O fotógrafo, natural de Juazeiro do Norte, e estudante de Arquitetura, Jonas Campos Moura, de 20 anos, está morando no Ceará novamente há pouco mais de um ano. Ele se destacou como fotógrafo através de um projeto de tirar fotos de banhistas e clientes em barracas de praia como Orla Praia e Órbita Blue para aumentar o engajamento social entre os frequentadores e os estabelecimentos. A partir do êxito dessa ação, o fotógrafo tem ganho ainda mais experiência, liberdade, notoriedade e destreza social a ponto de viver realmente da sua profissão. Ele trabalha, se diverte, conhece lugares e pessoas especiais e deixa seus clientes com registros de momentos únicos capitados com a ajuda de suas lentes. Registros que duram uma vida! Tanto que uma de suas fotos está em exposição no Museu da Fotografia dentro da exposição “Entre Ruínas e Memórias: uma jornada pelo Ceará”.
“A fotografia sempre foi algo que eu pensava de me dedicar mais intensamente, e hoje, vivo exclusivamente disso. Graças ao meu trabalho na Praia do Futuro, em parceria com outro fotógrafo chamado Walisson, e ao apoio de algumas barracas, como a Orla Praia e Órbita Blue, consigo realizar esse projeto de vida.”
As habilidades de Jonas vão além da fotografia na praia, no entanto. Ele também faz retratos, cobre eventos sociais e corporativos, fotografa moda – como fez no DFB 2023. Ele deixa ir onde a demanda do cliente o levar – ou sua imaginação o permitir. Sua versatilidade o torna aberto a novas formas de expressar sua arte. Um exemplo disso foi sua participação no concurso do Museu em Rede, onde ele diz ter saído totalmente da sua zona de conforto ao fotografar paisagens e arquitetura. “Foi realmente um desafio, mas no final tudo deu certo e consegui um lugar na exposição, realizando assim um grande sonho”, diz o fotografo.
O projeto Museu em Rede é uma ação desenvolvida pelo Museu da Fotografia Fortaleza, que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através do XIII Edital Mecenas do Ceará, com o patrocínio da ENEL e da Esmaltec. O projeto tem parcerias com a Fundação Raimundo Fagner, a Associação dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre e Adjacências, a SME Sobral, a Associação Unidos para o Progresso, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itaitinga e a APAE de Cedro.
Falando um pouco mais sobre si mesmo, descobrimos que Jonas, além da sua profissão, tem uma bagagem cultural bastante extensa por se expor diretamente vários tipos de meios e pessoas. Mesmo com pouca idade, ele já viveu uma das experiências de vida que muitos sonham, mas poucos têm a coragem ou a oportunidade de viver. Antes de completar 20 anos, Jonas viajou por quase todo o Brasil, isso mesmo, todas as cinco regiões do país, visitando 17 estados. Grande parte dessas viagens foram relacionadas à competições esportivas. Jonas fazia parte da seleção mato-grossense de natação. Assim, é certo dizer que ele carrega consigo um pouco de cada lugar por onde passou e de todas as experiências compartilhadas.
Após 10 anos morando no Mato Grosso, Jonas volta para o Ceará, seu estado natal, com o objetivo de estudar. Recebeu uma bolsa para cursar Arquitetura e Urbanismo, na faculdade Farias Brito, o que ele diz ser outra grande paixão sua.
CONHEÇA O MUSEU
O Museu da Fotografia Fortaleza é um espaço disseminador da cultura em nossa cidade. O equipamento é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, detentor de uma das mais tradicionais coleções de fotografia do Brasil, abrindo seu acervo e instalações para os olhos e sentidos do público. Como espaço cultural, reúne e divulga obras do mundo inteiro para a apreciação plena da arte fotográfica. Como ferramenta educativa, ensina e incentiva a percepção, produção, profissionalização e evolução do olhar por meio de projetos, cursos e eventos diversos. Desde sua inauguração, em março de 2017, o Museu tem a educação como um dos principais interlocutores do equipamento com a comunidade.
EXPOSIÇÃO
“Entre Ruínas e Memórias: uma jornada pelo Ceará”
Museu da Fotografia
Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Fortaleza, Ceará