Obras concorreram em cinco categorias.
A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu os curtas e longas-metragens que mais se destacaram em 2017. Foram citados 64 filmes no primeiro turno de votação, entre curtas, médias e longas, nas cinco categorias, reflexo da pluralidade e da qualidade das obras lançadas no último ano. No segundo turno, os votantes definiram os vencedores de cada categoria. A entidade é composta por profissionais de cinema e audiovisual que atuam como críticos no Ceará, conectados com a efervescência da produção contemporânea.
Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017 e que permaneceram em cartaz pelo menos uma semana. Os escolhidos foram “O Ornitólogo” (Portugal/França/
Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas em circuito que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará decorrer do ano. O prêmio foi para “Corpo Delito”, de Pedro Rocha.
Os curtas-metragens também foram avaliados pelos associados. O critério para o prêmio de melhor curta/média brasileiro contemplava filmes, independente do ano de produção, que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2017. O escolhido foi a produção baiana “Mamata”, de Marcus Curvelo. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período. O vencedor foi “Vando Vulgo Vedita”, de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus.
Melhores Filmes de 2017 segundo a Aceccine
Melhor Longa-metragem Cearense:
“Corpo Delito”, de Pedro Rocha
Melhor Longa-metragem Brasileiro:
“Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano
Melhor Longa-metragem Estrangeiro:
“O Ornitólogo” (Portugal/França/Brasil), de João Pedro Rodrigues
Melhor Curta-metragem Cearense:
“Vando Vulgo Vedita”, de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus
Melhor Curta-metragem Brasileiro:
“Mamata” (BA), de Marcus Curvelo
Sobre a Aceccine
A Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas e críticos de cinema do Ceará com o objetivo de promover a reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais. A iniciativa pretende fortalecer principalmente o cinema cearense e respaldar a atuação de profissionais da crítica nos veículos locais. A Aceccine mantém uma publicação eletrônica (www.aceccine.org) onde são publicados textos, artigos e dossiês sobre cinema, respeitando a diversidade de opiniões e experiências dos associados.
Canais de Comunicação
Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)
Site: www.aceccine.org
Fan page: /aceccine
Instagram: @aceccine
E-mail: aceccine@gmail.com