Coluna OcasionaisCulturalDestaqueEntretenimentoSociedade

Cafuzo: a dança entre Negros e Índios – um espetáculo assinado pela Via Cia Danças Populares

Cafuzo: a dança entre Negros e Índios é um espetáculo idealizado pela Via Cia Danças Populares juntamente com o grupo Capoeira Team, onde, através de um refinado trabalho de pesquisas, desenvolveu-se a necessidade e responsabilidade de valorizar a cultura Negra e Indígena como protagonistas na identidade cultural do Brasil. O projeto artístico enfatiza as regiões Norte e Nordeste do Brasil, une essas duas tradições regionalizadas em um só corpo cênico e harmoniza tudo através da beleza, força e técnica da dança e da capoeira. Cafuzu é relevante por se tratar de um espetáculo onde o foco está dividido em valorizar as manifestações entre os povos Negros e Índios e defender a importância dessas manifestações para a identidade cultural do Brasil.

 

Ensaio de milhões – A retomada aos ensaios do grupo VIA CIA este ano começou em alto estilo e plena descontracção. O grupo tem se encontrado sempre aos domingos pela manhã. Seu retorno a estes ensaios este ano foi à beira da piscina: muita música, repetição, indicações de marcação de cena, alinhamento de expressão corpórea e facial que culminaram com um grande splash na piscina sombreada por um gigantesco cajueiro – nada mais regional do que isso!

Algumas ações que merecem ser destacadas neste trabalho de grupo são: (1) a necessidade de apresentar estas manifestações regionais populares específicas que retratam a riqueza cultural afro indígena brasileira; (2) propor a consciencialização e, possivelmente, debates em geral enfatizando as culturas afro e indígenas; (3) desenvolver um trabalho de pesquisa pelo elenco do espetáculo e (4) confeccionar o próprio figurino a partir dos estudos, pesquisas e aprendizagens adquiridas.

 

O Espetáculo Cafuzo: a dança entre Negros e Índios é um importante modelo de comportamento e um poderoso agente de identificação pessoal, social e cultural, que torna sua existência quase que indispensável na valorização das manifestações populares na sociedade. A cultura é uma criação humana, que se manifesta em ações cotidianas e está sempre em constante evolução. A arte, como uma forma de expressão estética, é uma maneira de representar a cultura, mas também é capaz de evocar emoções, estimular a criatividade e auxiliar as pessoas a expressar seus sentimentos. Indiscutivelmente, a cultura é uma aliada fundamental no processo de aprendizagem e formação do ser humano. A arte e a cultura desempenham um papel significativo na integração de povos e raças, uma vez que promovem a diversidade e incentivam formas variadas de interação.

É crucial incorporar a arte e a educação no processo de criação de um espetáculo onde culturas tão relevantes na identidade do Brasil despertam a autenticidade do indivíduo e sua conexão com crenças e emoções que são comuns na sociedade. Por meio desse trabalho podemos explorar e expressar nossa identidade e se conectar com diferentes perspectivas e experiências, enriquecendo nossa visão de mundo e seu entendimento sobre a sociedade e diversidade. No Brasil, o acesso à arte e cultura ainda é escasso para muitos indivíduos, devido a condições socioeconômicas e políticas do nosso país. Promover formação de plateia oportunizando o público em geral, um espetáculo de qualidade e valorização da cultura popular brasileira enfatizada na população afro e indígena. Ocupar espaços culturais oferecendo oportunidades e benefícios a todos que ali possam ter acesso por meio de atividades culturais, educativas, lazer e entretenimento. Oportunizar a crianças, jovens e adultos a valorizar a identidade cultural do Brasil. Contribuir com o processo educativo e sociocultural dos envolvidos. Integrar público e elenco de forma a incentivar a valorização da cultura popular através da Dança e Música.

Via Cia Danças Populares – integrantes 

Clayson Viana
Nicolas Felipe
Ingrid Ribeiro
Emanuelle Sampaio
Iara Barbosa
John Lenon Pinheiro
Juliana dos Santos Lima Viana
Alice Rocha de Araujo
Gaia Luiza Viana
Auricelia Martins
Gilberto Cardoso
Israel da Silva
João Paulo da Silva

“A Via Cia Danças Populares vem se destacando em priorizar desafios que possam enaltecer essas manifestações da cultura popular através da dança e da música brasileira. Ter o compromisso de defender a cultura popular através da dança. Temos percebido o poder da arte através de nossas apresentações pelo pais. Até mesmo no Ceará as pessoas têm se encantado e aprendido sobre si e sua terra natal. Bom comprovar o quanto podemos alcançar e marcar as pessoas com novos valores e percepções ao nos assistir,” diz Clayson Viana, coordenador geral do grupo.

A COMPANHIA

Via Cia Artes Populares foi fundada em julho de 2006 com o intuito de valorizar e manter viva a cultura popular brasileira em suas diversas linguagem. Ela tem feito isso levando a dança como referência e sua equipe como eixo fundamental de um trabalho focado, consciente e comprometido com essas manifestações. Premiada em vários festivais do Brasil e exterior, VIA CIA tem participando de eventos nos estados do Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de janeiro, São Paulo, Amapá e Bahia, assim como também Itália, França, Alemanha, Chile e Estados Unidos.

O elenco é formado por artistas experientes com base em danças populares, capoeira, jazz, sapateado e ballet clássico, além de atores e músicos que participam de grandes obras teatrais e musicais, e capoeiristas reconhecidos internacionalmente. Grandes eventos e parcerias com grandes empresas fazem parte do portfólio da empresa. VIA CIA tem feito a festa de muita gente ao longo dos anos: os celebrados réveillons do Marina Park Hotel, as criativas festas de confraternização da Unimed Fortaleza, os Pré-Carnavais de Fortaleza, os São Joãos de Maracanaú, etc. A lista, o talento e o profissionalismo são reconhecidamente grandes!

ViaCia Danças Populares foi fundada em julho de 2006 por Clayson Viana. No decorrer dos anos a Via Cia Danças Populares vem desenvolvendo um importante espaço de convivência entre arte e formação, estimulando a participação e o protagonismo da juventude nos eventos de caráter artístico e cultural, oferecendo diversas atividades através de parcerias e participações em eventos oficiais de cultural popular no Brasil e no mundo.

Participações

FENDAFOR – CE; CBDD – CE; Festival de Dança de Joinville – SC; Festival de Dança do Recife – PE; Festival de Dança da Amazônia – PA; Festival de Dança de Macapá – AP; Festival de Cultura Popular de Passa e Fica – RN; Fiart – Rio Grande do Norte; Festival de Dança de São José dos Campos – SP; Festival de Dança de Nova Iguaçu – RJ; Festival Internacional de Dança de Goiás; Festival de Dança de Porto Alegre – RS; Always Dance Festival – MG; Encontro de Cultura Popular de Nova Petrópolis – RS; Turnê Itália e França; Youth American Grand Prix – USA, além de relevantes eventos na cidade, como Réveillon do Marina Park Hotel por 13 anos consecutivos – considerados uma das maiores festas da cidade de Fortaleza, eventos públicos e privados e participações em feiras, congressos e festas particulares. Durante sua existência, a companhia apresentou diversos espetáculos autorais: Filhos do Brasil, Três Chãos, New Of Índia, Arriba México, Espetáculo China, Mamma Mia!, Índios do Brasil, A Cor do Garantido, Lendas do Brasil e No Ceará é Assim!.

Com tantos trabalhos em seu repertório, o grupo certamente pode se orgulhar em ter sido visto por milhares de pessoas ao redor do mundo. Em 2024, o grupo ViaCia comemora 18 anos e apresenta o espetáculo CAFUZO – A dança entre Negros e Índios, um poderoso agente de identificação pessoal, social e cultural, tornando sua presença indispensável na valorização das manifestações populares na sociedade.

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios