O Palácio Guaramiranga, construído na década de 1970, abriga hoje o novo Restaurante Baronesa, que oferece, em seus três ambientes, ricas experiências para os cinco sentidos. No alto de uma colina e em um terreno de aproximadamente três hectares de extensão, o mais novo point do Ceará, já foi o palácio de veraneio do governo do Estado do Ceará. A construção foi concluída em 1978. Em 1990, o então governador Tasso Jereissati adaptou-a para ser um Hotel Escola, inicialmente administrado pela Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), logo após, em 1996, pela Secretaria de Turismo (Setur-CE), e, em 2002, o governo deu uma concessão de 10 anos ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE). Hoje, o prédio é administrado pelo Instituto Federal do Ceará. O local que aproveita a deslumbrante vista da Mata Atlântica e as temperaturas mais amenas que a serra oferece, comprovadamente, é um local de grandes nomes, grandes empresas e grandes negócios. E ele espera por sua visita! O Restaurante Baronesa, situado no Palácio Guaramiranga, dentro do Hotel Escola de Turismo do IFCE, tem três ambientes – café, lounge e restaurante – e oferece gastronomia, natureza, história e entretenimento para proporcionar a seus visitantes experiências inigualáveis.
O mais novo restaurante de Guaramiranga prepara uma excelente programação cultural: sexta, 24 de setembro, o cantor Adauto Morais, com uma vibe mais regional, e um repertório que agrada diversos públicos há 10 anos.
O Dj e compositor Babu, atração de sábado, dia 25 de setembro é de Quixadá. DJ e compositor, traz em suas apresentações o estilo open format, que se adapta inteiramente ao público, mas com bastante estilo e personalidade, reverenciando artistas nacionais e internacionais em seu repertório.
COMENDO NO BARONESA
A área ao ar livre, com piscina, é o Lounge, perfeito para um happy hour, experimentar petiscos e drinks da casa, além de aproveitar o delicioso clima único da Serra de Guaramiranga. Um dos petiscos é a “Linguiça à Burguesia”, coberta de creme de queijo derretido e acompanhada de molho chimichuri. Outra opção é a “Plate a Baronesa”, um mix de queijos, salame, rosbife, azeitonas, ovos de codorna, tomate cereja, frutas e torradas, acompanhadas de geleia de pimenta. O Lounge também é um convite para conhecer as opções de vinhos e espumantes do Baronesa, que possui uma adega com mais de 30 rótulos de qualidade de diversos países como Portugal, Itália, França, Espanha, EUA, Uruguai, Chile e Argentina.
O Café do Restaurante Baronesa é aconchegante e a parte ideal da nova casa para um encontro casual. Uma boa oportunidade para experimentar a entrada “Canoa Quebrada”, uma canoa de beringela, recheada com molho de tomate, carne de sol vegana desfiada, regada com azeite. No Café, os clientes poderão provar doces exclusivos: o “Bolo Barão”, um bolo quente de chocolate, cobertura de ganache branca, banhado com creme inglês cítrico. A “Cartola do Maciço” também é outro destaque. Trata-se de uma cartola de queijo coalho, forneada com cacos de caramelo de canela e servido com sorvete de tapioca.
No terceiro andar, está o coração do Baronesa, com um menu regional sofisticado, dividido em um ambiente interno e um varandão que vislumbra a Mata Atlântica, o pôr do sol e a piscinas, O frescor dos ingredientes variam de acordo com a sazonalidade das estações do ano, por isso, sempre que visitar o Baronesa, o seu menu poderá ser completamente diferente. No cardápio de lançamento destacam-se o “Peixe à Severina”: filé de tilápia hidratada no leite de coco e empanada com farinha de pão, acompanhado de aligot brasileiro de batata doce, finalizada com calda de maracujá, gengibre e alcaparras. O “Risoto Rosé”, com cogumelo shimeji fresco e suavizado com azeite saborizado, é um prato mais leve e também delicioso. Para quem gosta de carne, o novo restaurante apresenta o “Filé à Baronesa”, um filé mignon suculento, acompanhado de purê perfumado com ervas e molho suave de vinho tinto e pimenta rosa.
A ALEGRIA DOS SÓCIOS
Os sócios Kadu Milano, Thiago Vieira e Romulo Tuze estão felizes com o Baronesa. Thiago, que é arquiteto e responsável pela ambientação do local destaca a proposta do Baronesa: “Apresentamos uma boa opção de diversão e gastronomia, com visual deslumbrante, atendimento impecável, atrações musicais e outras novidades que estaremos testando ao longo dessa fase de lançamentos. Estaremos fazendo convites para a imprensa e os profissionais de turismo conhecerem o nosso Baronesa”, explicou. Kadu Milano afirma que a proposta do Baronesa é ser um ponto turístico. “A nossa casa deverá entrar na famosa Rota do Café, um roteiro já existente nessa região serrana do Ceará, além de interagirmos com o calendário de festivais de Teatro e Jazz e Blues de Guaramiranga”. Romulo Tuze destaca a preocupação em relação a pandemia. “Também teremos todo o cuidado em relação aos protocolos de saúde no combate a pandemia, seguindo todas as normas de segurança e preservando nossos clientes. Nosso Baronesa estará também aberto para casamentos, aniversários, eventos corporativos e outras reuniões, seguindo todos os protocolos”, completou.
SERVIÇO
24/9: Brunch Baronesa
Artista Adauto Farias
Horário: 12h às 15h
Contato: (85) 98563-1504
Repertório: Pop/Rock
Couvert: R$ 5,00
25/9 – Baronesa Sunset
Artista: DJ Babu
Horário: 14h às 17h
Contato: (85) 99911-2818
Repertório: Eletrônico/Pop
Couvert: R$ 5,00
RESTAURANTE BARONESA
Funcionamento:
Quinta e domingo de 9h às 17h
Sexta e sábado de 9h às 23h