Era março de 2020 quando o Cangaias Coletivo Teatral deu início à quarta turma do seu curso de teatro. Depois de dois sábados com aulas, o Curso Livre de Práticas Teatrais precisou ser interrompido devido à pandemia da covid-19. Foi um momento crítico para o grupo e para a turma que começava a se conhecer e descobrir possibilidades inventivas por meio das artes.
“O CLPT viveu um dos momentos mais difíceis da nossa história de escola de formação. Pensamos seriamente que o fim tinha chegado. Mas nos reinventamos.”, relata Luis Carlos Shinoda, coordenador do curso. Foi nas aulas remotas que o CLPT encontrou uma saída para prosseguir. Ainda que o teatro seja a arte do encontro, da presença, foi preciso desenvolver novas maneiras de estabelecer essas relações por meio das tecnologias e do ambiente virtual.
O Curso Livre de Práticas Teatrais retomou os encontros pela plataforma de videoconferência zoom e, agora em dezembro, está estreando o experimento cênico virtual de conclusão de curso, Monólogos para o fim do mundo, que estreia nos dias 19 e 20 de dezembro.
“O momento atípico que estamos vivendo foi o mote para a criação estética do trabalho. A encenação buscou trazer de maneira singela a experiência desse momento. O futuro ficou incerto devido à pandemia e acredito que todas as pessoas pensaram no fim.”, completa Shinoda, que é também o diretor do experimento. Monólogos para o fim do mundo traz para as telas dos celulares e computadores um futuro distópico, em que a comunicação e a relação das pessoas é toda feita por meio de telas, e o presencial não é mais uma questão.
O espetáculo foi criado em processo colaborativo, com textos da turma e finalização da dramaturga Rogeane Oliveira. A encenação do trabalho se utiliza de materiais que os próprios estudantes puderam propor com os elementos que possuem em casa. “Cada cena tem um pedaço de cada um e cada uma da turma. Passamos semanas construindo nossa casa, que é a nossa peça, e agora queremos receber a visita do público.”, finaliza Shinoda.
Para adquirir o ingresso, basta acessar o site sympla.com.br/
SERVIÇO
Monólogos para o fim do mundo
Data: 19 e 20 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 19h
Local: Plataforma de videoconferência Zoom
Ingresso: R$12,50 via Sympla (link: https://www.sympla.com.br/