No período da Semana Santa, especificamente nos dias 28 e 29 de março acontece a 50ª Paixão de Cristo de Pacatuba. O evento é o maior espetáculo religioso a céu aberto do Ceará e o segundo do Nordeste. A cidade recebe em torno de 20 mil pessoas durante as duas noites de apresentação da Paixão, gerando relevante impacto na cultura, no turismo, na economia e na visibilidade da cidade e do estado do Ceará. São aproximadamente 200 atores e atrizes de diversas faixas etárias, quase todos do município-anfitrião, envolvidos para fazer este grande espetáculo.
Para os 50 anos de atividade do evento, o novo Diretor Geral do espetáculo, Clayson Viana, coordenadores, lideres de grupos cênicos e atores do espetáculo preparam para a edição 2024 da Paixão de Cristo de Pacatuba novidades como um ballet coreografado por Maryanne Sales, maior participação de crianças que são coordenadas por Maikim Silva, figurinos exuberantes, entradas inusitadas, e um gran finale ao nível da ocasião, para listar algumas. O ator Rozalbo Vieira informa que esta será a última vez que viverá o papel de Jesus. Segundo ele mesmo, “é tempo de se aposentar!” Rozalbo tem emocionado – e se emocionado – no papel de Jesus por 21 anos. Certamente uma excelente contribuição para a obra! E por falar em tempo, foram convidados para a encenação da Paixão 2024 o diligente casal Sr. Antony Fernandes e sua esposa Dona Elizete! O Sr. Antony foi o idealizador do evento, se manteve à frente dele como diretor geral, produtor e em várias outras funções por décadas, junto com Dona Elizete, que também acumulava tarefas como as de costureira, maquiadora, ensaiadora e, muitas vezes, atriz. Os organizadores do evento estão honrados com a confirmação da presença do casal às celebrações das bodas de ouro da Paixão da cidade.
Uma grande estrutura de arquibancadas, camarotes, luz, som, telões, camarins, banheiros químicos, segurança, saúde e alimentação é montada. Para o que chegam mais cedo, ou por antecedência ou por já estarem hospedados na cidade para o evento, ao lado da Praça da Paixão, na Praça da Matriz, há a comodidade de uma feira de artesanato local, com espaços institucionais com ações realizadas pela Prefeitura de Pacatuba e uma praça de alimentação. Tudo, em sua maioria, composto por comerciantes locais.
A Paixão de Cristo de Pacatuba além de um evento religioso é também um evento cultural de projeção. Pela dimensão e relevância que tem tomado o evento, o evento tem ajudado a população sócio e economicamente, em vários aspectos. São mais de 300 pessoas envolvidas no elenco e na técnica. Uma iniciativa da comunidade que firme e entusiasticamente se apresenta todos os anos em praça pública. Há envolvimento em tudo: figurino, maquiagem, cenografia, manutenção de acervo. Algumas pessoas no elenco, como é o caso do Sr. Celso Soares, tem participado do evento desde a sua primeira edição.
Desde janeiro, o elenco retomou os ensaios que se dão aos sábados de 19 às 22 horas. Em determinados dias da semana, pequenos grupos têm feito ajustes e manutenção em cenários, vestimentas e adereços. Este ano, a direção geral do evento é feita por Clayson Viana, um jovem diretor teatral cearense que já representou o Ceará em vários locais do mundo, chegando a ter morado na China por seis meses, mostrando tanto a cultura regional quando a brasileira. Por ter uma abordagem extremamente humana, o elenco e as demais lideranças da cidade envolvidas com o evento têm se mostrado extremamente satisfeitas com os resultados alcançados por todos até aqui sob a liderança do novo diretor.
Milton Soares, Secretário de Cultura da Cidade pontua: “A Paixão de Cristo de Pacatuba é uma tradição aguardada por muitos – pacatubanos ou não. Recebemos ainda mais visitantes e turistas durante a Paixão de Cristo encenada aqui. Nossa cidade já é conhecida pelas trilhas na serra, pontos de parapente, cachoeiras, parques, por ser set de filmes gravados aqui, mas é sempre bom receber pessoas novas. Nossa Paixão de Cristo nos traz bastante alegria – além de ser bela aos olhos, ela também traz uma mensagem para a alma. Temos muito a compartilhar em Pacatuba!”
Os dois dias de festividade tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura. Para assistir da arquibancada, o público pode doar um quilo de alimento não perecível. Para ter acesso aos camarote, a doação é de dois quilos de alimento não perecível. Todo o alimento angariado é repassado para a Secretaria de Assistência Social de Pacatuba e, em seguida, encaminhado para as famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
Reconhecimento de líderes por núcleos
Pilatos – Francisco Carlos Rodrigues da Silva Filho
Herodes – Ricardo Wagner Menezes de Oliveira
Caifás – Wellington Ramos Franklin
Mulheres – Carla Freitas
Crianças – Aline e Silva Morais
Apóstolos – Elias Francisco Rodrigues da Silva Neto
Testemunhas – Renato Neres e Mateus Silva
Serviço
Paixão de Cristo de Pacatuba – 50 anos*
28 e 29 de marco de 2024
Praça da Paixão
Ingressos
Arquibancada – 1 quilo de alimento não perecível por pessoa.
Camarote – dois quilos de alimento não perecível por pessoa.
*Para maior conforto, sugere-se antecedência na chegada à cidade.
A lei nº 15.846, de 04 de setembro de 2015 reconhece Pacatuba como a capital da encenação da Paixão de Cristo do Ceará. Já a lei 16.338, de 13 de setembro de 2017, inclui o espetáculo no calendário oficial de eventos do Estado.