O artista cearense Anderson Carvalho se mantém inovador e, mesmo distante de sua terra natal, ele não esquece de suas origens. Anderson vem mantendo a essência de suas raízes em suas obras coreográficas e dando orgulho e oportunidades a muitos ao redor do mundo.
O coreógrafo e dançarino Anderson Carvalho vem conquistando a cena da dança internacional. O artista saiu de Fortaleza, Ceará, há cerca de10 anos – hoje ele reside na Holanda – vem quebrando paradigmas e mostrando que através da sua arte, ele pode cruzar fronteiras, criar beleza, inspirar pessoas, colaborar relevantemente e criar oportunidades para outros artistas.
Idealizador da ACDC (Anderson Carvalho Dance & Choreography), o artista segue criando e colaborando com outros artistas e companhias no Ceará e mundo além mar. Recentemente ele produziu junto a Cia. Foco de Dança de Iguatu, Ceará, o trabalho audiovisual “Narrow Road” (Rota Estreita). A obra é o resultado de mais um projeto e experimentação audiovisual desenvolvido pelo Anderson como diretor, pesquisador e coreógrafo que permanece a reinventar encontros e trocas artísticas. Narrow Road foi um desses encontros! A obra foi coreografada pela artista e coreógrafa Nayane Rodrigues a partir de instruções coreográficas apresentada por Anderson Carvalho. O trabalho traz uma obra musical desenvolvida coletivamente por artistas do Grande Bom Jardim sob a direção do músico e compositor D. D. Falamais.
Narrow Road é uma performance de videoarte de dois bailarinos que reconhecem sua interdependência. Uma reflexão sobre memórias, identidade, cultura e relações humanas. O trabalho explora a relação entre os indivíduos e o espaço em que habitam.
NARROW ROAD DREAM TEAM
Conceito & Direção – Anderson Carvalho
Coreografia – Nayane Rodrigues
Dançarinos – Laura Couto e Raicy Kelly
Videografia – Diego Carvalho
Edição de Vídeo – Ícaro Ramon
Guarda-roupa – Jean Bento
Edição sonora – Cláudio Alexandre
Composição de Música Original – D.D. Falamais, Anderson Carvalho, Beto Sousa, Valcir Santos e Jefferson Félix
A colaboração aconteceu à distância: o artista vem desenvolvendo métodos de criação se utilizando de várias mídias com o intuito de criar mais oportunidades de colaboração e exposição artística. Durante a pandemia Anderson também criou vários trabalhos de audiovisual com artistas locais de Fortaleza através de um dos seus projetos chamado Projeto Número 8, que têm tido repercussão mundial.
Anderson vem apresentando seus trabalhos em vários festivais fora do Brasil. Um que teve bastante destaque foi exposto no CICA Museum, na Corea do Sul. Atualmente, Anderson está em processo de criação e pesquisa com artistas da Cidade do Cabo, na África do Sul.
O QUE O FUTURO NOS REVELA
Em Maio ele estreará a sua mais nova obra “When I Left the Room” (Quando eu deixei o quarto). O trabalho traz questionamentos sobre os laços e relações humanas nos tempos atuais, inspirado pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman e o seu conceito sobre “Modernidade Líquida”.
Através de seu contínuo processo de criação e pesquisa artística, o coreógrafo vem desenvolvendo métodos coreográficos, e a sua própria linguagem de movimento. Ele vem trabalhando na intersecção entre tecnologia, corpo e imagem em movimento com extremo êxito e aceitação pelo publico e associados.
“O meu trabalho é uma investigação e tradução das minhas experiências através do movimento e composição coreográfica, experimentando um processo de criação a partir dos mais diversos ângulos possíveis, atravessando fronteiras, explorando novos espaços, formas, sons, movimento e oportunidades de expressão e liberdade em um processo criativo.” – Anderson Carvalho
When I Left the Room terá a sua primeira apresentação no dia 19 e 20 de maio de 2022 na Cidade do Cabo, África do Sul. O artista pretende viajar para outros países com o seu trabalho com o objetivo de inspirar e criar espaços para questionamentos e oportunidades de criação artística.
Anderson Carvalho Dance & Choreography é apoiado por Tristan Finance.
Veja outros trabalhos de Anderson