A data nacional francesa – 14 de julho – está chegando! Nós queremos convidar você e seus amigos para brindar a data no Bistrô à Vin, um aconchegante restaurante francês na Varjota, na quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, às 19h. O restaurante oferece um jantar completo com entrada + prato principal + sobremesa + um arsenal de vinhos harmonizados com os pratos servidos para o total deleite dos 40 seletos apreciadores do bem-viver que fizerem suas reservas para o evento. Alain Guibert promete surpreender os cinco sentidos de cada pessoa presente nesta charmosa noite temática de festejos!
Recentemente, um grupo de amigos, capitaneado por Adilson Lauriano, se reuniu e montou um clube de vinhos – VIP VINHOS (@vip.vinhos). Com a flexibilização dos horários dentro do período pandêmico, Adilson, o idealizador do clube, então, procurou um produtor, um local ao estilo do evento e montou uma saborosa desculpa para reunir amigos e aficionados do vinho para celebrar a vida. Um cardápio para a noite foi montado, pratos foram harmonizados com três diferentes vinhos, entretenimento escolhido e ambientação planejada. Está tudo pronto para o dia 14 de julho. Reúna alguns amigos e experimente autênticos pratos franceses tomando vinho e conhecendo um lugar novo na nossa cidade.
Reserva e pagamento – (85) 99742 6365
BISTRÔ À VIN
Rua Ana Bilhar, 1496 – Varjota
Fortaleza, Ceará
Um restaurante despretensioso com um charme especial, composto por 3 ambientes: bistrô, salão de eventos e uma área de varanda. O proprietário, Alain Guibert, um francês de Bordeaux, e sua esposa cearense, gerenciam o local francês de alma brasileira.
Sugere-se o uso dos serviços de Uber ou de um motorista-amigo designado para chegada ao local, pelo formato do evento. As normas e procedimentos sanitárias vigentes serão seguidas no local. O número de participantes é limitado a 40 pessoas apenas.
O vinho faz parte indissociável da cultura francesa. Abaixo, veja alguns dados e números* reportados por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos, em um artigo para a Revista Veja, que comprovam o fato:
– Para 86% dos franceses, o vinho expressa a arte de viver francesa.
– Em 2010, o vinho foi incluído no Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
– Para 81% dos franceses, o momento perfeito para beber vinho é durante uma boa refeição.
– 85% dos franceses, quando convidado a casa de um amigo, leva uma garrafa de vinho de presente.
– 72% dos franceses possuem guardadas em casa algumas garrafas de vinho para envelhecer.
– O vinho é um tema de conversa para 75% dos franceses.
– 85% dos lares franceses compraram vinho para consumo doméstico durante o ano.
– O vinho é o terceiro setor de exportação francesa, depois de aviões e perfumes.
– A França produz 20% do vinho do planeta.
– A França consome 14% do vinho do planeta.
– O vinho gera 250 mil empregos diretos na França e muitos também no Brasil.
Saúde! Viva a França e viva o vinho!
*Dados estatísticos de 2017
Curiosidade sobre o 14 de Julho: A Revolução Francesa (1789) é considerada o marco inicial da Idade Contemporânea, sendo responsável por destituir o Absolutismo na França. Seus ideais contribuíram decisivamente para o estabelecimento da sociedade conforme a conhecemos atualmente. Liberté, egalité, fraternité (liberdade, igualdade, fraternidade) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização. O slogan é citado na Constituição francesa de 1946 e 1958.