Coluna OcasionaisDestaqueDiversidadeEntretenimentoHumorTeatro

“Bambi – a peça” celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ no Teatro Abre Alas | @teatroabrealas

“Bambi” é uma peça teatral cearense premiada em 2001 que conta a história de um casal, Lauro e Mauricio, que passam por dificuldades no relacionamento por lidarem de formas diferentes com a própria sexualidade. Quando a gota d’água acontece, Lauro recorre à sua amiga Bambi, uma drag que se diz fada madrinha das LGBTQIAPN+. No meio disso, um outro casal, Cristina e Margô, tentam ajudar, mas acabam se envolvendo no meio da bagunça. Nesta comédia cheia de personagens divertidíssimos, Artur Mouta traz com leveza a temática do orgulho de sermos quem somos. A peça será encenada sexta-feira, dia 28 de junho, no Teatro Abre Alas, no Avenida Shopping & Office, para celebrar Dia Internacional do Orgulho LGBT+.

 

A primeira montagem de “Bambi” foi em 2000, com roteiro e direção de Kildary Pinho. A obra na época foi um marco no cenário cearense por tratar de relações homoafetivas abordando-as por um prisma sem afeições à ridicularização ou desfecho trágico. A ideia era mostrar leveza, levar ao riso e oferecer finais felizes para celebrar o amor. Por muito tempo, a peça enfrentou dificuldades em alcançar o grande público por esbarrar no preconceito e pela associação com essa temática ainda ser vista com receio. Os tempos estão mudando e “Bambi” quer fazer parte deste direcionamento para a instauração de uma maior consciência.

O super talentoso atror Raphael Gosf no papel de Bambi, nesta sexta feira no Teatro Abre Alas

Na versão 2024 da montagem de BAMBI. o texto original de kildary Pinho foi adaptado por Artur Mouta e está sendo dirigido pelos irmãos artistas Pedro e Artur Mouta. A leitura atual de BAMBI ainda busca trazer leveza, celebração e humor, como na obra original, mas quer resgatar a necessidade de afirmação do orgulho que sentimos em ser quem somos e amar como amamos. Com as releituras feitas para se encaixar nos novos tempos e sem perder sua essência escrachada e divertida, BAMBI será encenada nesta sexta feira, dia 28 de junho, no Teatro Abre Alas. no Avenida Shopping & Office, às 19 horas.

Artur e Pedro em cena em Bambi

Os irmãos artistas

Os irmãos Artur e Pedro atuam desde crianças na companhia teatral ABRE ALAS, participando ininterruptamente de montagens teatrais ao longo dos anos.

Atualmente, ambos são professores nos cursos de teatro da companhia e atores premiados – Pedro como melhor ator em peça infantil e Artur como melhor ator coadjuvante em peça infantil pelo Prêmio Quimeras de Teatro. Este ano, os talentosos irmãos também foram agraciados com o troféu JC Cabral 2023 em decorrência da volumosa e exitosa trajetória de ambos no teatro cearense.

Sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBT

O Dia Internacional do Orgulho LGBT+ é um dia em que se celebra mundialmente a cada 28 de junho a partir das rebeliões de Stonewall de 1969, para reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero tipicamente marginalizadas e reprimidas, visibilizando sua presença na sociedade e suas reivindicações. Em alguns países, a data coincide com a parada LGBT e outras festividades relacionadas com o movimento LGBT.

Outras datas

Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (17 de maio)
Dia da Visibilidade Intersexo (26 de outubro)
Dia Internacional da Visibilidade Transgênero (31 de março)
Dia Internacional da Memória Transgênero (20 de novembro)
Dia da Celebração Bissexual (23 de setembro)
Dia Internacional das Pessoas Não Binárias (14 de julho)
Dia Internacional do BDSM (24 de julho)
Dia Internacional Drag (16 de julho), dentre outros.

Dia do Orgulho LGBT+ ao redor do mundo – 28 de junho – celebra o orgulho LGBT e a luta pelos direitos LGBT+

A noção básica do Orgulho LGBT+ reside em que nenhuma pessoa deve se envergonhar do que é, seja qual seja sua orientação sexual ou sua identidade de género. A data surge como uma resposta política para diferentes mecanismos que o sistema tradicionalista utiliza contra quem se “desvia” da heteronormatividade: a vergonha, a exclusão e as agressões físicas que podem chegar até a morte da vítima. Desde um ponto de vista linguístico, o termo «orgulho» designa o amor próprio ou a estima que a cada pessoa tem de si mesma como merecedora de respeito ou consideração. Esta definição transmite a ideia de uma dignidade intrínseca que todo ser humano possui.

Serviço

BAMBI
Teatro Abre Alas
Avenida Shopping & Office, piso L3
Avenida Dom Luis, 300 – Meireles
Sexta-feira, 28 de junho – 19h
Idade mínima: 16 anos

Instagram: @bambiviadam

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios