Em julho deste ano, o distrito de Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, a 50km de Fortaleza, receberá o 1º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar, que irá oferecer uma ampla programação gratuita e voltada para o audiovisual, contemplando mostra de filmes, teatro, música, dança, fotografia, artesanato e cultura popular.
Produtores e diretores interessados em ter seus filmes integrando a programação do Festival, além de disputarem premiação de R$ 3 mil, já podem inscrever seus trabalhos e consultar o regulamento no site www.filmfreeway.com/festivalsambura. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de junho.
Podem ser inscritos filmes de curta-metragem brasileiros de qualquer gênero, com temática relacionada à ecologia, cultura do mar e aos direitos humanos, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2019. Não há limites de filmes inscritos por diretor(a) e/ou produtor(a). Os filmes selecionados irão concorrer nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Produção Cearense. Os selecionados serão divulgados no dia 12 de junho.
O Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar pretende promover o acesso à cultura através de trabalhos audiovisuais, conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, com foco também nos ecossistemas do mar, e promover a integração da comunidade onde será realizado com artistas e pesquisadores de outras cidades e estados. Algumas ações já foram realizadas, como oficinas sobre cultura digital para os jovens da comunidade. A culminância das ações será em julho e a programação completa será divulgada em breve.
“A arte sensibiliza e aproxima as pessoas e tem sido uma forte aliada na educação para eco-cidadania e promoção dos direitos humanos. Os consideráveis impactos sociais e ambientais ocasionados pelas formas de ocupação dos territórios torna urgente a implantação de ações educativas que contribuam para minorar esses impactos, trazendo novas perspectivas de inclusão social, onde a comunidade se reconheça como parte do processo”, explica a Diretora Executiva do Festival, Verônica Guedes.
O Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar nasce com a missão permanente de debater todas essas questões através da arte e oferecer suportes que tornem possíveis arranjos produtivos locais, baseados na economia solidária e na sustentabilidade, que possam significar mudanças positivas na vida da comunidade e contribuir para a preservação do seu patrimônio cultural. O Festival Samburá é uma realização da CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania e da CRIAR Comunicação e Cultura, tem patrocínio da EDP e da Cegás, por meio de Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo e tem apoio do Instituto EDP, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e do Governo do Estado do Ceará, entre outros.
SERVIÇO
1º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar
Julho de 2022, Pecém / São Gonçalo do Amarante-CE
Inscrições e regulamento: www.filmfreeway.com/festivalsambura
Dúvidas e mais informações sobre as inscrições: mostraforrainbow@gmail.com
Informações sobre o Festival: cenapop@yahoo.com | 85 3023.7629 | 85 99667.3848