de trabalho pesada?

Eu comungo dos mesmos sentimentos sobre os principais problemas?

Ao tornar-se mais emocionalmente disponível, sua conexão com as pessoas – e sua simpatia – aumentarão dramaticamente.

ETAPA 4: MANTENHA A AUTENTICIDADE

Autenticidade vem da consistência entre suas crenças e ações. Para ser fiel a si mesmo e aos outros, você precisa:

Fazer o que você quer fazer na vida. Seja coerente consigo mesmo.

Viver com propósito. Foque nas ações que você estabeleceu para si.

• Comprometer-se com os princípios do seu trabalho. Sua empresa tem normas.

• Ser a mesma pessoa dentro e fora do ambiente de trabalho.

• Ser direto e honesto – sem deixar de ser gentil. Quanto mais você vive de acordo com seus valores, mais sua moral se eleva.

Basicamente, então, tudo se resume à ação proposital de criar experiências emocionais positivas nos outros. Quando você faz os outros se sentirem bem, eles tendem a gravitar ao seu redor. Você se torna fantasticamente magnético! Por outro lado, se as pessoas decidem que você não é autêntico, elas desconsideram sua gentileza, relevância e empatia – e provavelmente se afastarão de você.

Parece meio subjetivo? Muito papo de psicólogo? Talvez, mas um escritor inglês chamado Shakespeare disse que existe mais entre o céu e a terra do que podemos imaginar…. Muita coisa da vida é imaterial. Muitas coisas são imperceptíveis à olho nu, mas o coração está sempre alerta a tudo! E me vem à cabeça que, muitas vezes, excelentes currículos fazem pessoas serem admitidas; contudo, você já notou como muita gente com extremo potencial profissional e acadêmico é demitida por causa das atitudes que tem – ou deixam de ter – em seu local de trabalho?

Martin Seligman, uma autoridade em otimismo, descobriu que a atitude é um melhor determinante de sucesso do que o quociente de inteligência, o grau de escolaridade e a maioria dos outros fatores randômicos. Seligman também descobriu que pessoas positivas permanecem mais saudáveis, têm melhores relacionamentos e vão mais longe em suas carreiras. E a parte que a maioria sempre gosta: pessoas positivas ganham mais dinheiro.

Qualquer pessoa pode adotar atitudes positivas. Acredite! Não importa de onde se é ou quanto talento e atribuições se tenha, a atitude certa pode fazer a diferença em uma carreira profissional e se projetar para a vida. Isso posto, vamos ter a atitude certa e usar de simpatia indistintamente, em doses diárias e contínuas. Unidos – e mais simpáticos – venceremos!

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios