Se você quer conhecer outras culturas, estudar ou aprimorar seus conhecimentos em uma língua estrangeira, impulsionar seu desenvolvimento pessoal, fazer novas amizades, expandir o seu network e, de quebra, ainda melhorar o seu currículo, fazer intercâmbio é, sem dúvidas, uma excelente opção. E ninguém está falando aqui em gastar uma fortuna e passar dias apenas batendo perna e tirando fotos em frente de monumentos e prédios. A ideia é se divertir aprendendo – ou seria aprender enquanto se diverte? Com um bom planejamento acadêmico, profissional e financeiro, uma viagem de intercâmbio pode se tornar uma experiência de ganhos inimagináveis! O que foi um dia um luxo ou apenas um acelerador no processo de aprendizado de um idioma no passado, há algumas décadas, tem se tornado parte dos planos pessoais – e mesmo profissionais – de várias pessoas atentas ao futuro. Esse tipo de viagem é hoje percebido como uma experiência única e cheia de benefícios: você se torna uma pessoa mais interessante para seus amigos, familiares e até empregadores por se dispor a sair de sua zona de conforto e escolher se superar no desafio de viver imerso em outra cultura. O desenvolvimento pessoal que um intercâmbio promove tem sido mais um ponto de atração para pessoas em busca de ampliar seu olhar sobre o mundo e sobre si mesmos. E isso joga luz até sobre o lado profissional de outros muitos. Um intercâmbio bem feito pode se tornar uma bem vinda reciclagem da alma e da mente. Confira alguns benefícios específicos dessa experiência e ganhe o mundo!
Descoberta de outras culturas
Por mais que leiamos sobre culturas ao redor do mundo, não há nada mais vibrante e satisfatório do que experimentar delas. Ao fazer um intercâmbio, você tem a oportunidade de conhecer mais proximamente os costumes do país em que estiver visitando. Na verdade, mais que isso, você poderá viver essa cultura, e compartilhar sentimentos e pensamentos em plena simbiose com as pessoas do escolhido lugar. Essa experiência, certamente, vai modificar a sua forma de ver, perceber e compreender o mundo. Muitas vezes, até mesmo a sua própria maneira de ser e se vê se modifica! Isso pode colaborar para que você valorize determinados pontos de sua própria cultura que antes passavam despercebidos, ou passar a analisar mais criticamente algumas ações que lhe eram comuns.
Outro ponto enriquecedor: nas escolas internacionais, você é exposto a pessoas de outros lugares do mundo; o intercâmbio, assim, lhe traz a possibilidade de ter contato e entender melhor a cultura de seus colegas. Imagine-se, em um intercâmbio na Itália, por exemplo, você pode aprender muito sobre os costumes japoneses, coreanos ou argentinos, à partir das nacionalidades representadas em sua sala.
Aprimoramento do idioma
Fazer um intercâmbio mudará completamente o seu nível de proficiência em um idioma – tendo você estudado este idioma-alvo ou não. Mesmo porque, a maioria das boas escolas de línguas disponibiliza um teste de nível para agrupar seus alunos em níveis equivalentes. Vamos tomar como base o espanhol: se você ainda se sente envergonhado ou inseguro se comunicando, ao longo de um intercâmbio, isso muda por conta das situações cotidianas e das simulações in loco que as escolas criam para o treinamento e desenvolvimento de todas as quatro habilidades linguísticas de seus pupilos.
Tudo se desenvolverá no idioma-alvo; assim você é naturalmente estimulado a ter constante contato com o idioma: você precisará usá-lo para interagir no seu dia a dia, fazer compras, pedir informações, conseguir locomover-se, demonstrar seus sentimentos, descrever experiências, etc…. E isso tudo além das suas horas de estudo. Você percebe como esta é uma fantástica maneira de aprimorar rapidamente o idioma? O que pode até colocá-lo em um novo posicionamento profissional quando retornar ao Brasil.
Redescobrimento do ser
Há alguns momentos na vida em que é oportuno fazer uma pausa, fazer avaliações, tomar novas decisões, planejar o futuro, encarar medos, superar traumas, ou fazer um balanço de vida. Um intercâmbio pode ser uma boa maneira de buscar novas perspectivas, procurar um maior autoconhecimento, descobrir novas habilidades e melhorar sua colocação profissional.
Durante um intercâmbio, você estará por sua conta em um país com práticas e costumes bem distintos do seu. É quase um retiro espiritual, muitas vezes! São muitas adaptações, situações e desafios, o que geralmente resultam no desenvolvimento de habilidades como autonomia, liderança, autocontrole e proação. Tudo isso pode promover mudanças em suas prioridades. Sua forma de ser e perceber o mundo ao seu redor também podem mudar… Verdadeiramente, esta pode se tornar uma situação de possível redescobrimento e posterior reinvenção de si mesmo!
Expansão do Networking
Por mais distante que esteja do seu país, durante um intercâmbio, você não estará sozinho. Essa é também uma oportunidade de fazer novas e excelentes amizades e bastante network, com pessoas do mundo todo. Cada vez mais, as pessoas reconhecem a importância do intercâmbio e se dedicam a essa experiência. E, por estarem na mesma situação, rapidamente você e seus colegas de curso formam laços de amizade. E estas amizades podem ser duradouras e benéficas. Então, lembre-se de chegar junto, distribuir sorrisos e salvar números telefônicos – negócios se fazem com pessoas!
Incremento do currículo
Fazer intercâmbio vai naturalmente lhe levar a desenvolver habilidades que talvez você nunca tenha imaginado. E essas não serão importantes apenas para o seu desenvolvimento pessoal. O mercado de trabalho valoriza muito as experiências internacionais. As empresas multinacionais que atuam no Brasil carecem de profissionais qualificados, fluentes em língua estrangeira e com o perfil que você terá ao voltar. Há alguns anos, aqui mesmo no Ceará, com a construção do Porto do Pecém, muitos empregos foram oferecidos, mas um número menor que o esperado de candidatos apresentou inglês fluente nos seus currículos, o que causou muita frustração para alguns profissionais extremamente capacitados.
Há uma tendência de algumas organizações em perceber o profissional que fez um intercâmbio como uma pessoa mais autônoma, proativa, capaz de enfrentar desafios, se adaptar a novas culturas, com capacidade de liderança e gerenciamento de situações. Isso é o que pode resultar em deixar sua zona de conforto e ganhar o mundo por um tempo! Por isso, se seu objetivo é alçar voos mais altos, fazer um intercâmbio talvez lhe seja uma ação coringa.
Uma viagem de intercâmbio é uma experiência única, e certamente pode marcar e mudar a vida daqueles que decidem por ele. No final do período de intercâmbio, as pessoas terão realizado algo muito original e pessoal, fora de suas zonas de conforto. Tudo isso renova as forças, desenvolvem a confiança e a autocompreensão – e esta é uma das magias de um intercâmbio. Ao longo dos anos, este tipo de viagem planejada, com um propósito acadêmico e profissional – além do simples fator recreativo da maioria das viagens – tem provado ser um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em sua própria vida e carreira. E ambas tendem a nunca mais serem as mesmas!