CINE ConceituAdoNotícias

“Polícia Federal – A lei é para todos” ou seria “Lava Jato – O filme”?

Lava Jato – O filme, talvez seja assim que as pessoas lembrarão desse longa que conta os bastidores da operação mais extensa de investigação de corrupção envolvendo políticos. A data do lançamento não foi nada simbólica, talvez até bem aleatória. . . 7 de setembro!

Brincadeiras à parte, esse é um filme que retrata muito bem os bastidores de como tudo começou, de como teve origem essa operação que investiga empreiteiros, políticos e outros envolvidos nesse gingantesco esquema de corrupção envolvendo gregos e troianos, juntos na mesma mala. O filme, “Polícia Federal – A lei é para todos”, conta com um elenco de peso como Antônio Caloni, Flávia Alessandra, Ary Fontoura e Marcelo Serrado interpretando o juiz Sérgio Moro.

Uma dificuldade visível é a escolha do elenco para representar algumas figuras famosas, o que deixa a situação um tanto cômica em alguns momentos. Apesar de algum esforço neste ponto, a falta de atenção aos detalhes e as imitações nem sempre colam — a parte boa disso é que o título consegue arrancar algumas risadas nesses tropeços.

Nesse filme vemos a grande dificuldade de se fazer justiça nesse país, como é complexa a relação entre os poderes e como isso influencia a operação em si, pois podemos ver nitidamente o desânimo de alguns investigadores com as constantes interferências por parte dos investigados e seus aliados. A operação propriamente dita começa, por acaso, com a apreensão de um caminhão de palmitos, que transportava uma carga de cocaína. É com a investigação desse caso que se chega até o doleiro Alberto Youseff e por meio dele descobrem um esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e diversas empreiteiras, sendo a maior delas a Odebrecht ficando claro o envolvimento de políticos do alto escalão.

Apesar de alguns clichês como falar sobre a corrupção desde 1500 e como a corrupção está bem “enraizada” o filme consegue ser didático. Todos as etapas da operação são bem explicadas e durante esse processo podemos rever matérias das coberturas da época, as gravações e a famosa delação premiada, mas esse spoiler eu vou ficar te devendo.
Por se concentrar mais nos investigadores, no empenho em tentar prender os envolvidos no esquema, o filme faz o Juiz Sérgio Mouro, interpretado por Marcelo Serrado, parecer um mero coadjuvante. Um fato curioso é a utilização dos nomes reais dos investigados e a utilização de nomes fictícios para os investigadores.

O filme não tenta pregar a favor ou contra partidos, mas apenas retrata o que aconteceu nos episódios recentes da famosa Operação Lava Jato, ou seja, trata-se de um resumo do que acompanhamos nas notícias. O triste mesmo é perceber que nada aqui é ficção, sendo que os números ao fim da película são ainda mais desoladores. E, pior, por se tratar de uma obra baseada em eventos históricos, você já sabe, antes mesmo de entrar na sala, que toda essa história não acabou e não deve terminar tão logo, tendo em breve e já confirmada uma continuação.

 

Estutura Centerplex

Em 2016, depois de inaugurar complexo no Grand Shopping, em Messejana, a rede reinaugurou as salas de cinema do Via Sul Shopping. O investimento na ordem de R$1,8 milhão trouxe como inovação o conceito de sala Mega. Além da MEGA, a rede entregou as demais salas completamente reformadas e aplicação de nova comunicação visual. Foi aplicado ainda o conceito exclusivo de Ingresso & Pipoca, com filas integradas, proporcionando mais rapidez na compra de produtos da bomboniere, além da instalação de terminais de autoatendimento.

Com 35 anos de história, a rede Centerplex Cinemas tornou-se uma das maiores exibidoras cinematográficas do Brasil. Hoje, são mais de 60 salas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Pernambuco.  Além do Complexo no Via Sul Shopping, a rede conta no Estado com salas no Grand Shopping, North Shopping Maracanaú e Maranguape Shopping Mall.

 

Agradecimento especial a Centerplex e a Vogal Comunicação pelo convite para assistir em primeira mão na Cabine de Imprensa ao filme “Polícia Federal – A lei é para todos” 

Veja mais

Philippe Felix

Graduado em Administração e em Marketing, Philippe já viajou pelos mais cobiçados destinos turísticos nacionais e internacionais. Carrega uma bagagem de experiências no mercado de mídia online adquirida por mais de 20 anos como comunicador, influencer e webdesigner. Fundou e dirigiu os portais LeBafon e NordesteVip e atualmente assina seu nome no ConceituAdo.com

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios