A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos, será o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A mostra será realizada nos meses de novembro e dezembro nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita. Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e com produção local da Remoinho Produções Artísticas LTDA.
Em Fortaleza, a Mostra terá o pontapé inicial no Cinema do Dragão onde a abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 seguindo até o dia 3 de dezembro no espaço do Centro Cultural Dragão do Mar. Em seguida, a Mostra percorrerá outros espaços na capital cearense como o Centro Cultural Bom Jardim, Vilas Das Artes, CUCAS (Barra, Mondubim e Jangurussu), Lar Torres de Melo, Instituto JCPM, etc. A Mostra seguirá até o dia 13 de dezembro de forma itinerante.
Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.
Mostra Homenagem – MILTON GONÇALVES
Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país. “Sua atuação no cenário político e sua militância pelos Direitos Humanos e contra o racismo o tornam um desses artistas cuja trajetória precisa ser registrada e cuja história deve ser contada para os jovens. Milton Gonçalves soube como poucos manter um rigor artístico e, ao mesmo tempo, uma atuação e coerência polítIca”, diz a diretora do ICEM Luciana Boal. “Com a proximidade de seus 85 anos de vida, em 2018, é fundamental conhecer o homem, marido, pai, político, ator e diretor Milton Gonçalves”, completa.
SERVIÇO: ABERTURA DA 12° MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS Local: Cinema do Dragão – Sala 1 Data e horário: 29 de novembro de 2018 Filmes: Nós – 6 minutos – Imigrantes Brasil O filme mostra a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos, uma reedição de acontecimentos passados. Do Outro Lado – 14 minutos – População LGBT Brasil Às vésperas de uma importante decisão, a juíza da Corte Suprema de Taiwan recebe uma carta inesperada.
Tempo: 20 minutos Classificação: Livre Closed Caption / Audiodescrição