Com uma carreira já consolidada, a jornalista Cinthia Medeiros decidiu dar novos rumos na vida aos 50 anos. Começou uma graduação em música e se tornou fluente em inglês – um dos idiomas mais falados no mundo – ampliando as suas oportunidades profissionais e sociais. Ela concluiu o curso de Inglês no Senac Ceará em 2014. No ano passado, voltou à escola para fazer o de Conversação em Língua Inglesa, ciente da importância para sua atuação profissional e acadêmica. Foi então que surgiu a oportunidade de participar da seleção para o Disney Cultural Exchange Program, programa de recrutamento de estudantes universitários para trabalhar nos parques e hotéis do complexo Walt Disney World® Resort, na Flórida, nos EUA.
“O Senac me ajudou a estar preparada, principalmente com o curso de conversação, que foi fundamental durante o processo seletivo para o intercâmbio”, conta. “Foram duas entrevistas em inglês. A primeira etapa foi com recrutadores da STB, agência de viagens no Brasil credenciada para fazer essa seleção do International College Program (ICP). Depois, a entrevista foi feita por recrutadores da própria Disney”, detalha.
De acordo com Cinthia, que hoje está na Flórida, o intercâmbio proporciona a fluência do idioma, acesso à cultura do país, desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, além de conhecer a dinâmica de uma corporação do porte da Disney – incluindo uma formação sobre os conceitos adotados pela empresa de entretenimento.
“A gente se considera fluente, mas quando chega aqui e tem contato com os nativos, isso te leva a outro nível”, revela. “Para mim, fundamentalmente, o intercâmbio foi para melhorar o inglês e também para me colocar em contato com esse outro patamar corporativo, que é como se constrói a Disney”, ressalta a jornalista.
Antes mesmo dessa experiência, o domínio do idioma já havia garantido várias oportunidades de viagens de trabalho para cursos e eventos na sua carreira. Em 2013, fez o workshop Mobilidade Urbana para Jornalistas, promovido pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI), em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. Em 2014, participou do curso Desenvolvimento Sustentável e Cidades Inteligentes para jornalistas, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington DC (EUA). Cinthia também foi para o lançamento do Red Diaries da Campari (2019), em Milão (IT); e embarcou em duas Press Trips, da Disney Resorts e da República Dominicana; além das oportunidades de entrevistas com fontes internacionais, fundamentais para a sua profissão.
Cursos de Idiomas – Para quem está buscando agregar um outro idioma ao seu currículo, o Senac Ceará oferta cursos de Inglês, Espanhol e Francês, nas unidades de Fortaleza.