O aprendizado de uma língua estrangeira é algo dinâmico e que exige persistência e foco. Deve-se ter sempre em mente, no entanto, que grandes resultados vêm a partir de pequenas ações. As 15 dicas listadas aqui servem para auxiliar pessoas de qualquer nível linguístico e etário na aquisição, expansão e fixação do idioma-alvo, transformando toda a experiência envolvida neste processo em algo mais real, dinâmico, eficaz, rápido e satisfatório. Escutar, falar, ler e escrever mais eficientemente nos permite ser mais destros social, acadêmica e profissionalmente.
1. Veja bons filmes – com legenda e áudio na língua estudada. No entanto, escolha filmes que você já conheça personagens e enredo. Tenha em mente que o foco é o aprendizado do idioma, não apenas entretenimento.
2. Assista TV na língua estudada, sempre que possível – traga o idioma estudado para o seu dia a dia. E seja persistente! Isso gera mais conforto auditivo. E aumenta sua percepção geral real da língua.
3. Memorize a letra das suas músicas favoritas – e solte a voz cantando-as! Como ocorre em todas as formas de expressão artística, o significado das letras de música nem sempre é evidente. Por isso, concentre-se no que o compositor quer passar. É mais fácil memorizar algo que você entenda o sentido geral do que apenas nas palavras.
4. Treine o seu aparelho fonador – isso é muito importante, pois temos que exercitar o conjunto de órgãos – como língua, lábios, dentes, pulmões – para uma nova ‘série’ de movimentos e ações específicas da língua que você esteja estudando, como uma academia.
5. Recorra aos dicionários – sem preguiça – sempre que necessário! Isso o auxilia a expandir e fixar melhor novos vocábulos, de maneira mais sólida.
6. Mantenha um diário na língua que você estuda – até se você postar em suas mídias sociais na língua estudada já conta! Esta é uma maneira sutil de mostrar para o mundo o que você tem aprendido.
7. Cadastre-se em fóruns e em salas de discussão sobre assuntos que você aprecie. Interação é a melhor coisa para praticar e testar-se.
8. Copie textos no idioma estudado periodicamente – parece algo em desuso, mas é uma técnica bastante eficiente de obter mais segurança na escrita!
9. Esforce-se para “pensar” no idioma estudado – aceite os nuances do idioma estudado – e lembre-se que entender não é traduzir!
10. Aprenda a gostar do novo idioma! Já que você tem a chance de estudá-lo – faça o melhor possível com ele! O benefício é seu! Exercite-se na positividade!
11. Vença a timidez – além de exercitar-se no idioma, você acaba expandindo o seu círculo de amigos. Para muitos, isso não é fácil. No pain, no gain!
12. Motive-se – não se desencoraje – é natural que em alguns dias você não esteja muito bem – mas, como dia Dory, em “Procurando Nemo”: Continue a nadar! Trabalhe com o que você tem e viva um dia por vez. Foque no alvo e aja continuamente em direção a ele.
13. Baixe um aplicativo para aprendizado de idiomas no seu celular – e o use diariamente – quanto mais exposição ao idioma estudado, mais próximo da excelência você está. Duolingo é um deles!
14. Institua um dia – em casa, no trabalho ou entre amigos – para vocês falarem somente no idioma-alvo. Quanto mais à vontade você se sentir, melhor para a sua fluência. Isso leva tempo e prática! Marque logo estes dias e divirta-se.
15. Celebre todas as vitórias – os grandes resultados são forjados pelas pequenas atitudes e ações ao longo da vida! Sucesso sempre!