A Argumento Produções realiza o curso livre de Produção Criativa Audiovisual, voltado para profissionais que vivem no interior do Ceará, até novembro. As aulas são gratuitas, on-line e reúnem, em média, 75 pessoas com atuação na área, incluindo diretores, roteiristas e produtores. O projeto conta com recursos do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará tendo como parceiros o Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Sobral e o Instituto Tapuia.
Com total de 236 horas/aula, o curso iniciou em abril. “Esse nasce na perspectiva de preencher uma lacuna formativa no Estado, que é a produção, nas suas diversas vertentes. São muito comuns formações que envolvem áreas técnicas, como fotografia, roteiro e até direção, mas um curso voltado exclusivamente para a produção audiovisual é uma necessidade real, tendo em vista a crescente da economia criativa desse segmento, impulsionada tanto por políticas estruturantes quanto por ações pontuais como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”, ressalta o diretor, roteirista e Coordenador do curso, Augusto César dos Santos.
Durante o percurso formativo, os alunos cursam os seguintes módulos: Produção Executiva na Prática; Direção de Produção de Projetos Audiovisuais; Produção de Longas-Metragens; Negócio Audiovisual: Gestão de Empresas Produtoras; Montando sua Equipe: a diversidade na produção audiovisual; Direito no Audiovisual; Produção de Séries; Distribuição de Conteúdos Audiovisuais; Como Fazer seu Pitching; Acessibilidade nos Conteúdos Audiovisuais; Criação e Produção para Streamings; Coordenação de Pós – Produção e Assessoria de Comunicação Audiovisual.
De acordo com Augusto César, o setor de produção audiovisual é bastante vasto. “Os conhecimentos adquiridos nessa formação podem ser aplicados em produtoras audiovisuais brasileiras, tanto no setor administrativo – o que envolve, dentre outros, as funções de produção e produção executiva; quanto no set de filmagem – seja para cinema, TV, publicidade e internet, em funções como produção de set, direção de produção, produção de locação ou de objetos, dentre outros”.
A professora do módulo Direção de Produção de Projetos Audiovisuais, Virna Paz, conta que a turma era bem heterogênea, com profissionais iniciantes e experientes; mas também de áreas como História e Teatro, com interesse em desenvolver seus projetos. Além do interior do Ceará, alguns alunos eram da capital e até de outros estados, contemplando pessoas de diferentes gerações e situações socioeconômicas.
“A ideia era entender como funciona a estrutura e o pensamento de produção para que eles e elas pudessem desenvolver seus projetos ou atuar no mercado como assistente de produção, depois como produtor e diretor de produção, a partir da experiência acumulada com o fazer. A gente falou de todos os departamentos envolvidos na produção audiovisual, pois o filme é uma construção coletiva, abordando em seguida as etapas de produção – roteiro, equipe, produção, finalização e distribuição”, detalha Virna.
Segundo a professora, também houve espaço para compartilhamento das experiências e abordagem de assuntos essenciais para os trabalhadores da cultura, como a questão da acessibilidade. “É importante sempre pensar como a gente garante o acesso para todos, tanto para ver o que a gente produz como participar criativamente em nossos projetos, pois são pessoas capazes, potentes e talentosas, garantindo assim cada vez mais diversidade nos sets”, relata.
O fotógrafo, artista e produtor cultural, Dan Seixas, vive no Sítio Bananeira, em Guaraciaba do Norte (CE), e decidiu fazer o curso para aprimorar os conhecimentos na área. “Isso vai agregar muito nos projetos culturais que desenvolvo junto com a minha companheira. Inclusive, recentemente, conseguimos aprovar um dos nossos projetos em um edital voltado para o audiovisual. Daí surgiu o interesse nessa formação”, conta.
Inscrições para os próximos módulos: https://www.instagram.com/prod.audiovisual.criativa/