Homens e mulheres têm procurado cada vez mais novas técnicas que suavizam as marcas causadas pelo tempo. Quando o assunto é melhorar o aspecto facial, o Botox se tornou a alternativa mais procurada em centros estéticos e clínicas dermatológicas. Aprovado há 30 anos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância tem se destacado pela alta procura em consultórios especializados, aquecendo o mercado de estética. Entenda os mitos por trás do procedimento mais procurado no controle de marcas de expressão. A demanda por procedimentos estéticos dobrou nos últimos anos. Vamos aprender um pouco mais sobre ele para que suas decisões de beleza e bem estar sejam tomadas com mais assertividade, segurança e conforto.
Conhecido no meio científico como toxina botulínica, o Botox carrega mitos e verdades que causam dúvidas em quem deseja realizar o procedimento. Para a doutora Renata Gioia by (@renatagioia), especialista em estética e CAP da Clínica Botolifting Fortaleza, o procedimento traz grandes vantagens para a saúde e autoestima de pacientes. “Dentre os benefícios apresentados para a saúde estão o controle de musculatura em pacientes que sofrem com os sintomas do bruxismo e de enxaquecas tensionais, e para a auto estima na suavização de rugas e na disponibilização de um maior viço para a pele ”, afirma.
Segundo a profissional, o Botox, assim como qualquer procedimento estético, ainda deixa muitas dúvidas em muitas pessoas interessadas – cerca de 82% dos brasileiros revelam ter vontade de realizar algum procedimento estético, de acordo com uma pesquisa realizada pela Allergan com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Pensando nisso, Dra. Renata Gioia esclarece as principais dúvidas sobre a substância.
O Botox pode deixar o paciente inexpressivo?
“Não, o Botox não vai deixar ninguém sem mexer o rosto, os protocolos atuais não deixam as pessoas inexpressivas. Antes de fazer uma aplicação, é estudada toda a face do paciente e o trabalho é feito em cima das áreas delimitadas, planejadas e sempre preservando as áreas de risco.
O Botox consegue deixar o rosto deformado?
“Em casos raros isso pode acontecer, geralmente devido ao uso de produtos de má qualidade, com proporções incorretas, ou técnicas inadequadas. Portanto, ressalto sempre a importância de procurar um bom profissional – alguém de confiança e com experiência.”
Existe alguma idade específica para iniciar o Botox?
“A grande parte das pessoas que vão ao consultório tem a intenção de suavizar as marcas de expressão. Pessoas a partir de 18 anos já podem começar o a usar a substância como preventivo com o intuito de retardar o envelhecimento, ou até mesmo de elevar as sobrancelhas e deixá-la mais expressivas. O procedimento também pode ser usado para corrigir aspectos faciais como sorriso gengival.”
A substância é o mesmo material utilizado em preenchimentos labiais?
“Isso é um mito. O material utilizado para os preenchimentos labiais é o ácido hialurônico e tem o intuito de dar volume à boca e modelá-la. Já o Botox trabalha na musculatura da área aplicada, suavizando e prevenindo rugas.”
O resultado do Botox é imediato?
“Não. O bloqueio da musculatura ocorre de maneira gradual. É necessário respeitar o organismo de cada paciente. Normalmente, os resultados são notados de maneira mais intensa de 7a 14 dias após a aplicação do mesmo. Por estar em ascensão, a aplicação de Botox acaba se tornando um assunto muito comentado e cercado de diferentes tipos de mitos.
Qual o conselho para quem queira fazer uso esta substância?
Procure um profissional especializado antes de realizar o procedimento. Dessa forma, ele tirará suas dúvidas e o seu o resultado estará dentro das suas expectativas”
Dr. Renata Gioia
Rua Henriqueta Galeno, 576 – Sala 02
Aldeota, Fortaleza – CE, 60135-420
(85) 98808-8135