Coluna OcasionaisDestaqueSaúde & Bem EstarSociedade

Homem de Vitórias – Felipe Jataí | @felipejatainutri

Felipe Jataí se considera um entusiasta da vida! Extremamente determinado, do tipo de pessoa que só para de tentar quando alcança os seus objetivos. Como nutricionista, ambiciona continuar trabalhando e ajudando pessoas a entender melhor seus organismos, a melhorar suas relações com a alimentação e a saúde – e ser reconhecido por seu trabalho! Acho que isso tem dado certo! Estamos aqui exatamente para saber mais sobre o Homem de Vitórias da vez e sua relação com a vida. Reservado, mas cheio de convicções, Felipe acredita que alimentar-se bem seja uma forma mais genuína e benéfica de autocuidado, um caminho que pode levar nutrição para nossos corpos físicos, mentais e espirituais. Profundo? Também achei… e o que é melhor, sem pretensões filosóficas catequizadoras impostas! Agora, então, vamos nos nutrir de ideias e palavras que nos tornem mais robustos, esclarecidos e estimulados a caminho da real plenitude dos prazeres da nutrição.

 

 

“Ninguém pode parar de estudar.”

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

Estudos – É a base! É algo que precisa ser constante, sempre! Na minha área, e acredito que em todas, ninguém pode parar de estudar.  A ciência tá em constante evolução e descoberta; estudar é a maneira de entrar em contato com todo esse conhecimento. Ainda hoje me cobro bastante quanto aos estudos. Tenho pavor a ideia de parar de estudar.

Passatempo – Acredito que a maior parte do meu tempo esteja dedicado ao meu trabalho e estudos, mas também não abro mão de uma atividade física, do meu yoga e de um tempo de qualidade com a minha família e amigos. Isso pra mim é o combustível.

A gente não quer só comida.
A gente quer comida,
Diversão e arte.
A gente não quer só comida.
A gente quer saída
Para qualquer parte.

Amizade – Imprescindível. Acredito que seja impossível passar por essa existência sem contar com a parceria, o suporte, o acalento e até mesmo os ensinamentos das boas amizades. Inclusive, são as boas amizades que deixam a vida mais confortável.

Família – O real alicerce da vida. Para mim, família é sinônimo de apoio, acolhimento, torcida, proteção e abrigo. Meus pais e meus irmãos são meus maiores entusiastas, estão sempre me apoiando, comprando as minhas ideias e não medem esforços para me ajudar. Como não os amar ou não falar deles aqui? Obrigado, família!

A gente não quer só comida.
A gente quer bebida,
Diversão, balé.
A gente não quer só comida.
A gente quer a vida
Como a vida quer…

Nutrição – Nutrição é uma ciência linda. Pouca gente ainda conhece a grandeza que ela tem. Vai muito além de caloria, dieta, performance e emagrecimento. Nutrição é se preocupar com a saúde do solo de onde vem os alimentos, é se preocupar com os ciclos de chuva, com a procedência do alimento, com o uso de pesticidas, com o processamento desse alimento, com a relação aos tratamentos de animais, com a pesca, com o meio ambiente. É se comprometer e se preocupar em melhorar a fome no mundo, é reconhecer o lado político, o lado cultural, o lado social e o lado sanitário que envolve todo o processo de comer.

Beleza – É o resultado de um corpo saudável, uma mente sã e uma alma leve. Acredito fortemente que a beleza venha de dentro como consequência de uma saúde integral e abrangente. Quando trabalhamos com o que a gente gosta, estamos em paz com o mundo e com os outros, criamos uma rotina de qualidade e estamos realizados, a beleza vem, pura e naturalmente!

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

 Saúde – Acredito que a saúde nunca foi tão valorizada como nesses últimos dias. Até pouco tempo, tratávamos a saúde como uma questão de sorte.  Agora estamos nos colocando como responsáveis por ela. Estamos percebendo que podemos “cultivá-la”. Saúde é uma conquista, fruto de escolhas diárias de alimentação e estilo de vida.

Vida – Impalpável, inconstante e única. Acredito que viver é uma dádiva e um desafio ao mesmo tempo. Viver é ter um propósito e tentar cumpri-lo com leveza e alegria mesmo com todos os percalços do caminho.

“Acredito que alimentar-se bem seja uma das formas mais genuínas e benéficas de autocuidado.”

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor.
A gente não quer só comer.
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor…

Sonho – Sempre tive um sonho de fazer carreira, de ser um bom nutricionista, de contribuir com o meu conhecimento e me destacar na área clínica. Estou construindo-o tijolo a tijolo!

Sucesso – Sucesso é auto realização. Sempre soube com muita clareza onde eu quero chegar, e talvez o sucesso seja o fato de alcançar, de chegar no ponto que você queira. De olha para trás e ver uma estrada toda percorrida e enxergar um caminho bonito que tenha valido a pena.

A gente não quer
Só dinheiro.
A gente quer dinheiro
E felicidade.
A gente não quer
Só dinheiro.
A gente quer inteiro
E não pela metade…

Saudade – Eu me considero uma pessoa saudosista. Tenho saudade da minha infância, da época de colégio e principalmente da época da faculdade. E até acredito que toda essa saudade seja um sinal de que essas épocas da minha vida valeram a pena e foram bem vividas.

Amor – É o nosso dharma nosso propósito. Dharma é sânscrito e se refere, principalmente, às leis espirituais, morais e ao cumprimento dos deveres que delas derivam. O cumprimento desses deveres deveria constituir a base da vida espiritual e social. Acredito que viemos para aprender a amar. Essa deve ser a nossa maior religião!

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?…

Futuro – Uma obra incerta! Podemos até planejar tudo, mas só vamos saber quando chegarmos lá! Ainda assim, passo muito tempo pensando no futuro, não sou o tipo de pessoa que vive um dia de cada vez. Gosto de fazer meus planos mesmo sabendo que o amanhã é incerto. Um doa projetos para o futuro é desenvolver ainda mais o Projeto Desinflame.

PROJETO DESINFLAME – um projeto desenhado para minimizar as queixas clínicas mais comuns no meu consultório: indisposição, dores, retenção de líquidos, dificuldade em perder peso e problemas com o intestino. Todos esses sintomas são características de uma inflamação subclínica. No projeto se inicia em alertamos sobre práticas de alimentação altamente pró-inflamatória que a maioria das pessoas comumente levam, consciente ou inconscientemente.  Modula-se uma dieta para reverter esse quadro. O Projeto promove um atendimento em três etapas: primeiro o paciente passa por uma dieta antitoxina, depois uma dieta de modulação intestinal e uma terceira dieta para as demandas específicas e manutenção dos resultados. Um número extremamente relevante de pacientes tem tido excelentes resultados, o que nos faz querer persistir, insistir e progredir na ideia ajudar a nutrir melhor o corpo em prol de uma vida mais harmônica.

 

Medo – Lembro-me que uma professora de yoga me falou que onde não há medo, há ingenuidade. O medo não é ausência de coragem, pelo contrário; a coragem anda junto com o medo. E tudo isso tem feito muito sentido pra mim. Sempre fui uma pessoa tímida e temerosa, desde criança. Mas nunca deixei que esses medos me barrassem….  Gosto de olhar para toda a minha trajetória de vida – e sei que não é tão longa assim – e perceber que, sim, tive muito medo, mas também muita coragem e persistência, que me trouxeram e me fizeram quem eu sou hoje.

“O medo não é ausência de coragem.”

Alimentação – uma alimentação adequada é aquela que é equilibrada, que atende às demandas individuais, e é viável e sustentável. Não acredito em uma alimentação restritiva. A alimentação deve, sim, ser uma forma de prazer; no entanto, devemos ter consciência. Saber discernir nossas escolhas alimentares com autonomia é importante para um processo de reeducação alimentar. Se eu pudesse nomear uma regra de ouro dentro da nutrição, seria a de comer apenas quando sentimos fome, ou seja, se observar e se perceber. Devemos desenvolver a consciência de escutar o nosso ciclo de fome e saciedade. Acredito em uma alimentação capaz de trazer mais vida, vitalidade e autoconhecimento para as pessoas. Uma alimentação que traz nutrição para todos os nossos corpos – físico, mental e espiritual.  Acredito, também, que alimentar-se bem seja uma das formas mais genuínas e benéficas de autocuidado. Gostaria que as pessoas conseguissem perceber o que de fato a nutrição é e, assim, se apaixonarem mais por si e pelas suas próprias vidas!

Diversão e arte…
Para qualquer parte!
Diversão, balé…
Como a vida quer!
Desejo, necessidade, vontade!
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade…

Comida, interpretada pelos Titãs
Sergio Affonso, Marcelo Fromer e Arnaldo Filho, compositores

 

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios