Coluna OcasionaisDestaqueSociedade

Homem de Vitórias – Fábio Uchoa

O homem com um sonho e inspiradoras vitórias

Voar era o sonho de um menino no interior do Ceará. Voar – pura e simplesmente! O Comandante de Linha Aérea Fábio Uchoa tem muitas histórias para contar sobre este menino. Uma delas é que ele foi parado na rua um dia e questionado sobre a razão dele está olhando para o céu. “Um dia eu vou voar, tio! Eu quero pilotar um avião daqueles que acabou de passar por aqui”, replicou. O menino – que hoje é piloto – foi desdenhado e desacreditado naquele instante. Contudo, a robustez de seu sonho o fez se alimentar ainda mais dos ensinamentos de seus pais e professores em direção ao seu alvo de vida. O menino cresceu, tornou-se adolescente, mudou-se para Fortaleza, sozinho, com certos receios e muitas incertezas, mas trouxe consigo uma insaciável fome de voar. Atenção, senhores e senhoras, iremos decolar. Nosso destino é conhecer Fábio Uchoa, o homem com um sonho e inspiradoras vitórias pessoais que incentivam muitos a ter um sonho e agir.

Carioca de origem simples, ele se muda para Umirim, uma cidade a 95km de Fortaleza, Ceará, em 1983 com seus pais, Francisco Ribeiro e Goretti Uchoa e dois irmãos, Franki, o primogênito, e Felipe, o caçula, que hoje é prefeito da cidade. Fabio é casado e tem dois filhos. Para ele, sua família, tanto a imediata como a extensiva, lhe é a base de tudo. Parece jargão, mas ele é tão enfático, autêntico e seguro sobre seus sentimentos com relação à sua família que ele finaliza dizendo: “Sei que posso contar 100% com eles e eles comigo.”

Suas amizades são celebradas com a mesma intensidade e sem muita cerimonia: uma pizza bem feita no balcão de casa ou à mesa de algum restaurante, conversas que podem achar solução para tudo – de crises conjugais à crises sócio econômicas de países longínquos – com todo o humor e autenticidade que ele tanto mostra como aprecia em suas relações.

Fervoroso e religioso, acredita fielmente que tudo colabora para o bem. Exercita-se insistentemente na empatia! Isso o faz agir de maneira mais prática e eficiente em devolver à sua comunidade, como maneira de retribuir tudo o que ela o fez por seu caráter e vida. Uma dessas ações foi ter idealizado, junto com a Prefeitura de Umirim, a criação da Praça do Aviador, uma homenagem à memória do Major Aviador Anderson Amaro Fernandes. O Major é natural de Umirim e foi piloto do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira.  Além da homenagem prestada, o foco da criação da Praça do Aviador também foi urbanizar o centro da cidade de Umirim, ao passo que inspira e incentiva de forma permanente os jovens da região a despertar curiosidade e admiração pelas atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira. Palestras motivacionais, excursões, visitas técnicas e direcionamento profissional e acadêmico também têm sido parte das muitas ações que o menino sonhador de Umirim tem disponibilizado para sua cidade do coração. Ele acredita que podemos mudar pessoas a partir de pequenas ações. E aparentemente tem dado certo! Esta história de transformação de pessoas e lugares comandada por Fábio teve início em 2018. Como resultado direto ou indireto de suas intervenções na cidade, tem havido um crescente aumento nas notas escolares dos estudantes que participam dos inúmeros eventos propostos, e algumas medalhas nas olimpíadas brasileiras – inclusive uma de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasOBMEP – em que o aluno ganhou bolsa integral no Colégio Farias Brito, em Fortaleza.

Em Julho de 2019, em cerimônia realizada pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), durante as comemorações dos 72 anos do destacamento, Fábio foi condecorado com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O título lhe foi dado por ele ter se mostrado um exemplo de perseverança na profissão, por sua atuação social levado conhecimento a muitos e por ter feito da aviação uma inspiração e um incentivo para os sonhos e aspirações de vários indivíduos por onde quer que passe.

Fábio é membro da Associação dos Aeronautas da GOL-ASAGOL, uma entidade sem fins lucrativos, responsável por congregar os aeronautas da Gol Linhas Aéreas S/A, zelando pelo bem-estar de cada associado, promovendo o seu crescimento profissional e atuando na defesa dos seus interesses junto à companhia aérea. A ASAGOL atua junto ao grupo de voo da GOL, bem como grupos de trabalho no Brasil e no exterior, dentre eles as Comissões de Fadiga Humana, Perigo Baloeiro, Risco Aviário e de Treinamento do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), e os comitês técnicos da IFALPA (International Federation of Air Line Pilots’ Associations), com os quais desenvolve trabalhos e estudos com vista a promover melhorias para a categoria e para a aviação brasileira.

Este ano o presidente da comissão organizadora do XIX SITRAER – Simpósio de Transporte Aéreo, Dr. Heber Oliveira, nomeou Fábio Uchoa como um dos embaixadores do evento. Fábio tem como função apadrinhar o simpósio e guiá-lo por entre caminhos que acelerem processos como escolha de assuntos e palestrantes, apresentação de líderes, estabelecimento de laços entre instituições e pessoas, promovendo interesses entre as partes, e divulgação da cultura do transporte aéreo nacional. O Simpósio acontecerá em Fortaleza, Ceará, e traz cientistas, professores, profissionais da área e alunos que abordarão o tema “Soluções e inovações para o transporte aéreo no Brasil”.

E como o indivíduo que tem centenas de vidas nas mãos passa seu tempo livre após aterrissar sua aeronave? Ele lê – quase que omnivoramente – mas dá prioridade a assuntos sobre aviação, educação, ciência e tecnologia, além de levar e trazer os filhos na escola quando está em terra. Parece algo simples, mas Uchoa – o pai – tem plena consciência de que deve dedicar tempo e proximidade física e emocional a seus filhos e esposa – até mesmo para compensar horas distante dos seus por suas responsabilidades profissionais.

Força, foco e fé é a tríade que tem acompanhado Fábio Uchoa ao longo de sua existência! Força, pois não foram poucas as quedas e decepções, mas existia um alvo definido e uma fé pulsante em si, nos estudos e nos ensinamentos de seus pais. E o menino sonhador finalmente voou. O que se faz com um sonho quando se chega a ele? Sei que não é real para todos, mas nosso contador de histórias voltou a Umirim, sua cidade de infância, visitou a cada um de seus professores e os presenteou com uma réplica de avião da companhia que lhe contratou após receber seu certificado de piloto como agradecimento e reconhecimento pela dedicação de cada um de seus professores. Não são muitos os que sabem reconhecer o esforço de familiares, professores, e comunidade – até da pessoa que o parou quando criança e pensou que o sonho de um pequeno Ícaro nunca alçaria voo. Celebramos aqui o menino que voou e tem levado muitos a fazer o mesmo, tanto física como emocional e intelectualmente! Respeito por si e suas origens, autoconhecimento e persistência provam, então, que podemos ir além.

Hoje, Uchoa sente o gosto da conquista e fala: “eu consegui realizar o meu sonho! E isso é muito gratificante!” Quando perguntado sobre o futuro, nos fala que ele pertence a Deus. Não que não haja projetos futuros, mas novamente nos aponta para o caminho do livre arbítrio – da pessoa poder construir a sua caminhada e destino. O projeto em curso agora é estar se graduando em Ciências Aeronáuticas, pela UNISUL, em Santa Catarina, para fundamentar ainda mais as suas ações e possibilidades, tanto individuais como profissionais. Ele finaliza e deixa uma mensagem que apela à simplicidade de viver a vida com responsabilidade, respeito ao próximo, e extrema valorização da família e amigos.

Senhoras e senhores, aqui iniciamos o nosso procedimento de aterrissagem. Espero que tenha tido uma proveitosa leitura. Desejo tê-los por perto novamente em breve. Obrigado por escolher este texto como sua leitura hoje e que nossos próximos voos sejam ainda mais promissores em conhecer outros Homens de Vitórias.

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios