O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no próximo dia 11 de março, às 19h, o desfile de encerramento de “Um Modelo de Curso – Moda Atual”, formação conduzida pelo produtor cultural, ator e modelo Gilson Tenório, durante os meses de novembro a janeiro, na Sala de Dança Hugo Bianchi do TJA. O evento é aberto ao público e dará aos presentes a chance de ver em cena a intrépida moda de Cabeto Carvalho e a criatividade de Dami Cruz desfiladas pelos alunos do curso ministrado por Gilson Tenório.
Com capacidade máxima para 200 pessoas e seguindo todas as recomendações no combate à Covid-19, o desfile terá como pano de fundo o jardim planejado pelo celebrado arquiteto Burle Marx. A realização do evento é da Casa Sidney Souto, dirigida por Lua Ramos, e conta com apoio do Theatro José de Alencar, por meio da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar – FATJA.
Além de todo o viés de estilo, estética, cores e formas, a passarela também servirá para instigar aos presentes sobre resistência, subversão, exclusão e opressão, seja por gênero, raça, classe social ou, principalmente – no caso da moda – do corpo que se desvia dos padrões que a indústria considera belo.
“Trazer esses pretensos corpos ‘desviados’ ao mundo dos desfiles e passarelas desmonta a ideia excludente de luxo e glamour que cerca esses eventos e a substitue pelo compartilhamento da beleza de corpos vivos no mundo, em trocas e afetos, livres para estar onde quer que seja. Afinal, é no mundo real que mora a beleza, não nas capas de revista,” diz eloquentemente Gilson.
O curso ministrado por Gilson oferece vagas para jovens entre 12 e 25 anos. As aulas tiveram início no mês de novembro, realizadas às segundas e sextas-feiras, das 15h às 18h, que tinham como foco central a desmistificação dos desfiles de moda que povoa o imaginário da maioria das pessoas, e buscando dar oportunidade de conhecimento real deste mesmo mundo a jovens que não têm amplo acesso a temas como este, além de integrar costureiras da comunidade ao projeto.
Durante os três meses de aulas, foram treinados 20 alunos-modelos, capacitados com técnicas de passarela, andamento, postura e etiqueta social, além de palestras de convidados profissionais nas áreas de teatro, fotografia, maquiagem, estilismo, psicologia e nutrição.
Gilson Tenório é produtor cultural, ator, modelo e facilitador em cursos e oficinas de Moda e Passarela, dentro de uma trajetória de trabalho de mais de 30 anos. Gilson produziu inúmeros desfiles em Fortaleza e realizou projetos de moda com prefeituras em cursos e oficinas de passarela. Como modelo, desfilou para Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, Mário Queiroz, dentre outros. Desfilou para o Dragão Fashion durante seis edições e foi homenageado com o troféu DFB Festival 20 Anos, por sua contribuição para a história do evento e fomento da indústria da moda no Ceará. Como ator, Gilson atuou em peças como “Francisco, o Homem que se Tornou Santo”, “Laços” e musicais como “Não Verás País Nenhum” e “O Rei Leão”, além de vários comerciais e campanhas para a televisão. No cinema, fez trabalhos com os diretores José Araújo, Hugo Carvana e Glauber Rocha.
PROTOCOLOS
Será obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no TJA, bem como a apresentação do comprovante com, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto; totens com álcool em gel encontram-se disponíveis em diversos pontos do equipamento.
SERVIÇO
Um Modelo de Curso – Moda Atual: Desfile de Encerramento
Data: 11 de março, às 19h
Local: Jardim do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Admissão: Gratuita (capacidade máxima de 200 pessoas)
Outras informações: (85) 99928-9924 (Lua Ramos)
* Obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no TJA, bem como a apresentação do comprovante com, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto