Eduardo Fontenele tem 21 anos e trabalho como modelo. É filho único e tem o sonho de ganhar palcos ainda maiores através da profissão e dar cada vez mais orgulho para quem ele ama. Eduardo é formado em Marketing pela Faculdade Estácio, costuma jogar basquete como passatempo quase todos os dias, especialmente para manutenção do peso e da leveza da mente. Ele já pesou 109 quilos e hoje, por consciência própria e através da ajuda de seu nutricionista, chegou aos 76 quilos – fato que o possibilitou tornar-se o garoto propaganda da marca Iury Costa e desfilar na 24ª edição do Dragão Festival Brazil, de 31 de maio a 3 de junho deste ano, vestindo grandes nomes da moda autoral cearense. Aqui ele fala de si e reconhece pessoas que ama. Senhoras e senhores, na passarela da Coluna Ocasionais, o modelo Eduardo Fontenele, o Homem de Vitórias da vez!
Fale-nos um pouco sobre você.
Sempre foi somente eu e minha mãe e de forma um pouco mais indireta meus avós maternos. Sem eles, eu não seria absolutamente nada. Ver a luta da minha mãe tendo que ter força para sustentar uma casa com uma criança até tempos atrás, sempre me impulsionou para ser alguém que de alguma forma desse orgulho para ela. Sou um cara de vários amigos que, graças a Deus, sempre me apoiaram no meu sonho. Vários deles me ajudaram a chegar onde venho chegado nesses últimos meses, como modelo.
Como é sua vida hoje?
Minha vida hoje é totalmente voltada para o que sonho, que é chegar em grandes oportunidades através da minha profissão. As atividades físicas têm me ajudado muito. Cuido de mim diariamente, seja da mente e do corpo, sem esquecer de também cuidar de quem amo. E me mantendo antenado estudando e lendo matérias, reportagens e informações que girem em torno da indústria da moda.
Quem você ama?
As pessoas por quem eu mais sinto amor são a minha mãe, Viviane Fontenele, os meus avós, e a minha namorada, Kaylane.
O que é beleza pra você?
Vamos chamar “beleza” de “autoestima”. A autoestima, ao meu ver, está 100% ligada aos seus resultados pessoais. Você necessita dela para ter confiança. E existem várias formas de adquiri-la com o tempo, seja ela cuidando de sua aparência física, estado psicológico, ganhando dinheiro, vestindo-se de uma forma que se sinta confortável, e por ai vai! O esporte tem me ajudado nisso e devido à prática de exercícios, hoje minha saúde é impecável.
Como vc se cuida?
Eu tenho uma rotina de treino diária de segunda a segunda – por opção – e de alimentação com o acompanhamento do meu nutricionista e amigo, Israel Lima.
Quais algumas vitórias pessoais que você queira compartilhar?
Peso hoje 76 quilos, mas nem sempre foi assim. eu já cheguei a pesar 109 quilos. A minha primeira grande vitória na vida foi a mudança drástica do meu corpo em um curto espaço de tempo (para a mudança que tive). Há cerca de um ano e dez meses, eu era uma pessoa que sofria com excesso de peso. Com a obesidade, vem uma série de outros problemas como ansiedade, baixa autoestima e problemas de saúde. Eu ter vencido isso e mudado meu corpo para um que me sentisse bem, literalmente mudou a minha vida e a de minha família. Hoje trabalho com o que amo; e isso foi devido a essa mudança. A segunda grande vitória de minha vida foi dentro do meu trabalho. Foram duas vitórias nesta área, na verdade: fui escolhido para dois trabalhos – algo que, indubitavelmente, me fez sentir realizado por todo o meu esforço em perder peso – me senti como se estivesse sendo recompensado! A primeira vitória como modelo foi ser escolhido para fazer a campanha da marca Iury Costa, que é uma marca com grande renome da moda nacional. Isso me fez perceber que estava no caminho certo. E a segunda foi desfilar no DFB 2023. O DFB foi uma grande realização. Ano passado, não tive a oportunidade de participar pois ainda não trabalhava com moda – ela faz parte da minha vida somente há 10 meses. Me senti realizado ao pisar em uma passarela de tamanho renome no cenário da moda. Desfilar naquela passarela representando a moda autoral cearense foi uma vitória do modelo Eduardo e, ao mesmo tempo, do homem Eduardo de anos atrás que teve diversos problemas devido autoestima devido ao excesso de peso.
Como você chegou ao DFB?
Depois de quase um ano de espera, me preparando dia após dia, cuidando do corpo e treinando passarela me senti pronto pra subir nos palcos do DFB, através da minha agência Wide Model. Eles fizeram todos os contatos e trâmites possíveis e fui escolhido por alguns estilistas para vestir suas criações no evento.
Quais as suas maiores paixões?
Minhas maiores paixões são esporte, moda, minha super namorada e gastronomia. A cultura do basquete vai além das quadras. Basquete engloba trata saúde, socialização, estilo de vida, para nomear algumas coisas. A moda é pura liberdade de expressão através do que você veste. Minha namorada é um de meus portos seguros preferidos e é ela também que experimentas meus feitos na cozinha – no dia dos namorados, fiz um jantar especial para ela – massa com molho de camarão, vinho branco e mini churros de ganache e doce de leite, como sobremesa.
Você tem um grande desejo, sonho ou projetos?
Começar a dar passos na moda internacional. Gostaria de estar em grandes passarelas e vitrines da moda mundial.
Que passos são necessários para se internacionalizar?
Primeiro ter uma agência mãe aqui no Brasil que tenha contatos e vínculos com agências internacionais, depois de conseguir esse primeiro contato, entender o perfil que você mais se adequa dentro da moda e ir desenvolvendo ele com o tempo. No mais, só o tempo de passarela dirá!
Você tem algum medo?
Fraquejar. Por isso sou tão agradecido pelo apoio de meus familiares e amigos e pelo reconhecimento profissional. Olha eu aqui dando uma entrevista sobre minha vida e profissão. Obrigado à Coluna Ocasionais, também, sem sombra de dúvidas!
“Acreditem em si mesmos, e persistam no poder do esforço diário. O meu esforço diário está me dando varias oportunidades e me colocando em lugares que eu jamais imaginei. Hang in there!”
Você tem uma música, citação, ou texto que lhe inspira?
O que me vem à mente agora é a música de Justin Bieber – Loved by you. Ela me inspira a querer ser uma pessoa melhor para mim mesmo, e não esperando a aprovação de outras pessoas.
Amado por você – tradução livre
Eu comprei um castelo na França
E é o mesmo que construí na areia para você
quando eu tinha dois anos
Eu pensei que pintei um quadro do céu
Mas acontece que é apenas o seu quarto, apenas o seu quarto
Eu correria até o fim do mundo só para ver se você me pegaria
Quando eu sei que você me deixaria cair toda vez
é desejo que eu pudesse mudar a mim mesmo
Eu gostaria de poder mudar minha-
(Tudo o que faço) é esperar e me odiar
Oh, eu odeio o jeito que preciso ser amado por você
Eu gostaria de poder mudar a mim mesmo
Eu gostaria de poder mudar minha-
(Tudo o que faço) é esperar e me odiar
Oh, eu odeio o jeito que preciso ser amado por você
Eu preciso ser amado por você
Eu me lembro quando começamos a namorar
A única coisa que você e eu estávamos perseguindo
O tipo de amor com o qual eles não podiam brincar
Você sabe que meu amor é uma coisa cotidiana, baby
E quando nós em lugares diferentes
Mandando mensagens e falando maluco
Quando estou com você, sinto que é um devaneio
É assim que eu sei que você sempre seria meu bebê
é desejo que eu pudesse mudar a mim mesmo
Eu gostaria de poder mudar minha-
(Tudo o que faço) é esperar e me odiar
Oh, eu odeio o jeito que preciso ser amado por você
Eu gostaria de poder mudar a mim mesmo
Eu gostaria de poder mudar minha-
(Tudo o que faço) é esperar e me odiar
Oh, eu odeio o jeito que preciso ser amado por você
Eu andei mil milhas
Eu abri todas as portas
Não é o suficiente, ainda é o seu amor que estou sempre procurando
É apenas a maneira que eu estou conectado
Se estou errado ou certo
Eu só tenho uma coisa em mente
Eu preciso ser amado por você
Você tem um melhor amigo?
Tenho vários amigos, mas quero agradecer a um em especial – Israel Lima. Ele é o meu nutricionista e foi ele quem me ajudou em todo meu processo de mudança de hábitos.
A quem você prestaria uma homenagem?
Minha mãe e meus avós, Verônica e Fontenele, são as pessoas mais fortes e guerreiras que conheço. Não somos herdeiros e nunca tivemos grandes condições financeiras. Tudo sempre foi no limite. Dos últimos 2 anos para cá que deu uma melhorada, mas, antes disso, era tudo muito na risca. É através do trabalho muito duro da minha mãe que temos conseguindo prosperar e conquistar coisas. A eles dedico a minha gratidão!