Professor Fernandes, o filho de Anfilóquio e Geralda, é um exemplo notável de dedicação e paixão pela educação e pela vida. Ele possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em Letras – Português, pela Universidade Vale do Acaraú e em Letras – Espanhol, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, está se graduando em Teologia Ministerial pelo Seminário Teológico Bíblico Maranata (SIBIMA), demonstrando seu contínuo interesse pelo conhecimento e pelo crescimento espiritual. Além disso, Francisco é pós-graduado em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, refletindo seu compromisso com a inovação e o ensino acessível. Natural de Bacabal, Maranhão, Francisco carrega consigo a riqueza cultural e os valores de sua terra natal. Sua paixão pelo espanhol não é apenas acadêmica, mas também pessoal, uma vez que ele se dedica a transmitir esse conhecimento com entusiasmo e maestria para seus alunos. Seu amor pela educação é evidente em cada aula, onde ele inspira e motiva seus estudantes a alcançarem seu pleno potencial. Além disso tudo, Fernandes é um homem profundamente apaixonado pela vida e por sua família. Ele se considera uma pessoa realizada e expressa isso através de suas palavras e ações. Sua esposa, com quem compartilha uma história de amor e companheirismo de 33 anos, é uma figura central em sua vida. Suas filhas são motivo de imenso orgulho, refletindo a educação e os valores que ele se esforçou para transmitir. E suas duas netinhas são suas maiores alegrias, trazendo luz e felicidade a cada dia. Fernandes tem um espírito vibrante e uma personalidade cativante que deixam uma marca indelével em todos que o conhecem. Sua jornada de vida é uma verdadeira inspiração, mostrando que com dedicação, amor e fé, é possível conquistar grandes vitórias. Hoje, temos o prazer de conhecer um pouco mais sobre este notável homem, que, com seu carisma e dedicação, continua a tocar muitas vidas. ¡Damas y caballeros, con ustedes, el fabuloso Profesor Fernandes!
Quem é Francisco Fernandes?
Gosta muito de ler. Passo horas da minha vida debruçado sobre um bom livro, preferencialmente um bom romance – ou um livro teológico, mas sou obrigado também a ler livros técnicos, voltados para a área profissional. Essa atividade do ócio é o que primeiro me define, mas jamais poderia olvidar-me da minha paixão pela família, esposa, filhas e netas, como também pela cultura espanhola, da qual me dedico de forma profícua, pois ganho a minha vida e o sustento da minha família através do magistério. Posso afirmar que, se não 100%, já estou bem próximo de viver o “ócio criativo”, teoria defendida pelo saudoso sociólogo, Domenico de Massi, em que trabalho, aprendizagem e diversão se completam. Outra parte de mim está relacionada com o cristianismo. Sou, além de professor de espanhol, cristão evangélico calvinista e tenho a Palavra de Deus como base para todas as minhas decisões. Amo o que faço. Só faço o que amo. Sou feliz!
Fale-nos de sua família?
Amo minha esposa, Alcinete. São 33 anos ininterruptos de amor. Amo minhas filhas Rhayza, Larissa e
Débora e netas Ester e Lia. Sou totalmente ligado à elas, mas o amor às minhas netas é inexplicável. Procuro deixar o mesmo legado que me deixaram minhas avós – cuidado, carinho, amizade, muita leitura e amor incondicional.
Você é um homem de fé?
Desde cedo, professo a fé cristã. Sou calvinista e para mim, a fé reformada é a que mais encontra respaldo escriturístico. Gosto de dizer que tenho convicções muito fortes, pois sei que tudo que acontece em minha vida, acontece porque está nos propósitos eternos de Deus. Isso me dá tranquilidade e descanso, e é a base da minha felicidade e realização.
Quais os prêmios recebidos ao longo dos tempos que mais lhe orgulham?
Faço parte de uma equipe fenomenal, que é o grupo de professores de espanhol do CLM – Centro de Línguas de Maracanaú – uma escola de idiomas, pública municipal, que oferece cursos de Espanhol, Inglês e LIBRAS, para a comunidade maracanauense, de maneira gratuita. A equipe de professores do CLM é muito competente e composta por profissionais bem qualificados, com premiações e formações internacionais. No ano de 2022 o curso de Espanhol do CLM foi galardoado com prêmio de segundo melhor curso do Brasil, no concurso “Colegio del Año”, na categoria “Escuela de Idiomas”, premiação dada pelo “Instituto Cervantes”, através do “Ministerio de Educación y Formación Profesional del Gobierno de España”. Um dos vários prêmios do concurso foi um curso de aperfeiçoamento de professores, ministrado pelo “Instituto Mundo Español” em Buenos Aires, no período de 13 a 17 de julho de 2023. Formação que tive o prazer de fazer e representar meus colegas do CLM.
Você tem uma grande saudade?
Não sou muito saudosista, mas se há algo que me faça sentir saudade é da presença do meu pai, Anfilóquio Fernandes, que foi um grande exemplo de honestidade e moralidade, imprimindo esses atributos na vida dos seus filhos.
Qual o seu passatempo?
Gosto muito de frequentar cafés, pois são ambientes onde se pode, além de saborear um saboroso cafezinho, bater um bom papo com amigos, familiares, colegas de trabalho e da igreja. Também gosto de viajar! Amo a Argentina! Já viajei por diversos estados do nosso país e todos são maravilhosos e riquíssimos em cultura, ao ponto de não ser preciso sair daqui para gozar das mais belas obras de arte da natureza e do ser humano, mas a Argentina conquistou meu coração, talvez por causa do espanhol, que é o idioma que lido com ele todos os dias, porém, a arquitetura de Buenos Aires, o espanhol portenho, com sua característica única e o lunfardo usado pelos bonaerenses, me encantam. Sempre que posso, passo parte de minhas férias nesse país tão agradável e receptível. E uma coisa mais: as artes plásticas me encantam; assim, quando me sobra tempo, realizo alguns trabalhos de pintura.
E como você toma conta de sua saúde?
Aos 54 anos de idade, não há nada que tenha me impedido de dar o melhor de mim no meu trabalho e em minhas atividades extras. Sempre brinco afirmando que ninguém é perfeito, sempre há algo para mostrar as nossas limitações e a nossa dependência de Deus e assim seguimos fazendo as dietas e tomando as medicações adequadas para cada mal que se apresenta.
Você tem um sonho?
Meu sonho é ver um investimento pesado na educação, principalmente em relação ao ensino da língua espanhola, que apesar de ser a segunda língua mais falada no mundo, por nativos, e o idioma de quase todos os países que nos circundam, é vítima de grande preconceito aqui. Sonho em ver o grande trabalho realizado pela equipe de espanhol do CLM ser contemplado por todos e deixar de ser visto somente como um “cursinho” de uma cidade do Ceará. Gostaria de ver os representantes municipais divulgando de forma massiva o grande potencial que o curso de espanhol do CLM tem. Acredito que somos um país rico, um povo forte e aguerrido, que superará todos os desmandos causados pela ignorância e falta de bom senso. Boa educação é meu sonho coletivo.
Como se deu o seu encontro com o Espanhol?
O espanhol foi algo que surgiu na minha vida de forma providencial. Sabemos que a educação pública brasileira sofre de um mal muito difícil de ser superado, a má interpretação de conceitos didáticos e pedagógicos, que terminam mascarando os verdadeiros resultados. Sou professor e funcionário público e a língua espanhola veio como uma espécie de resgate na minha vida profissional. Ela proporciona que eu veja grandes resultados na vida dos meus alunos. Sei que grande parte disso se deve à excelente gestão e equipe de professores do CLM, mas sei também que a maior parte é por causa da beleza e riqueza do idioma, que faz com que os alunos vislumbrem um futuro melhor para suas vidas, coisa que temos visto muitas vezes na vida de muitos egressos do CLM.
Você tem algum medo?
Acho que o único medo que tenho é de não poder mais transmitir o pouco conhecimento que tenho adquirido na vida, mas também já tenho trabalhado minha vida nesse sentido, pois sei que chegará um momento em que isso acontecerá e quero que fiquem em minha memória somente os bons momentos, que, certamente, são muitos e que o meu legado como professor influencie aos demais.
Algum plano para o futuro?
O futuro a Deus pertence. Isso pode até parecer lugar comum, mas é a pura verdade. Quero continuar trabalhando no que faço, terminar meu bacharelado em teologia, atuar mais no trabalho cristão e esperar que os representantes do povo reconheçam mais o trabalho dos professores e se empenhem em investir mais na educação e no salário dos seus profissionais.
Você tem um livro que o inspira?
Um livro: a Bíblia, pois creio que nela há ensinamentos para toda e qualquer área da vida, mas diria também que Gabriel García Márquez, Isabel Allende, Mario Vargas Llosa, Julio Cortázar, dentre outros, são autores hispano-americano que muito me inspiram a continuar, além de aprendendo, deleitando-me com suas maravilhosas ficções.
Para finalizar, deixe-nos uma mensagem.
Em primeiro lugar, gostaria que conhecessem o CLM e as grandes atividades culturais que são realizadas lá. São festas belíssimas e recheadas de cultura e aprendizagem (CLM Comunica, Día de Muertos, Cine Tapeo, Independência de México etc.). Em segundo lugar, que todos buscassem conhecer um pouco sobre a língua espanhola, sua riqueza, sua alegria e sua importância mundial, que procurasse, também, fazer um curso em uma das instituições de ensino que ofertam espanhol. Isso pode conduzí-lo por um rico caminho de prazeres e de aprendizagem.