Coluna OcasionaisCulturalDestaqueEducação

Feliz Dia de São Patrício – 17 de Março

São Patrício, padroeiro da Irlanda,  nascido na Grã-Bretanha no final do século IV, foi sequestrado aos 16 anos e levado para a Irlanda como escravo. Ele escapou, mas retornou por volta de 432 EC para converter os irlandeses ao cristianismo. Na época de sua morte, em 17 de março de 461, ele havia estabelecido mosteiros, igrejas e escolas. Muitas lendas cresceram em torno dele – uma delas foi a que ele expulsou as cobras da Irlanda e usou o trevo para explicar a Trindade para os seus catequistas. Assim sendo, a Irlanda e muitos outros países do mundo começaram a celebrar seu dia com serviços religiosos e festas.

 

 

Foram os emigrantes, principalmente para os Estados Unidos, que transformaram o Dia de São Patrício em um feriado amplamente secular de folia e celebração das “coisas” irlandesas. Cidades com grande número de imigrantes irlandeses encenavam as celebrações mais extensas, que incluíam, inclusive, desfiles elaborados.

Parada em Nova Iorque

Boston realizou seu primeiro desfile do Dia de São Patrício em 1737, seguido por Nova York em 1762. Desde 1962, Chicago também se manifesta neste dia e uma das coisas que mais chamam atenção é a ação de tingir seu rio de verde para marcar o feriado.

Irlandeses e não-irlandeses comumente se vestem uma peça de roupa verde ou portam um trevo – a planta nacional irlandesa. Carne assada e repolho estão associados ao feriado, e até a cerveja – às vezes – é tingida de verde para comemorar o dia. Embora algumas dessas práticas tenham sido adotadas pelos próprios irlandeses, eles o fizeram em grande parte para o benefício dos turistas.

Tradições do dia de São Patrício

Inicialmente, o dia de Saint Patrick era essencialmente de cunho religioso e os bares e outros comércios permaneciam fechados em respeito á data. Contudo, a partir de 1970, a data se tornou feriado nacional e a cerveja passou a ser vendida como forma de comemoração nos pubs irlandeses.

Vestir roupas na cor verde é outra tradição da data, já que ela se relaciona com o trevo de três folhas, a bandeira da Irlanda e também o apelido do país, que é Ilha Esmeralda. Em diversas cidades ao redor do mundo, o feriado também é marcado por desfiles que celebram a cultura irlandesa, o maior deles ocorrendo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Outro elemento típico do folclore irlandês são os leprechauns, e muitas pessoas aproveitam o Saint Patrick’s Day para se vestir como eles, usando grandes chapéus verdes e barbas alaranjadas. A lenda diz que se você capturar um desses duendes pode fazer três pedidos.

A lenda diz também que os duendes são, na verdade, uma das razões pelas quais você deveria usar verde no Dia de São Patrício – ou corre o risco de ser beliscado! A tradição está ligada ao folclore que diz que usar verde torna você invisível para os duendes, que gostam de beliscar qualquer um que possam ver. Algumas pessoas também pensam que ostentar a cor trará boa sorte, e outros a usam para homenagear sua ascendência irlandesa. Não é à toa que as decorações verdes podem ser vistas por toda parte – o Chicago River, em Illinois , é tingido de verde todos os anos para celebrar o feriado.

E tudo vira uma grande festa! Um verdadeiro carnaval verde: adultos, adolescentes e crianças se unem e celebram esse dia! Algumas pessoas usam a frase ME BEIJE. EU SOU IRLANEDES escrita em bottons ou falada para ganhar beijos casuais e descontraídos. Mas, cuidado! Aqueles que não estão vestindo verde no Dia de São Patrício podem ser beliscado!

Qual a diferença de “Clover” para “Shamrock”?

“Trevo” (Clover, em inglês) pode se referir a qualquer uma das aproximadamente 300 espécies da família Trifolium. O termo “trefoil” também descreve esta família de plantas e nos dá uma dica quanto ao seu significado literal – o prefixo tri- significa “três” e a raiz –foil ou –folium significa folha. Assim, as plantas trevo são aquelas que possuem uma estrutura de três folhas.

O que é um “shamrock”?

Um “shamrock”, por outro lado, tem alguns parâmetros mais específicos. O próprio termo vem da palavra gaélica seamróg, que significa literalmente “pequeno trevo”. Embora não haja um consenso de 100%, a maioria dos botânicos concorda que um trevo provavelmente se refere ao trevo branco (trifolium repens) ou ao trevo lactante (trifolium dubium).

Mais do que tudo, o trevo é um símbolo da Irlanda e do Dia de São Patrício. E notavelmente, este símbolo tem especificamente três folhas, não quatro. Este ponto em particular tem a ver com o folclore em torno de São Patrício, que era um missionário cristão. As histórias indicam que São Patrício usou o trevo em sua missão para demonstrar os princípios da Santíssima Trindade – três folhas unidas por um talo comum.

Mas e os trevos de quatro folhas? Como, por definição, um trevo “normal” tem apenas três folhetos, um trevo com quatro folhas é tecnicamente apenas um trevo mutante. Essa mutação é bastante rara, e os druidas (sacerdotes dos antigos celtas) afirmavam que um trevo de quatro folhas era um amuleto de boa sorte contra espíritos malignos. Hoje em dia, a maioria das pessoas esqueceu a parte dos “espíritos malignos” e apenas se lembra que eles devem dar boa sorte.

Semelhante à forma como São Patrício usou as três folhas do trevo para explicar a Santíssima Trindade, algumas pessoas também acreditam que as quatro folhas em um trevo representam fé, esperança, amor e sorte.

Então, se você está comemorando o St. Patrick’s Day, lembre-se que o trevo é o símbolo do feriado e que tem apenas três folhas. Contudo, se você achar um de quatro folhas por aí, saiba que você terá boa sorte!

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios