Coluna OcasionaisDestaqueSaúde & Bem EstarSociedade

Homem de Vitórias – Fábio Araújo | @fabinhoo._

 

Nas areias ao redor do mundo, Fábio Araújo é conhecido como Fabinho do Vôlei. Aqui o chamaremos de Fábio, mas acho que ele bem poderia ser chamado de Fabão: nosso entrevistado, além de ter quase dois metros de altura, ainda é detentor do título de melhor levantador de vôlei de praia do Brasil por três anos consecutivos e outras tantas indicações tão fabulosas quanto… Bem, de qualquer modo, Fábio é casado, tem dois filhos e um cachorro. Um homem de família, rato de praia desde sempre, fit, dinâmico, divertido, falante, rápido em ajudar e lento em se irar. Um autêntico show de bola dentro e fora das quadras! Pelo menos isso foi o que eu assimilei da conversa com ele, o Homem de Vitórias da vez! Inspire-se com este indivíduo plenamente entusiasmado pelos trabalhos que faz, pelo vôlei, pela esposa, pelos filhos e pela vida.

 

 

Fábio Araújo em seu habitat natural – perto do mar e na areia – até quando não está jogando.

 

Quem é Fábio Araújo?

Uma pessoa totalmente do bem. Acredito que o mundo precisa de mais amor – de mais Deus no coração. Fazer fluir o que temos de bom na mente e no coração é crucial! Precisamos espalhar mais amor ao próximo, por exemplo. E isso é tão simples e fácil. Luto diariamente para trazer isso para a minha vida. Sou também uma pessoa que gosta de movimento. Gosto de esportes, viagens, espaços ao ar livre, e muito sol – cada dia mais devidamente hidratado e protegido, especialmente morando em Fortaleza. Fui literalmente criado em meio ao que mais amo, que é jogar vôlei de praia. Por consequência, talvez, durante a minha carreira de atleta profissional, conquistei como o meu maior prêmio ter sido escolhido o melhor levantador de vôlei de praia do Brasil por três anos consecutivos – um orgulho pessoal, obviamente, mas também um título que fez brilhar o nosso estado e nação. Daí, posso falar, ainda, que sou um cara persistente e paciente: não desisto fácil dos meus sonhos. Um dos sonhos realizados: quatro anos depois que parei de jogar vôlei profissionalmente, me formei em Educação Física, e logo comecei a dar aulas. E para fechar a resposta, também sou meio caseiro e muito gregário: confesso que gosto de familiares e amigos rindo por perto me animando a alma e me aquecendo o coração.

O que significa o Vôlei de Praia pra você?

Simplesmente um esporte que me fascina! O voleibol é como um analgésico: ele me deixa realmente tranquilo e em paz. O maior e mais belo esporte de todos! Sempre gostei de esportes; inicialmente eu jogava futebol de salão – era goleiro. Um belo dia, o meu irmão mais velho me chamou para conhecer o vôlei de praia, e eu me apaixonei pelo esporte. Hoje, jogo com amigos todas as semanas, mesmo já tendo parado de jogar profissionalmente; joguei por vários anos pelo Circuito Brasileiro e pelo Circuito Sul-Americano. Através do vôlei, conheci muitas cidades, países e culturas… Foi através dele que também tive muitas conquistas pessoais! Eu amo o voleibol e todos os benefícios que ele nos traz. E eu diria que o principal deles é a socialização. Aprendemos que precisamos do próximo, aprendemos a dividir, somar, participar, esperar, agir, observar, sentir, reagir, etc… Agradeço a Deus a oportunidade de fazer parte do mundo dos esportes!

 

Vaidoso quando precisa ser – na foto, Fábio Araújo veste Cabeto

 

Como é lidar com juventude, beleza e o passar dos anos?

Beleza é a verdade nas pessoas. Admiro muito a sinceridade, a lealdade, e creio que quando somos íntegros, de bom caráter, isso nos deixa bem mais belos. Além disso, Deus nos dá diariamente o poder de contemplar a beleza de sua criação: o sol, a lua, o mar, as pessoas, e milhares de outras oportunidades. Quando se vive de bem com o próximo e consigo mesmo, irradiamos beleza, vigor e boas energias. Olha só para a beleza da mulher da minha vida, Germana. Sabendo disso, o passar dos anos não nos causa pesar, nem sofrimento.

Você é tão “do lar” quanto parece ser?

A família é a minha fortaleza. Nela eu encontro paz. Precisamos estar bem com nossos familiares para tudo se encaixar nos devidos lugares: trabalho, lazer, e tudo mais. Nossos melhores amigos, sem dúvidas, são nossos familiares… E quanto a ser do lar, sou caseiro, mas só sei fazer café! Ainda bem que ele é gostoso. Quando não há mais o que fazer na organização da lar, meu passatempo preferido é assistir filmes, por exemplo! Gosto muito de filmes de aventura, e assistir com meu filho João Gabriel é maravilhoso porque ele também gosta deles e acabamos tendo um tempo de qualidade juntos. Nesses meses de quarentena, tenho visto vários. A Germana, às vezes, cai no sono… e o mais novo nem sempre vê tudo! Assim, posso meditar sobre o que vejo na tela e ao meu redor, relaxar um pouco, sonhar, aprender… Sou um homem de sorte! E esta entrevista está sendo um momento mágico para mim! Que bom poder falar sobre a importância da família, dentre outros assuntos! Bem, acho que sou caseiro, sim. Um homem recatado e do lar, que sabe fazer café, mas não sabe cozinhar! Essa é a área exclusiva de minha private chef, Germana!

Fábio, você também é um homem de fé?

Em Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Fé é acreditar no poder de Deus e crer que Ele pode nos ouvir. É confiar, ter calma e esperar… Fé é um ato de esperança. Sou um homem de fé. E tenho ganho muito por depositar minha fé em Deus.

 

“Eu trabalho onde o povo se diverte e é estimulante contribuir para isso.”

 

Fale-nos sobre o seu trabalho.

Hoje estou na Secretaria de Esportes do Município de Fortaleza como supervisor do bom funcionamento dos 21 espaços esportivos da beira-mar. Meu trabalho é algo prazeroso. Gosto do que faço e como comecei desde cedo nos esportes, é mais recompensador continuar trabalhando no meio. Procuro ser uma pessoa determinada! Força está relacionado com o agir, o ter ação e atitude… Para termos resultados e sermos vitoriosos, precisamos ser decididos.

O que lhe vem à cabeça quando você ouve a palavra “praia”?

Um dos melhores lugares para se estar… Na verdade, preciso de praia para viver! Sinto-me melhor próximo a ela. Quando ainda namorava com a Germana, minha esposa hoje, nós éramos ratos de praia – íamos todos os finais de semana curtir um bom sol. A praia é um lugar que me dá paz e tem sido o meu local de trabalho por longos anos. Eu trabalho onde o povo se diverte e é estimulante contribuir para isso.

O vôlei é um esporte que me fascina! É como um analgésico: ele me deixa realmente tranquilo e em paz. O maior e mais belo esporte de todos!

 

E Saúde?

Sem ela não somos praticamente nada. Conheço algumas pessoas que perdem sua saúde devido ao excesso de trabalho e preocupações. Precisamos ficar sempre atentos a qualquer sinal que o corpo nos mostra de alguma fragilidade. Saudáveis podemos correr atrás do nosso pão de cada dia; por outro lado, sem ela, bem pouco é feito! Então, fica a dica de termos uma boa alimentação, uma boa noite de sono, uma prática regular de atividades físicas e uma mente equilibrada, com pensamentos positivos, gratidão no coração e um contato diário com Deus. A vida é um presente. A capacidade de respirar, andar, amar, contemplar o belo é simplesmente fantástica. Como diz a música “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” é também uma reflexão para a gente se amar, curtir, saborear o quão boa é a vida. E temos que passar isso para as pessoas todos os dias.

Como é ser um Homem de Vitórias?

As vitórias são a consequência do nosso esforço, em todas as áreas de nossa vida! Tudo que plantamos iremos colher! Precisamos saber administrar quando o sucesso chega, pois ele tem condições de levantar uma pessoa, mas também tem o poder de destruir pela vaidade. Sucesso é algo que devemos desfrutar, mas de olhos bem abertos! Tudo passa! Todos nós conhecemos pessoas que têm hoje uma vida desequilibrada devido à má administração do sucesso que alcançou em algum momento da vida. Peço a Deus sabedoria e humildade para fazer bem qualquer trabalho que tiver nas mãos.

Superatleta ainda sonha?

Tenho tanto a agradecer a Deus por ter realizado várias conquistas em minha vida, que meu sonho hoje é poder acordar todos os dias e viver cada momento proporcionado. E um desses momentos também é viajar. Quando tudo se normalizar, creio que vou dar uma volta pelos States.

Fábio Araújo e Germana Soares – “Ela é a mulher da minha vida!”

E o que você tem a falar do amor?

Peço uma licença atlética, para usar este momento para uma pequena declaração de amor. Germana é minha inspiração – um ser humano lindo, uma mulher do bem, uma pessoa extraordinária – a mulher da minha vida! Ela ri quando estou feliz, e chora quando eu choro: ela é minha parceira de vida. Ela é total e simplesmente o meu alicerce. Dedico todo o meu amor a ela, o grande amor da minha vida!

Como você deseja finalizar esta conversa?

Quero dizer que o esporte é pura medicina natural. O esporte pode prevenir muitas doenças, ajudar na coordenação motora, no equilíbrio, na socialização, no controle da obesidade, etc. Seria de muita importância se todos tivessem a oportunidade de praticar algum tipo de esporte, mas sabemos que a vida não é assim tão simples. Milhares de pessoas não têm essa oportunidade. Mas podemos fazer boas caminhadas nas praias e parques de nossas cidades, ir mais aos nossos rachas, partidas de vôlei, até dançar – especialmente quando todo a situação pandêmica estiver passada. Essas atividades não custam tanto e nos trazem benefícios para mente e para o coração. Esporte é – e sempre será – sinônimo de vida. E deixo a sugestão de uma música que me inspira sempre! “Quero que valorize” do cantor Armando Filho.

 

 

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios