Cine espreguiçadeira, dia 5 de maio, com exibição do filme “Sertão das memórias”
Uma novidade para quem gosta de cinema: O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) está em obras, mas uma sede provisória está funcionando para receber programações. No sábado, dia 5 de maio, das 19h às 22h, tem início o Cine Espreguiçadeira, um cine clube com exibição de filmes de longa-metragem da cena cearense de cinema autoral. As cadeiras espreguiçadeiras são uma referência aos moradores da Avenida Barão de Studart que na década de 60 tinham o hábito de ficarem em suas calçadas sentados nesse tipo de cadeira para verem o movimento da rua.
O evento acontece todos os primeiros sábados de cada mês e é aberto ao público. Também na sede II provisória será lançado, no dia 19 de agosto, domingo, às 17h, o livro História da Fotografia do Ceará do século XIX, o primeiro publicado pela Editora MIS CE, do escritor e pesquisador Ary Bezerra Leite. Simultaneamente acontecerá também a abertura da exposição com fotografias originais do livro acima citado. A sede II, provisória, atualmente funciona na rua Silva Paulet, 324. A sede oficial, localizada na Avenida Barão de Studart, 410, está sendo restaurada e tem previsão de voltar às atividades no final deste ano.
A sede do MIS CE volta a funcionar no final de 2018 e será reinaugurada com espaços expositivos, salas de oficinas para realização de workshops na área de cinema, audiovisual, música, artes visuais, história etc. Haverá exposições de fotos feitas no sertão do Ceará- durante a seca de 1982- pelo fotógrafo mineiro Sebastião Salgado; e com o acervo de Humberto Teixeira, compositor de Iguatu que foi parceiro musical de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A coleção do cearense é variada e contém duas sanfonas, além de letras e partituras escritas por ele, fotografias, coleção de discos, roupas e outros objetos pessoais. Todo este arquivo foi comprado de sua família pelo Governo do Ceará, na atual gestão do governador Camilo Santana.
Ao final de 2019 está prevista a inauguração do novo edifício do MIS CE, a licitação da obra está em trâmite jurídico e é assinada pelo renomado arquiteto português Carvalho Araújo. O novo projeto é ao lado da casa principal e funcionará como um complemento da mesma, com espaço para shows, cine clubes, auditório, biblioteca, ilha de edição, laboratório fotográfico, salas de pesquisas e consulta de acervo e espaços para exposições.