CulturalDestaqueInfantilTeatro

11º Festival TIC: Arena Dragão e Porto Dragão recebem a programação artística neste fim de semana

Show, espetáculos para bebês, teatro de sombras e musical compõem a programação, que pode ser consultada no site www.festivaltic.com.br. Acesso gratuito!

Com o tema “É tempo de alegria!”, o 11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará dá início a sua programação artística neste fim de semana em Fortaleza. As apresentações acontecem nos dias 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), no espaço Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site www.festivaltic.com.br.

SÁBADO (06/08)

No Teatro B. de Paiva, do Porto Dragão, o público confere no sábado (06/08), às 16h30, o espetáculo “Bailarina” do Sobrevento (SP), grupo pioneiro no Teatro para Bebês no Brasil. Indicado para crianças de 6 meses a 3 anos, o espetáculo narra a história de uma mulher que ganha de sua filha uma caixinha de música com uma bailarina. No mesmo espaço, às 17h30, tem teatro de sombras com o espetáculo “Iara – O encanto das águas” da Cia Lumiato (DF).

Já na Arena Dragão do Mar, às 17h, acontece a esquete teatral “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” do Grupo Blitz (CE), que aborda o tema da reutilização de materiais recicláveis. Este trabalho foi criado especialmente para o TIC, como resultado da parceria com a Enel. À noite, às 18h30, a programação é musical com o show “Luiza Nobel para crianças” (CE).

DOMINGO (07/08)

O grupo Sobrevento (SP) abre a programação de domingo (07/08), às 16h30, no Teatro B. de Paiva, do Porto Dragão. Ele apresenta “Terra”, recomendado para crianças de 6 meses a 3 anos, que fala de memória e laços afetivos. Depois, às 17h30, Duda Maia (RJ) apresenta “Vamos comprar um poeta”, que integra uma trilogia de espetáculos que criou para crianças. O musical infanto-juvenil é uma adaptação do livro homônimo do escritor português Afonso Cruz, que fala de invenção, amizade e despedida.

Na Arena do Dragão do Mar, às 17h, a atração é o palhaço, bonequeiro, ator, diretor e arte-educador, Zé Regino, que apresenta “Carriola”. O artista traz brinquedos e jogos com os quais se relaciona com a plateia, propondo programas performativos em que os voluntários se tornam protagonistas da cena. À noite, às 18h30, o grupo Dona Zefinha (CE) apresenta “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões”, um espetáculo musical e cômico que retrata a peleja de um circo mambembe nordestino que tenta sobreviver no midiático mundo contemporâneo.

FEIRAS

Além dos espetáculos, no espaço Arena Dragão do Mar, o TIC terá uma programação especial das 16h às 20h. Nos dois dias, o festival terá uma Feira de Troca de Livros e Brinquedos e uma Feira de Comidinhas. Das 16h às 18h30, o mascote do Cine Miau, DJ Miau, visita o TIC, seu festival “irmão”, já que ambos – TIC e Cine Miau – são “crias” de Osiel Gomes e Emídio Sanderson, diretores da Invento Produções. No local, numa ação do Dragão do Mar, haverá também, nos dois dias, a feira Fuxico no Dragão, que reúne empreendedores de produtos criativos. No sábado, das 16h às 19h, o TIC realiza a Oficina de Brinquedos Reciclados com Simone Barreto. Já no domingo, das 15h às 18h, numa ação do Dragão do Mar acontece no local o projeto Brincando e Pintando no Dragão, com brincadeiras e atividades lúdicas para crianças de todas as idades. O parquinho do Dragão está liberado.

Para a programação no Centro Dragão do Mar e no Porto Dragão, o público do TIC precisa apresentar o passaporte vacinal e o documento de identificação com foto. Para pessoas com idade a partir de 12 anos é preciso apresentar o comprovante da 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante). A medida é em respeito aos protocolos para enfrentamento ao coronavírus.

INGRESSOS E VALET

Para os dois teatros, a retirada antecipada será de até dois ingressos (gratuitos) por CPF, um dia antes de cada espetáculo a partir das 15h na plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Se não estiverem esgotados, os ingressos serão disponibilizados também nas bilheterias dos teatros antes do início dos espetáculos. O TIC disponibilizará serviço gratuito de valet (manobrista com estacionamento) para os 50 primeiros carros mediante apresentação de ingresso virtual do festival. O serviço de valet será no estacionamento da Praça Almirante Saldanha, ao lado do posto policial.

FESTIVAL TIC

A programação do 11º TIC aberta ao público segue até o dia 03 de setembro em cinco municípios cearenses:  São Gonçalo do Amarante  (Praia do Pecém), Caucaia, Morada Nova, Itapipoca e Maracanaú. Em Caucaia o festival será no dia 12/08 (sexta-feira) na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, com espetáculos a partir das 18h30. No dia 13/08 (sábado) o TIC leva programação ao Pecém, em São Gonçalo do Amarante, com espetáculos na Praça da Matriz a partir das 18h. No domingo, 14/08, é a vez do público de Morada Nova conferir as apresentações do festival a partir das 19h30 na Praça da Matriz. No final de semana seguinte, o TIC chega a Itapipoca e apresenta espetáculos nos dias 20 e 21/08 (sábado e domingo), a partir das 18 horas, na Praça da Prefeitura. Encerrando a programação aberta ao público, o TIC estará em Maracanaú no dia 03/09 (sábado) a partir das 18h30 na Praça da Estação.

Além da programação aberta ao público, o festival realiza também sessões exclusivas para escolas.

CARBONO ZERO

O TIC levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. Ao longo da realização do festival, a emissão de gases de efeito estufa será calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 11º TIC é uma realização do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Patrocínio: DASS, DSM, Coopershoes, Marisol, Rubberloss, Tuboarte e Freitas Varejo. Apoio institucional: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Secretaria de Educação de Fortaleza, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de Morada Nova, Secretaria de Educação de Caucaia, Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante, Secretaria de Educação de Itapipoca, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Parceria: Instituto Seara e BG Soluções. Produção: D’Grau Produções. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará | Fortaleza: Dias 06 e 07 de agosto, no Teatro Dragão do Mar e no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão. Até o dia 03 de setembro em: São Gonçalo do Amarante (08 a 13/08), Caucaia (09 a 12/08), Morada Nova (14 a 16/08), Itapipoca (18 a 21/08) e Maracanaú (01 a 03/09). Mais informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic

Veja mais

Philippe Felix

Graduado em Administração e em Marketing, Philippe já viajou pelos mais cobiçados destinos turísticos nacionais e internacionais. Carrega uma bagagem de experiências no mercado de mídia online adquirida por mais de 20 anos como comunicador, influencer e webdesigner. Fundou e dirigiu os portais LeBafon e NordesteVip e atualmente assina seu nome no ConceituAdo.com

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios