Guilherme Mendes é marido de Daiane, pai de João Guilherme, de cinco anos, e João Miguel, que nasce no final de fevereiro. Quando o homem de família não está atuando, entra em cena o focado empresário galerista. Ele comercializa obras de arte a partir de Fortaleza. Guilherme tem sua própria galeria, um catálogo variado, e um grupo de clientes exigentes, generosos e frequentes. O que mais um empresário poderia querer? De fato, Guilherme se diz extremamente feliz e orgulhoso do que tem construído com a ajuda de sua esposa e diz que em 2023, seu projeto de leilões online irá viabilizar constate apoio financeiro para específicos projetos sociais da cidade em parceria com renomados artistas. Intuitivo, mas extremamente determinado, Guilherme não deixa que a sua juventude o desvie de seus propósitos pessoais, espiritais, profissionais, familiares e sociais. Senhoras e senhores, eu vos apresento o Homem de Vitórias, Guilherme Mendes.
O que é empreendedorismo pra você?
Empreendedorismo pra mim é inovar e procurar se destacar na minha área de atuação, buscando sempre aprender novos métodos de desenvolvimento social, profissional e mental. Cursei Marketing e Design de Interiores na Unifatecie para me abrir mais os olhos com relação à minha área de trabalho. Ser galerista não é coisa fácil!
O que faz um galerista?
Galeristas são proprietários de galerias de arte que compram e vendem obras. Suas funções variam de encontrar novos talentos até promovê-los para que adquiram mais prestígio no mercado. Precisamos nos manter sempre atualizados com as tendências do mercado, para sabermos precificar acervos e melhor representar determinados artistas. Isso tudo não acontecem da noite para o dia. Há muito tempo e dinheiro investidos neste processo.
Como é sua história com a Arte?
Trabalhei em algumas grandes galerias no passado. Desde a primeira oportunidade que tive de entrar nesse universo gigantesco da arte, entrei sem hesitação e nunca mais saí. Isso foi algo tão intenso que hoje arte é minha área de atuação. Criei a Galeria Culturarte, pois amo estar cercado e tornar o mundo um lugar melhor através do belo. “Perceber meus clientes encantados ao ver um quadro que amam compondo um ambiente em sua residência é o que me faz acreditar que a arte tem um diferencial incrível. Ela toca, sensibiliza, ensina, ilustra – arte marca! Amo o que faço! Amo espalhar arte pelo Brasil!
O que o homem de negócios faz para se divertir?
Gosto bastante de viajar com a minha família; fazemos viagens curtas regularmente. Adoramos Guaramiranga, um dos nossos destinos mais frequentes! Toco alguns instrumentos: violão, teclado, bateria, guitarra e percussão. Isso, por si só, já relaxa, entretém e une pessoas. Leio também. No momento estou lendo “O poder do marketing pessoal” de Edmundo Vieira Cortes. Vamos ver o que aprendo! O foco geral é me aperfeiçoar em várias áreas e aplicar o aprendizado na vida e na empresa!
Vamos falar de amizades.
Devemos. Sou bastante comunicativo e tenho como meta pessoal e de negócios conhecer pessoas novas diariamente; estas pessoas acabam se tornando novos amigos e amigas, quase que inevitavelmente! Contudo, eu tenho duas pessoas especiais na minha vida: uma é minha esposa – minha melhor amiga – e a outra é o meu Tio Cláudio – homem inteligentíssimo e um excelente ouvinte. As pessoas que mais me cativam são aquelas movidas pela autenticidade, pela honestidade e pela verdade. Daiane e Tio Cláudio têm muito disso.
Fale de sua família.
Família para mim é assunto forte! Vamos começar pelo meu primeiro filho – meu anjo azul – João Guilherme: autista, carinhoso, amoroso, feliz. Amo estar com ele; durante a semana, vou com ele praticar seu esporte favorito, que é natação, e acompanhar nas consultas semanais com a fonoaudióloga. Eu insisto em estar sempre presente, pois acredito que família é isso – estar presente em tudo. Minha esposa Daiane é uma grande companheira; ela está ao meu lado tanto nos assuntos pessoais como nos negócios. Ela é meu braço direito. E agora, no final do mês, o nosso segundo filho chega para trazer ainda mais alegria. Estamos ansiosos para pegar o João Miguel nos braços!
Por que você chamou o seu filho, João Guilherme, de “anjo azul”?
A cor azul simboliza o autismo porque sua incidência é maior em pessoas do sexo masculino. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) masculino representa 80% dos casos diagnosticados. Além disso, no autismo, o azul estimula o sentimento de calma e equilíbrio. Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial, algo que precisa ser lidado com sabedoria! Este pequeno detalhe representa mais leveza no aspecto emocional do autista. Um detalhe que faz realmente toda a diferença.
Qual o seu maior sonho?
Meu maior sonho… Gosto da ideia de ajudar pessoas. Isso! Poder ajudar cada vez mais as pessoas, por meio de projetos sociais ou de alguma outra forma cabível. Temos tantas pessoas precisando de ajuda e isso me faz pensar e tem me incomodado. Sei que é uma missão difícil, mas se todos fizermos um pouco já podemos mudar muitas coisas. Novidade para 2023*: ao longo de 2022, desenvolvemos um projeto chamado POD ARTE. Durante o ano de 2023, faremos constantes leilões de quadros ao vivo pelo Instagram oficial da nossa galeria visando levantar valores para apoiar instituições de caridade. Isso estava dentro da minha ânsia de empreender ainda mais – além da comercialização de arte.
O que lhe amedronta?
Hoje a palavra “medo” não faz mais parte do meu vocabulário, nem na área profissional, nem na área pessoal. Já vivi situações difíceis quando me vi sem chão, sem apoio, e, mesmo assim, suportei tudo. Na verdade, todos os dias passamos por situações adversas de alguma forma… Eu levo comigo uma frase: o medo não constrói nada. Seguir o coração e fazer o que deve ser feito é o foco! Trato o medo apenas como uma palavra – mas estou alerta e preparado para a vida!
Você tem uma música que te move?
Mesmo sem Entender de Thales Roberto é uma canção que me faz sentir Deus a me falar que tudo que Ele faz é para o meu bem; desta forma, eu apenas tenho que confiar nEle, pois Ele é conhecedor de todas as coisas.
Vamos finalizar. Como você quer se despedir?
Acredito que nossos sonhos podem nos levar a lugares extraordinários. Hoje estou aqui, vivendo algo que sempre sonhei, mas, ao mesmo tempo, devo dizer que corri atrás de tudo isso! Tenho minha galeria hoje a partir de um sonho, mas estudei, aprendi e lutei por ele – empreendedorismo é isso! Siga sua intuição, faça o que deve ser feito e esteja de olhos abertos para as oportunidades que se cercam. Elas chegam! Precisamos estar 200% alertas e preparados!
*Novidade para 2023
POD ARTE SOCIAL – Um projeto social que vem sendo estudado desde o fim de 2022 e que vai ser colocado em execução durante todo o ano de 2023. Esta é uma iniciativa filantrópica que mira ajudar várias instituições de caridade e promover arte e cultura durante todo este novo ano. O projeto tem o formato de um leilão em podcast chamado POD ARTE, que será transmitido ao vivo no nosso instagram oficial – @galeriaculturarte – uma vez por mês. Durante as lives, ao longo do ano, 12 artistas plásticos serão recebidos para um bate-papo despretensioso, seguido de um leilão de uma obra do artista presente. Já temos nossa primeira presença confirmada: Vando Figueiredo. Do valor arrecado no leilão nesse primeiro podcast, 50% é direcionado ao artista e 50% vai para a Associação Pintando SeTEAzul, uma instituição que trata de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), visando assim ajudar e movimentar os meios sociais, culturais e artísticos durante 2023.
Estreia do POD ARTE SOCIAL com VANDO FIGUEIREDO
19 de fevereiro de 2023 – 19h, pelo @galeriacultuarte
Para saber um pouco mais sobre a instituição e o autismo