O Curso de Iniciação Teatral Acontece – A Experiência no Pensar Criativo e Independente- chega ao fim com a apresentação de dois espetáculos gratuitos estrelados por alunos e ex-alunos da rede de ensino público do Estado. O projeto foi desenvolvido pela Cia. Teatral Acontece, uma das instituições contempladas pelo I Edital Escolas da Cultura, lançado em 2016 pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult – CE.
No total, 23 alunos estão finalizando o curso, divididos em duas turmas. Um grupo apresenta o espetáculo “Muiraquitã”, ficção em que dois reinos lutam em busca do poder oferecido por um grande amuleto, o outro performa “Pela Estrada Afora”, peça que conta a trajetória de duas jovens que se aventuram pelo mundo em busca de entes queridos. Gabriela Lopes é uma das alunas, e para ela o teatro foi uma experiência transformadora. “As aulas me fizeram sair totalmente da minha área de conforto, através do curso pude ver o mundo com outros olhos. Tive contato com pessoas com os mesmos objetivos que eu e com o mesmo amor pelo teatro, sou grata por isso”, conta.
Ambos os roteiros, originais e inéditos, foram construídos de forma coletiva por alunos e professores, que trabalharam juntos colocando em prática todos os aprendizados dos nove meses de aulas. Os espetáculos estreiam a partir do dia 1º de novembro, na Cia Teatral Acontece.
O teatro transformando vidas
Na sede da Companhia, as aulas vão além do aprendizado convencional e servem como fator de transformação social e de resistência na vida dos jovens alunos. Com 53 anos, o promoter Paulo Henrique, decidiu se arriscar no teatro. Com coragem e determinação, o ex-aluno de escola pública encontrou no curso muito mais do que aulas práticas e teóricas “Foi uma das melhores experiências vividas em minha vida. Não ganhei somente um certificado, ganhei forças no momento que mais precisei, abraços, fé e olhares de afeto nos momentos cansativos dos dia, amigos, alegrias e convivências para toda a vida. Jamais esquecerei das reflexões e das aulas com professores profissionais em cada segmento, do aconchego da casa, das vivências, superei todas as etapas com sucesso, estou muito grato”.
Dhaphinne Onuma estava grávida durante o curso e mesmo assim permaneceu fazendo as aulas até o último momento possível. Após dar à luz, a aluna voltou para finalizar o espetáculo. “O curso me trouxe a oportunidade de me redescobrir como mulher e como ser humano, ultrapassando barreiras e limites. Me permitiu me desafiar e viver novas experiências, coisas que levarei na bagagem para a vida inteira”, comemora.
A aluna Karina Lopes sentiu a mudança de perto e hoje é muito mais realizada e forte. “É a mais pura verdade que o teatro é mágico e que transforma a nossa vida. No curso eu aprendi a confiar mais em mim e a me permitir mais. Percebi que podemos alcançar todos os nossos sonhos se tivermos determinação e esforço. Além disso, através do companheirismo e da união da nossa turma vimos que podemos fazer qualquer coisa se estivermos juntos”.
Muiraquitã
Inspirada no folclore brasileiro desde o nome, que significa amuleto com qualidades sobrenaturais, a peça conta a história de dois reinos que disputam o poder do muiraquitã e só a união dos povos poderá derrotar o mal. Com nomes de deuses indígenas, como Jaci, Yara e Anhangá, a montagem busca valorizar a cultura local mesmo se ambientando em um universo fantástico.
“Muiraquitã, antes de mais nada é uma grande aventura criativa da turma. Eles fizeram, e fazem, tudo com muito prazer. A dramaturgia passa por velhas questões humanas como poder, inveja, vingança, ressentimento e muito mais”, explica Felício da Silva, um dos diretores do espetáculo.
Pela Estrada Afora
A montagem é inspirada no clássico conto de Chapeuzinho Vermelho, e conta a história de Glória e Lis. Ainda pequena, Glória sai de casa em busca de seu maior sonho: encontrar seu pai. Decidida, ela vai estrada afora em busca de descobrir a verdade sobre sua origem. A estrada é longa e os perigos que surgem no caminho fazem com que ela cruze com Lis, uma jovem que acabara de sair de casa em busca da sua avó, também desaparecida. Numa trajetória de autoconhecimento, perseverança e determinação, elas lidam com vários obstáculos para encontrar quem ama.
“Esta representatividade feminina que é abordada no espetáculo traz diversas reflexões sobre os desafios encarados nesta transição da vida adolescente para adulta. Estas percepções, bem como o desenvolvimento das personagens, também acabam auxiliando o crescimento pessoal dos alunos”, comenta Neto Sier, diretor e roteirista da peça, juntamente Klewerton Roger.
Sobre Cia Teatral Acontece
Fundada há 17 anos pelo contador Almeida Jr, a Cia Teatral Acontece nasceu a partir da inquietação de um menino tímido, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. “O intuito era dar oportunidade às pessoas que não tinham acesso a estas vivências, para que elas pudessem experimentar no teatro algo que elas desconheciam, então convidei alguns artistas que, como eu, estavam iniciando e juntos pesquisamos, experimentamos, e assim nasceu o Curso de Iniciação e consequentemente a Cia”, pontua Almeida Jr., que atualmente é professor e coordenador pedagógico da instituição.
Dividido em quatro módulos e montagem de espetáculo, o Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA busca realizar uma vivência completa no universo do teatro, desde a história desta arte, com destaque para autores locais, até o desenvolvimento da consciência corporal de cada aluno. Em 2019, o CITA completa 37 turmas formadas, sendo as duas últimas contempladas no I Edital Escolas da Cultura .
SERVIÇO
Espetáculo Muiraquitã
Data: 1º, 8, 22 e 29 de novembro
Horário: 18h30
Local: Cia Teatral Acontece – R. João Tomé, 640 – Monte Castelo, Fortaleza
Entrada Gratuita
Espetáculo Pela Estrada Afora
Data: 9, 16, 23 e 29 de novembro
Horário: 19h
Local: Cia Teatral Acontece – R. João Tomé, 640 – Monte Castelo, Fortaleza
Entrada Gratuita