Coluna OcasionaisCulturalDestaqueTeatro

A Academia Cearense de Teatro define diretrizes para 2025 em reunião no Teatro Abre Alas

A Academia Cearense de Teatro (ACT), oficialmente fundada no dia 27 de março, em celebração ao Dia Mundial do Teatro, realizou na noite do dia 16 de janeiro uma reunião estratégica no Teatro Abre Alas, anfitrionada pelo Imortal Kildary Pinho. O encontro teve como objetivo planejar as diretrizes e ações da instituição para 2025, com a presença de cerca de 20 dos seus imortais e outros convidados especiais.

 

A idealização da ACT é do renomado teatrólogo e historiador Marcelo Farias Costa, presidente honorário da academia. Com mais de 60 livros publicados sobre o teatro cearense, Marcelo tem como missão preservar a rica história dessa arte e garantir que ela seja transmitida para as próximas gerações. Sua dedicação à memória cultural do teatro cearense é a força motriz por trás da criação da academia, que busca ser um pilar na valorização e promoção do teatro no Ceará.

Atualmente, a ACT conta com 60 membros declarados, estando aberta a novos membros e pessoas associadas, com o intuito de ampliar ainda mais sua representatividade no meio cultural. Como em outras academias de artes, os imortais são personalidades reconhecidas por suas contribuições significativas e permanentes ao teatro cearense, ocupando cadeiras simbólicas que reforçam seu compromisso com a preservação do legado artístico.

Entre os temas discutidos na reunião, destacou-se a necessidade de encontrar um espaço físico adequado para abrigar o acervo teatral cearense, que inclui figurinos, roteiros, cartazes, fotografias e outros itens históricos de inestimável valor. A ACT já iniciou diálogos com órgãos governamentais para viabilizar o apoio necessário à criação desse espaço, considerado essencial para a manutenção e valorização da memória cultural do estado. Além disso, a academia planeja expandir suas atividades em 2025, promovendo mais eventos, oficinas e parcerias que reforcem o papel transformador do teatro na sociedade. Também estavam entre os temas debatidos o fortalecimento institucional, ajustes na diretoria e o papel transformador da comunicação.

O Estatuto da ACT, símbolo de seus princípios e missão, foi disponibilizado aos acadêmicos, fortalecendo o senso de pertencimento. A criação de núcleos temáticos foi um dos momentos altos da reunião. Cada núcleo, formado por membros engajados, representou um passo concreto na organização das atividades:

  • Projetos e Infraestrutura,
  • Memória e Patrimônio,
  • Formação,
  • Eventos,
  • Comunicação,
  • Interiorização.

Esses núcleos foram compostos por acadêmicos presentes e por aqueles que, com entusiasmo, se manifestaram virtualmente no dia seguinte.

Ao fim, a decisão de estabelecer reuniões bimestrais, com flexibilidade para formatos presenciais ou híbridos, garantiu maior acessibilidade a todos os membros, ampliando o alcance das discussões. A próxima reunião foi marcada para o dia 20 de fevereiro de 2025, às 9h, na sede da Academia Cearense de Letras, proporcionando uma nova oportunidade de integração.

Sob a liderança inspiradora de Marcelo Farias Costa e o engajamento de seus membros, a Academia Cearense de Teatro segue como uma instituição comprometida em honrar o passado, fortalecer o presente e construir um futuro ainda mais vibrante para o teatro cearense.

Projetos e Ações para 2025

Entre as principais iniciativas da ACT para os próximos anos está a criação de um espaço adequado para abrigar o acervo teatral cearense, composto por figurinos, roteiros, cartazes, fotografias e outros itens históricos. Para viabilizar essa ação, a academia já iniciou conversas com órgãos oficiais da cultura, reforçando sua intenção de preservar a memória artística do estado. Com uma diretoria comprometida e um grupo de imortais que representam o melhor do teatro cearense, a Academia Cearense de Teatro segue com entusiasmo sua missão de fortalecer as artes cênicas e assegurar um futuro promissor para a cultura do Ceará.

Membros da Academia Cearense de Teatro (ACT) presentes:

Antônio Marcelo, Caio Quinderé, Eduardo Galdino, Lucivan Moura, Lúcio Leon, Jair Freitas, Augusto Abreu, Fernão Sampaio, Francinice Campos, Bruno Pessoa, Selma Santiago, Lana Soraya, Rejane Reinaldo, Ricardo Guilherme, Humberto Cunha, Deugiolino Lucas, Sílvio Vieira, Kildary Pinho, Enrique Patricius, Gorete Oliveira.

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios