Coluna OcasionaisDestaqueSociedade

Homem de Vitórias – Adilson Lauriano, consultor financeiro | @fatosevalores

O Homem de Vitórias da vez gosta de viajar, estudar, jogar futebol, tomar vinho, e divide sua vida com três amores: sua esposa, seus filhos e sua mãe. Casado com Daiana, pai de Guilherme e Mateus, confessa não desiste de estabelecer um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, já que uma complementa a outra. Cresceu num lar cristão, seus pais sempre fizeram questão que ele os acompanhasse à igreja. Hoje, frequenta a Primeira Igreja Batista de Fortaleza. Torcedor do São Paulo Futebol Clube, do Bragantino, time de sua cidade natal, Bragança Paulista, e local onde treinou por um ano quando tinha quinze anos. Gerente de empresas e negócios em uma grande instituição financeira por muitos anos e professor universitário de finanças corporativas, o consultor financeiro, Adilson Laureano, hoje também comercializa vinhos. Eis aqui Adilson e sua história de vida.

 

UM PAULISTA NO CEARÁ

Adilson Laureano nasceu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Filho único de pais cearenses, teve uma infância simples, mas com pais extremante presentes que disponibilizaram tudo para uma educação e sustento. Ao longo de sua trajetória de estudos, lembra que quando não tinha o livro de determinada matéria, na época, sem internet, seu pai o mandava ir à biblioteca pública para estudar o assunto que cairia na prova. Aos 12 anos, percebia que as finanças em casa não estavam boas e o salário de seus pais só serviam para pagar as dívidas do mês anterior. Percebeu também, no entanto, que não se tratava de endividamento de real necessidade, mas de descontrole financeiro, prática bastante comum a tantas pessoas. A partir deste episódio, começou a se interessar por finanças e, anos mais tarde, investimentos. Aos 19 anos, logo que ingressou na Universidade no curso de Administração de Empresas, perdeu seu pai, vítima de diabetes. A partir de então, sua vida se tornaria mais difícil. Sua mãe, que sempre o apoiou, resgatou todo seu dinheiro da poupança a fim de que seu filho continuasse na Faculdade, mas ele próprio saberia que seria por um tempo limitado e que somente aquela ação não seria suficiente. Foi então que em novembro de 1997, quando não tinha mais recursos para continuar estudando, Adilson consegue uma vaga de escriturário no Banco em Bragança Paulista, SP. No último ano de sua Universidade, sua mãe resolve voltar a sua cidade natal, Fortaleza, pois não lhe parecia fazer mais sentido ficar em São Paulo após o falecimento de seu marido. Ela só esperou o filho se formar. Após alguns meses de sua mãe retornar para a Fortaleza, Adilson solicita sua transferência para Fortaleza, seu lar até hoje.

PARA DISSEMINAR INFORMAÇÃO 

O interesse por finanças partiu de uma necessidade e não de algo que tinha satisfação, mas ao entrar nesse universo complexo para alguns, inclusive para ele próprio, muitas vezes, começou a decifrar mais a sua significância. Formado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, SP, com especialização em Administração Financeira pela UECE – Universidade Estadual do Ceará e um MBA em Gestão Financeira pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, além de cursos voltados para o Mercado Financeiro, Bolsa de Valores, Matemática Financeira, Empreendedorismo pelo Sebrae, um curso intensivo de inglês pela EF em Bournemouth, na Inglaterra, e mais recentemente, um curso de Inglês para Negócios em Boston, Massachusetts, EUA, Adilson entra em uma nova atividade – escrever um blog! Era janeiro de 2014, quando criou o blog Fatos e Valores com o objetivo de disseminar mais informação sobre Economia e Finanças, além de organizar encontros presenciais e virtuais personalizados de acordo com a necessidade de aprendizado dos alunos ou clientes.

PARA RELAXAR – FAMÍLIA, VINHO, JAZZ E SÉRIES DE TV

Nas horas vagas gosta de brincar com seus filhos, assistir tv, estar com a esposa, ler, produzir conteúdo sobre administração, economia, finanças e empreendedorismo. Aos finais de semana não dispensa a sua sessão relax – vinho, jazz e séries favoritas. Quando chegou em Fortaleza, em setembro de 2001, não imaginava que ficaria muito tempo, mas Fortaleza apareceu em sua vida para completar algo que estava faltando: conheceu sua esposa, e teve seus dois filhos. Ele diz que Fortaleza passou de uma cidade de passagem para um local fundamental, mágico, maravilhoso e que dificilmente trocaria por outro, pela qualidade de vida que oferece. Para manter a saúde, pelo menos num padrão aceitável, vai a academia três vezes por semana, tenta ter uma alimentação equilibrada, apesar de gostar de massas e doces, e diz não saber renunciar a um aromático café expresso, sempre que possível.

EQUILÍBRIO

Adilson afirma que sempre procurou aproveitar as fases da vida da melhor maneira, mesmo em momentos intensos; atualmente busca levar uma vida leve, em equilíbrio espiritual, emocional e financeiro, o considera fundamental para sustentação de qualquer pessoa, e diz que assim a vida se torna mais leve, menos estressante e mais feliz. Ele cita duas músicas como inspiração musical, uma nacional e uma internacional. “Ninguém Explica Deus” de Clóvis Pinho, vocalista da banda Preto no Branco e um hit do ano 2000 da banda Creed “My Sacrifice”, que Adilson evoca aos desafios e às conquistas pessoais ao longo da vida.

PROJETOS

Projetos e desejos, ele tem muitos! Dentre eles, atuar no segmento financeiro mais intensamente, estudar no exterior por um curto período, viajar com sua amada esposa e acompanhar o desempenho pessoal e educacional de seus filhos, fornecendo as orientações e diretrizes necessárias para que eles cresçam e se tornem homens de bom caráter. Simultaneamente projeta que seu blog Fatos e Valores possa se expandir. Tem se dedicado aos vinhos mais firmemente, pois algo que era hobby e prazer vem se desenvolvendo e se tornado uma empresa de vinhos – mas isso será para outra matéria, brinca Adilson.

Adilson deixa uma mensagem final para quem acompanha essa matéria: “Saiba que não há benefícios sem um árduo trabalho – não há almoço grátis! Em algum momento na vida podemos sofrer algumas injustiças, mas devemos aprender a nos reinventar, a nos superar e a encarar os desafios que a vida nos impõe e saber que não há nada como um dia após o outro. “Afinal, a justiça divina prevalece, pois não falha, ao contrário da dos homens,” fala resolutamente.  Adilson encerra sua entrevista com uma frase que alguns atribuem a Thomas Jefferson, terceiro Presidente dos EUA, ou a Mike Murdoch, pastor e autor de mais de 200 livros, que diz “Se você quer algo que nunca teve, faça algo que nunca fez”.

 

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios